Sporting e Midtjylland se enfretam na primeira rodada dos playoffs da Champions League nesta quinta-feira (16/02/2023) no Estádio José Alvalade em Lisboa. Abaixo você confere as melhores probabilidades e estatísticas para cada time.
Sentado 15 pontos atrás do líder Benfica na Primeira Liga, parece cada vez mais improvável que o Sporting CP vá disputar o título português, e o vice-campeão da última temporada está em quarto lugar após uma derrota por 2-1 para o Porto no fim de semana. O regresso às competições européias será, assim, uma distração bem-vinda para a equipe de Rúben Amorim, que chega a este mata-mata da UEFA Europa League (UEL) como terceiro classificado do grupo da Champions League (UCL).
Sporting tem bom restrospecto em casa
Houve circunstâncias fortuitas em torno de sua progressão, já que eles perderam por 2-1 em casa para o Frankfurt em seu último jogo da fase de grupos da UCL e apenas ficou à frente do Marseille atingindo o terceiro lugar graças a uma vitória do Tottenham no último suspiro no Stade Vélodrome. No entanto, o Sporting pode agora estar confiante em lucrar com essa sorte e levar uma vantagem no jogo de ida na Dinamarca, já que perdeu apenas quatro dos seus 35 jogos em casa na UEL (23V, 8E).
Midtjylland tem apenas uma vitória fora de casa
O fato de o Estádio José Alvalade tender a ser uma fortaleza na Europa para a equipe da casa irá certamente preocupar o Midtjylland, que raramente viaja bem no continente. Eles garantiram a vitória em apenas um dos últimos 15 jogos fora de casa na Europa (6E, 8D), o que inclui uma sequência sem vitórias nos últimos sete jogos (3E, 4D). Há também um elemento de intriga sobre o nível em que Midtjylland estará, já que eles não jogam uma partida competitiva desde novembro, devido às férias domésticas de inverno.Nas eliminatórias da UEL pela segunda vez, a pausa em casa talvez tenha ocorrido em um bom momento para o Midtjylland, que não venceu nas últimas quatro partidas domésticas e atualmente está na metade inferior da tabela na Super Liga dinamarquesa, que é uma possível posição de rebaixamento. Eles esperam que a ação européia possa ser o trampolim para virar a temporada, especialmente porque sofreu apenas uma derrota nas últimas cinco partidas da UEL (2V, 2E, 1D), marcando pelo menos duas vezes em quatro desses jogos.
O empolgante jovem Youssef Chermiti registrou uma contribuição de gol no segundo tempo em cada uma de suas últimas três partidas pelo Sporting (2G, 1A). Tentando detê-lo estará o goleiro do Midtjylland, Jonas Lössl, que, antes desta rodada, somou o oitavo maior número de defesas na UEL (20). O Sporting venceu as cinco eliminatórias anteriores em mata-matas frente a adversários dinamarqueses (7V, 2E, 1D).