Em uma valiosa  região da França, encontra-se uma pequena cidade  muito charmosa e aconchegante, na região administrativa da Nova Aquitânia, no distrito de Deux-Sevres.  É a linda e exuberante  cidade de Niort.

Niort é um importante centro financeiro do País, e de uma importância muito significativa para a França! Ela está entre as 4 maiores forças econômicas da França, juntamente com as cidades de Paris, Lille e Lyon também.

Niort  possui conglomerados industriais bastante imponentes, e produz muitas riquezas e empregos também, nos setores da indústria química, da aeronáutica, etc…

É uma cidade aconchegante. Apresenta uma população pequena de aproximadamente 57.500 habitantes. Mas a cidade recebe turistas e visitantes durante o ano inteiro!  

Mas além dessas características muito relevantes para o país, o povo francês também sabe apreciar as competições em diversas modalidades de esportes.

A França sempre conseguiu mostrar ao mundo, que já por  muitas décadas têm evidenciado uma tradição bem forte e marcante, na sua participação em esportes em geral.

É um povo vibrante e que sabe apreciar uma boa disputa entre grandes atletas!

Os Franceses são muito apaixonados pelos esportes! E sabem também apreciar um bom futebol!

Ali na cidade de Niort, existe um clube muito importante para toda a região, e que é uma fonte de grande orgulho para toda a população francesa!

É o clube Chamois Niortais Futebol Clube, mais conhecido como NIORT.

NASCIMENTO DO NIORT. FC.

O clube Niort é uma equipe de futebol profissional que tem sua base na própria cidade que leva o seu nome, Niort.  A cidade de Niort fica localizada no distrito de Deux-Sevres, ao lado oeste da França.

O clube, também conhecido hoje pelo apelido carinhoso de “Les Chamois”, foi inicialmente criado após a 1ª guerra mundial.

De modo totalmente informal, um comerciante fabricante de couro e camurça chamado Theophile Boinot, acabou reunindo um grupo de amigos no vilarejo para criar uma associação esportiva, que pudesse envolver mais os jovens e incentivá-los à prática dos esportes.

Assim foi criado ali o primeiro clube esportivo de Niort. O clube se chamava Amicale Club Niortais.  Alguns meses depois, o clube passou a ter também um departamento exclusivo para o futebol. Essa seção exclusiva recebeu o nome de Étoile Sportive Niortaise.

Porém, não havia muita coordenação na época, e os organizadores nem sempre podiam dedicar muito do seu tempo naqueles projetos esportivos.

Naquela época, por volta de 1922/1923, muitos jovens estavam sendo chamados para servir o Exército Francês. E um dos filhos de Theophile, o jovem Charles Boinot, também estava entre eles.

Com  o retorno daqueles jovens de volta para casa, em meados de 1925, o jovem Charles tomou a frente daquelas Associações esportivas,  e passou a formar  então o primeiro time de futebol daquela região. O novo clube foi chamado de Chamois Niortais Football Club.

O nome Chamois, que significa camurça em francês, foi criado em homenagem ao seu pai, fabricante de camurças.

Naquela época os torneios e jogos disputados eram feitos localmente, sem muita organização! As coisas eram bem difíceis! O povo trabalhava muito e não tinha condições de ficar viajando para longe, para disputar campeonatos.

COMEÇAM OS TORNEIOS.

Por isso, nos primeiros 20 anos de trajetória do clube Niort, eles estiveram disputando seus torneios somente com outras equipes dali mesmo da própria região.

Em 1945 a 2ª grande guerra terminou, e então o clube Niort, a partir dali, teria melhores condições para se organizar! E eles realmente fizeram isso!

Com o fim da 2ª guerra mundial, o clube Niort começou a disputar torneios pela 4ª divisão.

Bem depois, nas décadas de  70, o clube Niort passou a atuar na 3ª divisão.

Naquela altura, já haviam surgido várias outras equipes de futebol na região, e a prática de futebol se popularizou rapidamente entre as populações.

Na década de 1980, já bastante experiente e maduro, o clube Niort começou a ver novas conquistas surgindo à sua frente. O clube estava se mantendo sempre entre a 3ª e a 4ª divisão, sempre atuante e disputando novas partidas com oponentes cada vez mais fortes!

Foi no ano de 1984, tendo uma performance muito boa dentro da 2ª divisão, que o clube Niort passou a ser considerado, em 1985,  um clube Profissional!

Com sua nova condição de clube profissional, as vitórias foram sendo uma constante bem maior.

Durante as campanhas de 1985/1986, o Niort obteve uma vitória importante sobre um outro clube muito forte também, o USL Dunkerque, com resultado de 1 x 0 para o Niort.

Naquela sua primeira temporada como profissional, o clube conseguiu atingir 37 pontos no total, ficando então em 5º lugar no ranking.

Na temporada seguinte, o clube se saiu melhor ainda, conquistando naquela fase, uma façanha de 17 vitórias consecutivas, confirmando depois o seu total sucesso, ao vencer novamente, em casa, por 2 x 0,  o clube Orleans dos EUA, ali no Estádio René Gaillard, em 23 de Maio de 1987.

(1987/88) Clube Chamois Niortais - (pari-et-gagne.com)

Em 1986/1987, uma outra conquista ainda bem melhor! O clube, depois de diversas vitórias e permanecendo sempre entre os melhores na tabela, acabou sendo promovido para a 1ª divisão.

A partir de então, as boas conquistas a favor do Niort continuaram ocorrendo. Com uma  autoconfiança nas alturas, o clube acabou conquistando novas vitórias importantes.

Logo no início da temporada já venceu o clube Montpellier por 1 x 0, depois derrotou o clube Saint-Etienne, por 2 x 1, em 18 de Agosto de 1987.

O clube estava indo muito bem, até então.  Mas , depois de algum tempo o clube começou a apresentar um declínio em sua performance de jogo.

Os erros dentro de campo começaram a se tornar mais frequentes, e o rendimento do grupo todo acabou sendo afetado!

Então, em Junho de 1988, após sofrer algumas derrotas em jogos que eram vitais para sua permanência na elite,  o clube acabou sendo derrotado mais uma vez pelo clube Caen, por 3 x 0, o que levou o clube Niort a ser rebaixado para a 2ª divisão, ficando atrás do clube Lens, por apenas 1 ponto.

Aquela temporada excelente para o clube, foi a única fase em que o Niort esteve na elite da 1ª divisão.

Posteriormente, nos anos de 1990 a 1991, o clube acabou sendo rebaixado para a  3ª divisão. Mas logo em seguida ,  retornou para a 2ª divisão, o qual permaneceu nela por diversos anos. Os anos seguintes também foram difíceis para o clube, que sempre esteve lutando para permanecer na 2ª divisão com o objetivo de retornar à 1ª divisão!

Já posteriormente, a partir de 2008, os esforços do clube Niort continuaram incessantes no intuito de permanecerem se  mantendo bem na 2ª divisão, e sempre com a meta de retornar para a elite, assim como haviam vivido nos bons tempos de 1986/1987.

(https://www.lanouvellerepublique.fr). (niort x guimgamp)

Mas durante essas campanhas e depois também, o clube acabou se afundando mais ainda em uma fase bem difícil, e extremamente complicada para toda a equipe técnica e seus dirigentes.

Em 2009, um novo reforço para a equipe foi convocado pela diretoria. Pascal Gastien, um técnico bem experiente e veterano, que já havia prestado serviços técnicos para o clube, e que estaria sendo chamado novamente ao clube  para turbinar de novo a equipe, acabou se apresentando.

Aquele reforço foi muito bom  para toda a equipe porque o clube conseguiu reagir bem, se livrando  de um novo rebaixamento que estava por vir.

O grupo havia caído bastante, anteriormente, e estava atuando na CFA, do grupo C, de volta na condição de jogadores amadores.

Mas depois de bastante empenho, nos anos à frente, Gastien conseguiu manter uma boa comunicação com a equipe, e conseguiu extrair uma performance bem melhor daqueles jogadores esforçados.

Então, em 2012/2013, o clube Niort acabou desenvolvendo uma boa campanha durante os últimos torneios da 3ª divisão, terminando em 2º lugar na próxima temporada, na Championnat National, atrás apenas do Nimes Olympique.

No  fim de 2013, acabou conquistando de novo seu lugar na 2ª divisão, e com  isso passou a recuperar sua condição de clube profissional!  

DADOS GERAIS.

O clube Niort sempre se mostrou bastante preocupado com a situação dos jovens e crianças mais humildes e carentes.

Por isso, há anos, eles trabalham em projetos que visam incentivar crianças e adolescentes a abraçar o futebol como uma nova carreira para o seu futuro. A coordenação do clube possui várias outras equipes juvenis, crianças que são treinadas diariamente para se tornarem craques no futuro.

O clube Niort possui hoje várias equipes que englobam o nível sub-7 até a sub-15.

(les 12-14-Niort) - Estádio René Gaillard.

O Estádio René Gaillard, em Niort, possui condições de receber mais de 10.550 pessoas.

O local possui  quatro arquibancadas: Tribune d'Honneur, Tribune Pasages, Tribune Populaire Nord e Tribune Populaire Sud.

É um estádio de alto nível, com sua estrutura bem reforçada, moderna,  e confeccionado com  materiais de 1ª linha, e alto padrão. Possui uma  pista de atletismo entre o campo e as arquibancadas.

A primeira partida mostrada naquele estádio, e que foi gravada em TV ocorreu em 18 de agosto de 1987, quando o Saint-Étienne foi derrotado por 2–1, pelo Niort..

E o  recorde máximo que o estádio René Gaillard já presenciou ali, foi de incríveis 16.712 torcedores, apinhados e vibrando loucamente pelas duas equipes. Aquela ocasião em que ocorreu essa superlotação  foi um jogo entre  o clube Niort e o Marselha, com vitória de 2 x 1 a favor do Niort.

NOVAS TAREFAS DE CASA.

O técnico Sebastien Desabre  se mostrou muito otimista durante as suas últimas entrevistas para a TV francesa.

Ele mencionou em entrevista coletiva que está muito tranquilo em relação aos novos avanços que a equipe tem demonstrado, e que alguns jogadores, que eram dúvida para as próximas temporadas, por causa de contusões e dores, já estão bem recuperados!

O clube agora para essa nova temporada também conta com vários jogadores de  prestígio, e com larga experiência em campo.

Conta também com jogadores mais novatos, turbinados e cheios de energia, que estão prontos para mostrar o seu máximo em campo!

Uma outra grande vantagem também é que o clube possui um complexo de campos de futebol para treinamentos para as categorias de base, que proporcionam um grande rendimento para novos jovens, e isso gera novos talentos a serem descobertos!

Nas próximas temporadas os torneios já irão começar! Mas as disputas serão acirradas também!

O que você espera para essas novas etapas do futebol francês??? O clube Chamois Niortais  irá se destacar esse ano?? Rumo a 1ª divisão?

Não deixe de nos contar suas ideias! Isso é muito importante para nós, da BETS!                            
Compartilhe esse conteudo