O confronto dos rebaixados marca a melancolia de Ceará e Juventude neste final de Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra lutou até a última rodada, quando foi derrotada pelo Avaí e teve sua queda garantida matematicamente. O clube volta à Série B depois de cinco anos seguidos na elite nacional.
E o rebaixamento vem com o Vozão anotando o pior desempenho de um clube cearense na Série A na era dos pontos corridos. A atual temporada conquistou menos pontos do que o Fortaleza de 2006, que fechou a competição nacional na 18ª colocação com apenas 38 pontos somados - o Ceará só pode chegar a 37. Antes disso, o Ceará havia ficado com 39 pontos por duas vezes, em 2019 e 2011.
Do outro lado, o Juventude busca evitar o feito do Avaí de 2019, que fechou o Brasileirão com os piores ataque e defesa do torneio. A lanterna já está garantida para os gaúchos, somando apenas 22 pontos até então e tentando também ficar fora do top 3 de piores campanhas na Série A de pontos corridos, podendo ainda superar o Paraná de 2018, que teve 20% de aproveitamento - o Juve inicia essa rodada com 19%.
Os jogadores do Ceará trocam passes curtos nesse início de partida e valorizam a posse de bola. Léo Rafael (Ceará) tenta marcar da cobrança de falta a média distância. Apesar da tentativa, a bola passa a centímetros da trave direita. O cruzamento brilhante para dentro da área encontra Cleber Bomfim de Jesus (Ceará), que desvia de cabeça mirando o alto do gol, mas o goleiro mostra reflexo e faz uma defesa impressionante.
Cleber Bomfim de Jesus (Ceará) recebe uma chance de presente dentro da área e não perdoa. Bela cabeçada para o fundo da rede. Ruan Pereira Duarte (Juventude) dispara da entrada da área. A bola segue rasteira em direção ao meio do gol, mas Richard consegue fazer a defesa.
Ruan Pereira Duarte (Juventude) dispara da entrada da área. A bola segue rasteira em direção ao meio do gol, mas Richard consegue fazer a defesa. O rebote caiu nos pés de Cleber Bomfim de Jesus (Ceará) e ele disparou para o gol de curta distância. O placar agora é 2 a 0. Não há tempo para mais nada no primeiro tempo da partida.
Aos três minutos do segundo tempo Léo Rafael (Ceará) lança a bola em uma bela distribuição, mas o jogador do oponente chega na bola antes e cabeceia o perigo e a bola passa raspando na trave direita. Guilherme Parede (Juventude) recebeu um passe fantástico dentro da área e colocou a bola para bater o goleiro.
Fernando Sobral (Ceará) recebe o passe na entrada da área e dispara de primeira, sem hesitar. Ele pega muito bem na bola e ela vai bem no ângulo esquerdo. Geovane (Ceará) chuta de fora da área, mas seu arremate é bloqueado. Escanteio. Ceará terá uma oportunidade.
Erick (Ceará) corre para a bola, para e espera que Pegorari faça algum movimento antes de cobrar o pênalti no lado esquerdo da meta. O árbitro checa o relógio e sopra o apito para o fim da partida.