O técnico John Herdman está incentivando seu time do Canadá a fazer ainda mais história em seu jogo restante no Catar 2022. Os Maple Leafs ainda estão em busca de sua primeira vitória em uma Copa do Mundo e correm o risco de emular sua única outra participação em Copas no México 1986, indo para casa sem vencer, mas eles finalmente marcaram seu primeiro gol na Copa do Mundo na quinta partida, quando foram derrotados por 4 a 1 pela Croácia no domingo.
O resultado no fim de semana significa que mesmo a vitória em seu terceiro e último jogo do grupo não será suficiente para ver o Canadá se classificar para as oitavas de final. Como anfitrião do próximo torneio em 2026, Herdman está desafiando seus jogadores a mostrar que estão na "direção certa" ao finalizar em alta e vencer o Marrocos, contra quem perdeu duas vezes nas três partidas anteriores (E1).
É improvável que os Atlas Lions sejam ingênuos e estão perseguindo seu próprio pedaço de história. A equipe de Walid Regragui não sofreu gols nos dois primeiros jogos, um empate em 0 a 0 com a Croácia e uma surpreendente vitória por 2 a 0 sobre a Bélgica, o que significa que eles podem emular o time de Marrocos em 1986, que foi o último time africano a sofrer menos de dois gols na fase de grupos da Copa do Mundo.
Aquele torneio de 1986 também foi a única ocasião em que o Marrocos chegou à fase eliminatória de uma Copa do Mundo, e um empate neste jogo garantirá que eles avancem para as oitavas de final. De fato, uma vitória garantirá o primeiro lugar no Grupo F se a Croácia escorregar contra a Bélgica, mas Regragui está alertando seus jogadores de que eles "ainda não conseguiram nada", enquanto procuram estender uma notável fase de forma que viu o Marrocos sofrer apenas uma derrota em 90 minutos desde outubro de 2019 (31V, 8E, 3D).
Jonathan David perdeu apenas cinco de seus últimos 22 jogos oficiais pelo Canadá (13V, 4E), marcando dez gols no processo. Enquanto isso, Hakim Ziyech, eleito o jogador da partida na vitória do Marrocos sobre a Bélgica, desempenhou um papel importante em sua equipe sem sofrer gols em suas últimas dez partidas internacionais (7V, 3E).
Aos quatro minutos de partida o goleiro falhou, pois seu passe saiu errado e foi facilmente interceptado por Hakim Ziyech (Marrocos), que arrematou de média distância e de primeira, abrindo o placar.
Quando eram anotados vinte e três minutos no relógio Youssef En Nesyri mostra um grande domínio para controlar o passe matador na ponta da área e dispara o chute no canto inferior direito, com estilo, ampliando em favor do Marrocos.
Gol contra aos quarenta minutos. Nayef Aguerd (Marrocos) entrou no caminho de um passe e, sem querer, colocou a bola para dentro da própria meta, descontando para o Canadá.
Alistair Johnston (Canadá) desperdiça uma enorme oportunidade de dentro da pequena área. Ele colocou a cabeça no rebote mandando pouco acima do travessão.