O Campionato Sammariense de futebol, ou Campeonato Sanmariense, é um campeonato de futebol do país de San Marino.

Esta competição é a principal competição de futebol de San Marino.

Apesar de pouco conhecida no mundo todo, ela possui muito conhecimento das pessoas que acompanham o futebol no país.

O Campeonato Sanmariense de futebol, e o próprio futebol de San Marino em si, é totalmente desconhecido na maioria dos países do mundo.

Entre os países europeus que possui o futebol como esporte de disputa, San Marino, é um dos países que possui times mais desconhecidos no mundo todo.

Poucas pessoas acompanham o futebol de lá, fora as próprias pessoas que são do país.

Federação San Mariense de Futebol.png
O CAMPEONATO SAMMARIENSE É UM CAMPEONATO DE FUTEBOL DO PAÍS DE SAN MARINO. FONTE: https://stringfixer.com/pt/San_Marino_Football_Federation

Um motivo evidente que explica de forma resumida o porquê o futebol de San Marino é tão desconhecido em grande parte do mundo, é porque as suas equipes e o seu campeonato, é de nível amador.

Ou seja, os times e a competição do país, são ambos amadores.

Foi citado acima, apenas a palavra “competição”, sem plural, porque literalmente, existe apenas um campeonato de futebol no país de San Marino, e isso já ilustra o quão fraco e inferior aos outros campeonatos de futebol do mundo todo.

Independente se for campeonato inglês, italiano, alemão, até mais fracos, como dinamarquês, belga, ou escocês, o Campeonato Sanmariense de Futebol é muito mais fraco do que esses e muitos outros campeonatos de futebol do mundo todo.

Mas mesmo assim, no seu país, os torcedores e os que acompanham às equipes de lá e que são pessoas de San Marino, valorizam o futebol e o campeonato de lá, já que mesmo sendo de um nível bem fraco, é a única competição de futebol que eles possuem no país.

Sabendo que, além da importância que a competição tem para os torcedores de futebol do país, além também de saber que é a única competição de futebol do país, é hora de conhecer mais sobre esta competição que é um tanto quanto desconhecida no radar do futebol mundial.

Bom, começando a falar sobre a origem do Campeonato Sanmariense de Futebol, quando ela começou e quando foi realizada a sua primeira edição de campeonato.

O Campeonato Sanmariense de futebol, foi realizado pela primeira vez e também teve a sua fundação, no mesmo ano e na mesma temporada, que foi na temporada de 1985 – 1986.

O primeiro campeão da história da competição, foi o time do Faetano.

O time do Faetano, já venceu o Campeonato Sanmariense de Futebol, em 3 oportunidades, todas neste século, nas temporadas de 2005 – 2006, 2006 – 2007 e em 2007 – 2008.

Ou seja, foi tricampeão seguido da competição, dominando o campeonato em uma época.

Mas o maior destaque da história do Campeonato Sanmariense de Futebol, é a equipe do Tre Fiori.

Isso porque este time é o maior campeão da história do Campeonato Sanmariense.

O time do Tre Fiori, tem 8 títulos da competição.

Tre Fiori.jpg
TIME DO TRE FIORI É O MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA DO CAMPEONATO SANMARIENSE DE FUTEBOL, COM 8 TÍTULOS NO TOTAL NA HISTÓRIA DA COMPETIÇÃO. FONTE: https://www.ogol.com.br/equipa.php?id=2110‌ ‌

Outros times, historicamente, são destaques do Campeonato Sanmariense de Futebol, em número de títulos.

Um desses times, especificamente, é a equipe do Folgore.

O time do Folgore, é o atual campeão do Campeonato Sanmariense de Futebol, e ao todo, possui 5 títulos na história da competição.

Folgore.jpg
O TIME DO FOLGORE, ALÉM DE TER 5 TÍTULOS NA HISTÓRIA DO CAMPEONATO SANMARIENSE DE FUTEBOL, É O ATUAL CAMPEÃO DA COMPETIÇÃO. FONTE: https://www.ogol.com.br/equipa.php?id=2109

Outras equipes com destaques na história deste campeonato, em número de títulos são: La Fiorita, Domagnano e o time do Tre Penne.

As equipes com o maior número de participações na história do Campeonato Sanmariense de Futebol são: Faetano, Murata e Libertas, com 33, Tre Fiori, Domagnano e Cailungo, com 32, La Fiorita, Folgore e Fiorentino, com 31 e Virtus com 30 participações na história da competição.

Antes de falar mais sobre o Campeonato Sanmariense de Futebol em si, como funciona a competição, quantas equipes disputam e quantas rodadas e como está à tabela de classificação atual, é interessante falar sobre a origem do futebol no país.

O futebol está presente em San Marino, desde o ano de 1928, que foi quando nasceu a primeira equipe de futebol do país, o time do Libertas, seguido pela Unione Sportiva Titania.

A federação de Futebol de San Marino, foi fundada alguns anos mais tarde, em 1931.

O primeiro campeonato de futebol do país, foi um torneio de verão onde participava 4 equipes deste.

Agora sim, está na hora de falar sobre o atual Campeonato Sanmariense em si, e sobre o seu formato e sobre quantos times disputam esta competição.

Primeiramente, o Campeonato Sanmariense de Futebol, possui 15 times em sua disputa de competição, o que é considerado um bom número, pegando o tamanho do país.

O campeonato possui 30 rodadas no total, e possui aquele mesmo formato conhecido de pontos corridos.

Porém, a competição tem um adicional em si, no seu fim de competição nos pontos corridos.

Ao término dos pontos corridos, as 12 melhores se classificam para decidir o campeão do Campeonato Sanmariense de Futebol.

Ou seja, o campeão desta competição, é decidido em um mata – mata, e não nos pontos corridos.

A tabela de classificação entre os primeiros doze colocados da competição, está da seguinte forma: em primeiro, o time do Tre Penne, em segundo, La Fiorita, em terceiro, Tre Fiori, em quarto, Virtus, em quinto, Pennarossa, em sexto, Libertas, em sétimo, Faetano, em oitavo, Folgore, em nono, Fiorentino, em décimo, Murata, em décimo primeiro, Domagnano e em décimo segundo lugar, San Giovanni.

Com muito campeonato pela frente, muita coisa pode mudar na tabela de classificação da competição, inclusive entrar outros times entre os doze primeiros colocados do Campeonato Sanmariense.

No geral, independente do time que seja campeão da atual edição do torneio, os times que disputam esta competição, vão em busca da tão cobiçada e importante Taça do Campeonato Sanmariense de Futebol.

Campeonato de San Marino - Campionato Sammarinese.JPG
TAÇA DO CAMPEONATO SANMARIENSE DE FUTEBOL, QUE É MUITO IMPORTANTE PARA O FUTEBOL LOCAL. FONTE: https://trofeusdofutebol.blogspot.com/2020/05/campeonato-de-san-marino-campionato.html‌ ‌
Compartilhe esse conteudo