O Campeonato Rondoniense é mais um estadual realizado em território brasileiro. Ele acontece no estado de Rondônia, norte do país. A competição conta atualmente com poucos times participantes, porém possui um nível de dificuldade consideravelmente elevado.

O clube que conseguir o melhor despenho na competição, conquista uma vaga na tão sonhada Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e na Copa Verde. Enquanto o vice-campeão também consegue um espaço na última divisão do campeonato nacional.

A história do Campeonato Rondoniense

Registros históricos apontam que o campeonato Rondoniense tem 77 anos de existência. A bola começou a rolar para disputas desde campeonato em meados de 1945. Mas, vale ressaltar que a fase profissional do torneio começou apenas em 1991.

Antes dessa época profissional, o torneio levada o nome de campeonato de Porto Velho, isso quando Rondônia ainda não tinha esse nome, sendo um território Federal do Guaporé.

O nome só mudou a partir de 1982, quando Rondônia foi criada oficialmente e se tornou um dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

A história mostra que o primeiro campeão do torneio foi o Ypiranga Esporte Clube, em 1945.

Já na fase profissional, o clube que conseguir erguer a primeira taça foi o Ji-Paraná, considerado atualmente como um dos maiores do estado. A vitória foi conquistada contra o Ferroviário-RO.

Registro do Ypiranga Esporte Clube nos anos 80 (Foto: Ypiranga Esporte Clube/ arquivo pessoal do clube)

Os maiores campeões do torneio rondoniense

Afirmamos anteriormente que o Ji-Paraná é um dos maiores times do estado de Rondônia e seus títulos conquistados no estadual confirmam isso.

Até porque a equipe é a maior campeã do Campeonato Rondoniense desde a fase profissional, tendo conquistado o torneio por oito vezes.

Elenco do Ji-Paraná que disputou o torneio na temporada 2021 (Foto: Divulgação/Ji-Paraná)

Um pouco mais atrás está o clube Vilhena que venceu a competição estadual em cinco oportunidades e o Ulbra, que possui três títulos em sua história.

Já com dois títulos na bagagem estão: União Cacoalense, Real Ariquemes (Ariquemes), SE Ariquemes (Ariquemes) e Porto Velho EC. Destaque para esse último que foi bicampeão do torneio nas temporadas de 2020 e 2021.

Outros times com apenas um título do Campeonato Rondoniense:

  • Genus
  • CFA
  • Espigão
  • Guajará
  • Rondoniense
  • Vilhenense

Além desses clubes, também sabemos que houve um longo período da fase amadora. Quem dominou essa época foi o Ferroviário, com 18 títulos conquistados, seguido por Flamengo e Motoclube com 10, considerados os maiores campeões antes da profissionalização do torneio.

Uma curiosidade muito interessante aqui é que nenhum clube campeão da fase amadora conseguiu ser campeão da fase profissional. Lembrando que essa conta vale a partir de 1991.

O último campeão é um novato

A temporada 2021 garantiu ao Porto Velho o título da edição, inclusive ele foi bicampeão após ter conquistado também a temporada 2020.

O clube formado em 2018 vem surpreendendo e querendo ser uma potência no estado de Rondônia.

Jogadores do Porto Velho comemorando o título do Campeonato Rondoniense (Foto: Divulgação / Instagram Porto Velho EC)

Para chegar até a finalíssima, precisou mostrar força e fez isso ficando na segunda colocação do Grupo A, com 10 pontos conquistados, atrás apenas do Real Ariquemes, que liderou o grupo com 18 pontos, inclusive sendo esse o adversário da final.

Emoção nos pênaltis

Após avançar de fase, o clube de Porto Velho deixou para trás o União Cacoalense em duelo disputadíssimo de semifinal.

O primeiro jogo foi com vitória em 1 a 0 para o Porto Velho, porém na partida de volta, o time tomou dois gols e fez apenas um, o que levou o jogo para as penalidades. Resultado: 6x5 pro União Cacoalense.

Porém, o time do União não avançou para a final por sofrer punição da Federação de Futebol do Estado de Rondônia devido a escalação de jogador de forma irregular. Sendo assim, quem seguiu vivo foi o Porto Velho.

Enquanto isso, na outra semifinal o Real Ariquemes também passou pelo mesmo sufoco de encarar as penalidades, após perder o jogo de ida em casa para o Guaporé pelo placar mínimo de 1x0. O mesmo resultado se repetiu no jogo de volta, porém favorável ao Real Ariquemes.

Já na decisão por pênaltis, o Real Ariquemes levou a melhor e venceu pelo placar de 4x3, chegando à final.

Na decisão pela taça, o placar se repetiu nos dois jogos, empate em 1x1 entre as equipes que levou novamente a partida para a disputa de pênaltis, em que o Porto Velho venceu o adversário por 5x3, conquistando a taça e soltando o grito de bicampeão.

Formato da competição estadual 2022

O Campeonato Rondoniense possui três fases. Os seis times iniciam o torneio em turno único na primeira fase, o que compreende cinco rodadas. A competição acontece no sistema de pontos corridos e o primeiro colocado se torna o campeão da primeira fase.

Os quatro melhores times avançam para a fase semifinal, que acontece no sistema de mata-mata, em jogos de ida e volta.

As duas equipes que tiverem melhor classificadas em pontos após o cruzamento de jogos na semifinal disputarão a finalíssima da terceira fase em partidas de ida e volta.

Se por acaso a equipe que for campeão da primeira fase, tenha conseguido repetir o feito na segunda fase, ela já será considerada campeã do Campeonato Rondoniense.

Caso contrário, acontece a terceira fase em partida decisiva, realizada em jogo de ida e volta para definir o campeão do torneio geral, disputada entre o campeão da primeira fase e campeão da segunda.

Expectativa para a temporada 2022

A temporada 2022 já teve seu apito inicial e a bola começou a rolar na competição no dia 19 de fevereiro, para a primeira fase do torneio estadual, que conta com cinco rodadas, prevista para acabar em 27 de março.

Jogadores em campo na disputa entre União Cacoalense x Rondoniense pelo estadual (Foto: Matheus Nascimento/União Cacoalense)

Participam da edição 2022 do Campeonato Rondoniense os seguintes times:

  • Genus
  • Pimentense
  • Porto Velho
  • Real Ariquemes
  • Rondoniense
  • União Cacoalense

Nesta temporada, o Porto Velho vem em busca do seu terceiro título em quatro anos de história, enquanto o Real Ariquemes não quer deixar a taça escapar dessa vez.

Enquanto isso, o tradicional Pimentense vai em busca de colocar seu nome na história entre os campeões da competição.

Em relação aos times que estão com sede de títulos está o União Cacoalense, que não ergue uma taça do estadual desde 2004.

O jeito é apostar e torcer pelo seu time do coração. Quem será que leva a melhor? E para ficar bem informado sobre o mundo da bola, é só continuar navegando aqui no Bets, que possui conteúdo de diversas ligas em todo o mundo para você.

Compartilhe esse conteudo