O Brasil possui diversos torneios estaduais espalhados pelo país, entre eles o Campeonato Potiguar que acontece no nordeste brasileiro e conta com duas fases. A primeira é conhecida como Copa Cidade de Natal, mas hoje vamos falar sobre outra etapa, que se chama Copa Rio Grande do Norte, conhecido também como Potiguar Segunda Fase.

A competição costuma acontecer sempre no início de ano, mais precisamente entre os meses de março a abril. Participam dessa etapa todas as equipes que disputaram a primeira fase.

Aproveite e continue a leitura para conhecer mais detalhes sobre esse charmoso torneio realizado em solo brasileiro.

História da Copa Rio Grande do Norte

O Campeonato Potiguar é realizado desde 1919, ou seja, uma competição centenária no Brasil, porém a conhecida segunda fase do torneio só veio acontece a partir dos anos 2000, mais precisamente em 2004. A competição segue até hoje sendo organizada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

Registros históricos apontam que o Baraúnas foi o primeiro clube campeão desse formato do torneio diante do Potiguar de Mossoró que ficou com o vice-campeonato.

Time do Baraúnas, campeão da Copa Rio Grande do Norte em 2004 (Foto: Claudio Roberto)

Como já era de se imaginar, por conta da sua potência regional como o maior campeão do Campeonato Potiguar da história, entre outros recordes, o ABC, que tem 56 títulos estatuais ao todo, também é o maior campeão dessa fase do torneio com 10 títulos conquistados atualmente.

O América vem na sequência, com quatro títulos em sua bagagem e o primeiro campeão também ocupa o pódio, uma vez que o Baraúnas tem duas taças da Copa Rio Grande do Norte, conquistadas em 2004 e 2007.

Formato da competição atualmente

O estadual nordestino já mudou algumas vezes o modelo de disputa, mas atualmente acontece no sistema de pontos corridos, igualmente a primeira fase da competição e também com os mesmos times participantes.

Em 2022, são oito clubes em busca da taça. As equipes jogam entre si apenas em partidas de ida, o que totalizam sete rodadas.

Os quatro mais bem colocados se classificam para avançar à fase semifinal, já no sistema de mata-mata, que também acontece apenas com jogos de ida. As melhores equipes que vencerem a semifinal, chegam na decisão e podem conquistar a Copa Rio Grande do Norte.

Após a conquista do título, o Campeão da Copa Rio Grande do Norte enfrenta o Campeão da Copa Cidade de Natal para então definir quem ficará com o título do Campeonato Potiguar.

Taça almejada pelos participantes do Campeonato Potiguar Segunda Fase (Foto: Divulgação / FNF)

Últimos Campeões da Copa Rio Grande do Norte

A disputa pelo título da Copa Rio Grande do Norte foi muito acirrada na temporada 2021, e o título da competição ficou novamente com o ABC, que somou mais uma conquista na sua galeria de taças.

O jogo decisivo aconteceu diante do Santa Cruz de Natal, que ficou na segunda colocação durante a disputa no sistema de pontos corridos e avançou para a fase de mata-mata, na sem semifinal.

A partida foi realizada no Frasqueirão, casa do ABC, uma vez que o time ficou na primeira posição e tinha a vantagem de jogar em seu mando de campo, com apoio da torcida.

Outra vantagem muito bem aproveitada foi a do empate, resultado que aconteceu no jogo, terminado em 1x1.

Casa do ABC, clube com maior torcida no Rio Grande do Norte (Foto: Fabiano de Oliveira)

Quem abriu o placar do duelo foi o Santa Cruz, que assustou os mandantes com um gol de Allyson, marcado ainda no primeiro tempo de jogo.

Logo depois da volta dos vestiários, o maior campeão do torneio recuperou as energias e sem dar muito tempo para o adversário já buscou o empate com Wallyson, marcando aos 8 minutos da segunda etapa, o que garantiu o título ao ABC.

Jogadores do ABC comemorando o título da Copa Rio Grande do Norte (Foto: Alexandre Lago)

Relembre todos os campeões da Copa Rio Grande do Norte:

  • 2021 - ABC
  • 2020 - ABC
  • 2019 - América de Natal
  • 2018 - ABC
  • 2017 - ABC
  • 2016 - ABC
  • 2015 - ABC
  • 2014 - Globo
  • 2013 - América de Natal
  • 2012 - América de Natal
  • 2011 - ABC
  • 2010 - Atlético Clube Corintians
  • 2009 - ASSU
  • 2008 - ABC
  • 2007 - Baraúnas
  • 2006 - América de Natal
  • 2005 - ABC
  • 2004 - Baraúnas

Expectativa para a temporada 2022

A temporada 2022 do Campeonato Potiguar está a toda vapor e inclusive já se encontra na segunda fase da disputa, a Copa Rio Grande do Norte.

A primeira fase foi conquistada mais uma vez pelo ABC, que chegou ao seu 10º título na competição.

A vitória na final aconteceu diante do América de Natal, no duelo tradicionalmente conhecido como Clássico Rei. O resultado? Empate em 1x1, que garantiu mais uma taça do Potiguar Segunda Fase ao ABC.

América e ABC duelando pelo Clássico Rei na disputa pela taça do Campeonato Potiguar Segunda Fase (Foto: Alexandre Lago/ge)

Antes de duelar contra o América de Natal, o ABC deixou para trás o Potyguar CN, por 2x0, na semifinal da competição, novo formato adotado nesta temporada. Enquanto o América derrotou o Força e Luz por 3x1.

Vale lembrar que em anos anteriores, os clubes que ficavam na primeira e segunda colocação nos pontos corridos disputavam a final direto tanto da Copa Cidade de Natal, quanto da Copa Rio Grande do Norte. Atualmente os quatro melhores times avançam e jogam a semifinal.

Agora, a pergunta que não quer calar é: qual é o time que consegue parar o papa-títulos do estadual do Rio Grande do Norte?

Algumas equipes têm a missão de tentar pelo menos. Como é o caso do América de Natal, principal rival do ABC no estado, e também do recém-criado Globo, que conseguiu o feito na temporada 2021 na final entre o Campeão da Copa Cidade de Natal e o campeão da Copa Rio Grande do Norte, derrotando o ABC e se tornando o ganhador do estadual na temporada passada..

Façam suas apostas e continue navegando aqui em nosso blog BETS que tem uma variedade de conteúdo exclusivo sobre o mundo do futebol e muitos outros esportes.






Compartilhe esse conteudo