O Campeonato Potiguar de futebol é mais um estadual do Brasil, que acontece no Rio Grande do Norte. Atualmente a competição está em sua 103ª edição, uma vez que registros apontam que a bola começou a rolar para o torneio estadual em 1919.

Com outras competições realizadas no nordeste do país, o torneio garante ao campeão vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e também na Copa do Nordeste.

O formato do torneio é um pouco diferente de alguns estaduais, uma vez que a disputa tem dois turnos. A final é formada com o campeão da primeira fase contra o campeão da segunda e o torneio é organizado pela Federação Norteriograndense de Futebol (FNF).

História da competição

Com mais de 100 anos em sua história, o Campeonato Potiguar começou em 1919, criado pela Liga de Desportos Terrestres do Rio Grande do Norte.

Ao longo do tempo ela mudou de nome, se transformando em Associação Riograndense de Atletismo, Federação Norteriograndense de Desportos e, atualmente em Federação Norteriograndense de Futebol

América e ABC dominaram os primeiros anos da competição até os anos 2000, além de outros três times como Alecrim, Santa Cruz e Centro Esportivo, esse último atualmente extinto.

Registros históricos mostram que o primeiro campeão foi o América, em 1919 diante do Centro Esportivo.

Elenco do América de Natal que conquistou o primeiro título do Campeonato Potiguar (Foto: Arquivo/ Jornal Tribuna do Norte)

Ao longo dos anos de disputa, o campeonato só precisou ser paralisado apenas uma vez, fato que aconteceu em 1942, por conta da Segunda Guerra Mundial.

A partir de 2001, os times considerados do interior do Rio Grande do Norte começaram a ganhar força, como Atlético Clube Corintians, Associação Cultural e Desportiva Potiguar, Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas, por exemplo.

Porém, nenhuma delas se tornou tão forte como o ABC, considerado atualmente o maior campeão e um dos times com maior torcida no Rio Grande do Norte.

Torcida do ABC apoiando o time no Campeonato Potiguar (Foto: Divulgação / Instagram ABC)

Com 56 títulos, é um dos recordistas mundiais de taças em um único torneio, além de ser um dos maiores campeões estaduais do Brasil e também do mundo.

Formato da disputa atualmente

Ao longo das últimas temporadas, foram muitas adaptações no formato de disputa do Campeonato Potiguar que conta, normalmente com duas fases.

Em 2022, são oito as equipes que participarão da competição estadual. Na primeira fase chamada de Copa Cidade de Natal, as equipes se enfrentam em jogos de turno único.

A mudança em relação as últimas temporadas estão aqui, uma vez que as quatro melhores equipes avançam para a fase seguinte de semifinal em jogos de turno único.

Os vencedores da semifinal garantem vaga na finalíssima do torneio em busca do título da conquista da primeira fase do Campeonato Potiguar.

Taça da primeira fase do Campeonato Potiguar (Foto: Gabriel Leite)

Já na segunda fase, chamada de Copa Rio Grande do Norte, acontece também no sistema de pontos corridos, em sete rodadas, muito semelhante ao sistema anterior.

Os quatro melhores avançam para a semifinal. Quem vencer a fase de semifinal consegue vaga na decisão, que vai garantir o título da Copa Rio Grande do Norte ao clube que levar a melhor na disputa, em jogo único.

Ou seja, o campeão do Campeonato Potiguar será entre o campeão da Copa Cidade de Natal (1º turno) contra o Campeão da Copa Rio Grande do Norte (2º Turno).

O maior campeão do Campeonato Potiguar

Com 56 títulos na competição, o ABC é o clube de Natal que tem mais títulos do campeonato estadual em sua prateleira.

Registros apontam que a primeira conquista aconteceu em 1920, um ano depois da primeira edição do torneio. O último título conquistado pelo ABC aconteceu em 2020.

ABC comemorando seu 56º título da história do estadual (Foto: Rennê Carvalho/ ABCFC)

Ocupando o pódio dos maiores campeões da competição, na segunda colocação está o América de Natal com 36 taças em sua galeria de troféus. A última vez que o América conseguiu vencer o campeonato estadual foi em 2019.

Uma curiosidade aqui quanto ao América de Natal é que ele é o time que mais vezes chegou em uma final do torneio estadual, fato que aconteceu 41 vezes.

Fechando a lista dos maiores campeões estadual do Campeonato Potiguar temos o Alecrim, com sete conquistas. A última aconteceu apenas em 1986.

O título da temporada 2021 foi inédito

Ao longo do Campeonato Potiguar de futebol da temporada passada, uma verdadeira surpresa aconteceu na final, uma vez que o Globo, time de Ceará-Mirim, nascido em 2012, levou a melhor sobre o ABC e conseguiu seu primeiro título da história, diante do maior campeão da disputa.

Mas a batalha para isso não foi nada fácil, isso porque na primeira fase da competição, chamada de Copa Cidade de Natal, o clube conseguiu avançar na segunda colocação, com 14 pontos, apenas um a frente do ABC.

Na partida de mata-mata da fase seguinte, valendo o título, o Globo enfrentou o América de Natal e venceu o adversário pelo placar de 2x0. Conseguindo a segunda taça do clube desta fase.

Enquanto isso na segunda fase do torneio, chamada de Copa Rio Grande do Norte, o Globo não conseguiu repetir o bom desempenho e ficou na 5ª colocação.

Quem avançou para a fase final foram ABC e Santa Cruz. Na decisão, o ABC ficou com o título contra o Santa Cruz de Natal.

A final entre o Campeão da Copa Cidade de Natal e Copa Rio, que decidia o campeão do Campeonato Potiguar foi decidida entre Globo e ABC em partida de ida e volta.

Globo FC posa para a foto de campeão do torneio potiguar 2021 (Foto: Alexandre Lago)

No primeiro jogo, atuando em casa, o Globo levou a melhor vencendo o jogo pelo placar de 2x1.

Já na partida de volta o Globo abriu o placar fora de casa, mas viu o ABC empatar. Mesmo assim, o resultado agregado ficou 3x2 para o time de Ceará-Mirim, campeão da edição 2021.

Expectativas para a temporada 2022 do Campeonato Potiguar

A bola já começou a rolar para a edição 2022 do Campeonato Potigar. A primeira fase iniciou no dia 09 de janeiro e foi encerrada 10 de fevereiro com o ABC campeão da Copa Cidade de Natal.

Participaram dessa edição os seguintes times:

  • ABC
  • Américas de Natal
  • Santa Cruz
  • Potyguar CN
  • Globo
  • Assu
  • Força e Luz
  • Potiguar de Mossoró

A expectativa para a temporada 2022, na segunda fase, já iniciada é que o Globo tente defender o título da competição, conquistado na temporada passada. Enquanto o ABC quer aumentar sua galeria de troféus e o América, deseja voltar a gritar “é campeão”.

Potiguar de Mossoró deseja sair da longa espera por título, fato que não acontece desde 2013 ano da última conquista. Fato se assemelha ao Santa Cruz e Assu, que não vencem o estadual desde 1943 e 2009, respectivamente.

Os outros times também devem dar trabalho na disputa e surpreender seus adversários. O jeito é continuar acompanhando o estadual para ver quem leva a melhor na disputa. Façam suas apostas e continue acompanhando o blog Bets para ficar bem informado sobre o mundo da bola.

Compartilhe esse conteudo