Nesta segunda-feira do dia 15 de agosto, o Atlético de Madrid cumpriu a sua primeira meta no Campeonato Espanhol da La Liga 2022/2023, que era começar vencendo os seus primeiros jogos.
Depois de ter vencido em todos os jogos amistosos no período preparatório, os Colchoneros começaram muito bem esta 1ª rodada, derrotando o Getafe Clube de Futebol, por 3 x 0. Com essa vitória inicial, o Atlético de Madrid sai na frente, acompanhando os clubes da liderança, que estão no mesmo patamar, todos com 3 pontos cada.
Os clubes que estão na liderança da tabela por enquanto são 7: Villarreal - Atlético de Madrid - Betis - Real Madrid - Osasuna - Real Sociedad - Valencia. O Getafe, entretanto, precisará reagir rápido, visto que começou com derrota agora, e ainda não fez pontos. Durante o Campeonato do ano passado, 2021/2022, os Azulones começaram a somar pontos somente na 8ª rodada de jogos.
O jogo desta segunda-feira, dia 15, que terminou com placar em 3 x 0, contou com 2 gols do atacante Álvaro Morata, e 1 gol do atacante Antoine Griezmann. Os Colchoneros venceram jogando fora de casa, no Estádio Coliseum Alfonso Pérez, a casa do Getafe. A disputa começou tensa, com algumas faltas cometidas de ambos os lados, e que obrigavam o árbitro a interromper o jogo várias vezes.
Durante a maior parte da disputa, o Atlético de Madrid dominou bem o jogo, com um ritmo de atuação bem intenso, mantendo uma marcação cerrada em cima dos rivais. O clube Getafe sofreu bastante pressão durante o 1º tempo, visto que seu rival já vinha disputando jogos em campeonatos anteriores com grandes vitórias, e uma autoconfiança lá em cima nas alturas.
Os Colchoneros do treinador Diego Simeone já haviam conquistado o título de campeões pela La Liga de 2020/2021. E no Campeonato da temporada seguinte, 2021/2022, terminaram seus jogos em 3º colocado no ranking.
O primeiro gol do Atlético de Madrid aconteceu depois de um roubo de bola bem sucedido. Em sua zona de atuação pelo meio campo, o atacante João Félix avançou rapidamente em direção ao gol, mas por estar muito marcado, deu uma assistência perfeita para o colega Álvaro Morata, que aproveitou e garantiu seu gol, abrindo o placar aos 15 minutos de jogo.
Ainda durante o 1º tempo, os Azulones do treinador Enrique Sánchez Flores também reagiram de modo impetuoso e chegaram a criar jogadas bem perigosas para o goleiro Jan Oblak, com alguns chutes a gol e que foram defendidos por ele.
Em um outro lance incrível realizado pelo atacante Borja Mayoral, aos 41 minutos, ele enfiou um chute certeiro e indefensável com seu pé esquerdo, em direção ao gol de Jan Oblak. Porém, a bola bateu com força bem no canto esquerdo da trave.
Logo após o intervalo do 1º tempo, com placar 1x0, o Getafe passou a dominar bem mais o jogo e conseguiu manter uma ótima posse de bola durante o 2º tempo. Porém, aos 14 minutos, a equipe dos Azulones cometeu um erro na saída de bola, que lhes custou mais um gol.
Em um rápido momento de distração, o atacante João Félix executou um roubo de bola e imediatamente lançou para Morata na esquerda da área, que dominou bem a bola, e arrematou seu 2º gol, sem chance de defesa para o goleiro Oblak.
Já mais tranquilos, o Atlético de Madrid passou a jogar na defensiva e a planejar com mais paciência os seus esquemas táticos para tentar um terceiro gol. E ele veio.
Depois de um contra-ataque rápido, novamente o craque João Félix viu o parceiro Antoine Griezmann livre para atuar na intermediária, e depois de um passe sublime para o colega, Griezmann garantiu o 3º gol da equipe, fechando o placar em 3x0.
No próximo domingo do dia 21, os Colchoneros irão disputar em casa uma partida contra o clube Villarreal, enquanto o Getafe terá um enfrentamento fora de casa contra o Clube Girona, na próxima segunda-feira, dia 22, ainda pela 2ª rodada do Campeonato da La Liga.