Lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas 16 pontos em 22 partidas, o Juventude é, ao lado do Coritiba, um dos dois clubes que ainda não somou um ponto sequer no returno, anotando três derrotas, e também o pior desempenho como mandante da competição, permanecendo na zona de rebaixamento desde a terceira rodada. Já pelo lado do Botafogo, as últimas três partidas fora de casa também não deixaram boas lembranças: três derrotas e com seu ataque sem marcar nenhum gol em todos esses confrontos. Antes disso, o time carioca chegou a emplacar duas vitórias seguidas como visitante.
Bola rolando no Estádio Alfredo Jaconi e o Botafogo mostra grande trabalho de equipe, mantendo a posse de bola e distribuindo bem o jogo. Mas é o Juventude quem abre o placar. Isidro Pitta aproveitou uma bola perdida dentro da área para vencer o goleiro com um chute no alto da meta.
Lucas (Botafogo) desperdiça uma grande chance após o escanteio. Ele sobe alto para encontrar o cruzamento preciso, mas manda no meio do gol, direto para os braços do goleiro. Ainda no ataque o Botafogo com Carlos Eduardo faz um bom trabalho na entrada da área e chuta forte no gol. Infelizmente, a bola passa bem acima do travessão.
Grande combinação entre os jogadores de Botafogo. Eles invertem as jogadas ao trocar alguns passes longos, mas combinando também passes e tabelas um-dois. Excelente trabalho de equipe. Júnior Santos (Botafogo) se ajeita na entrada da área e tenta acertar um chute preciso no gol, mas infelizmente a bola passa pertinho da trave direita. O Botafogo segue no ataque com Lucas que dispara a bola a uma curta distância na direção da trave esquerda, mas o chute é bloqueado por um defensor. E quando marcavam quarenta e nove minutos no relógio o árbitro Raphael Claus encerra o primeiro tempo.
Início do segundo tempo e o Botafogo chega com Fernando Marçal que mira um cruzamento ótimo dentro da grande área. Porém, a defesa adversária está alerta e evita o perigo afastando a bola da área. O Fogão segue na pressão e empata o jogo com Júnior Santos que aproveitou uma bola perdida dentro da área para vencer o goleiro com um chute no lado esquerdo da meta.
Nem houve tempo para o time carioca comemorar muito pois quatro minutos depois o Juventude com Felipe Pires que coloca a bola na área e Isidro Pitta aproveita o cruzamento para finalizar no canto direito sem chances para o goleiro. O jogo fica movimentado e Gabriel (Botafogo) avança pela defesa e marca um gol brilhante da entrada da área para empatar de novo a partida. A bola entrou raspando a trave esquerda e o goleiro não pôde alcançá-la.
Jean (Juventude) abre caminho na entrada da área e chuta para o gol. O goleiro sai para fazer a cobertura, mas a bola passa raspando o poste esquerdo. Ainda no ataque, agora com Chico que manda a bola na grande área na cobrança de falta. O cruzamento foi bom, mas o goleiro mostrou boa forma ao subir alto para interceptar a bola. O time gaúcho pressiona de novo com Jean que arrisca da entrada da área, mas ele só chuta rasteiro no meio do gol e a bola segue tranquila para Roberto Fernández. Raphael Claus olha para o relógio e finaliza a partida.