Depois de amargar 20 rodadas na zona de rebaixamento, sendo 14 delas na lanterna do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza emplacou uma série de três vitórias seguidas e deixou para trás o Z4, igualando o 15º lugar situado após a rodada de estreia como a melhor posição do clube cearense neste torneio nacional.O Fortaleza tenta usar este duelo contra o Corinthians como uma possibilidade de recuperar-se da contestada eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil para o Fluminense, principalmente tendo fechado o primeiro tempo com o placar necessário (2-0) para passar de fase na competição mata-mata.Por outro lado, o Timão segue vivo na Copa do Brasil após atropelar o Atlético-GO (4-1) no meio de semana e, assim, chegar à semifinal da competição. Com o moral elevado, o Corinthians muda seu foco para o Brasileirão, competição na qual chegou a liderar por seis rodadas e não deixou o G4 desde o início do torneio.Um dos calcanhares de Aquiles do Timão é seu desempenho atual fora de casa, tendo anotado apenas uma vitória nos últimos seis jogos longe de seus domínios (2E, 3D), figurando ainda como a quinta equipe que mais somou pontos (15) na tabela de visitantes do Brasileirão.
A primeira oportunidade deste primeiro tempo vem com Romarinho (Fortaleza) que entrega um belo cruzamento pelo alto na grande área. A defesa adversária está alerta e um dos defensores limpa a jogada. Após o susto o Corinthians mantém a posse da bola produzindo passes curtos e tabelas um-dois de jogador para jogador. Roger Guedes (Corinthians) tenta resolver sozinho, mas o defensor impede que ele crie alguma chance de perigo.
Aos vinte e três minutos Juninho Capixaba (Fortaleza) tenta marcar da cobrança de falta a média distância. O chute sai forte e a bola passa raspando o travessão. O jogo fica violento e vários cartões amarelos são distribuídos para conter o ímpeto dos mais exaltados. A partida fica truncada, cheia de faltas e é assim que termina o primeiro tempo.
Juninho Capixaba (Fortaleza) surpreende o goleiro com um chute rápido da entrada da área, mas a finalização rebate na trave esquerda. Ainda no ataque com Moisés que faz bela jogada individual passando pela defesa dentro da área e mandar um chute certeiro em direção ao gol sem chances para o goleiro adversário.
Léo Natel (Corinthians) desperdiça boa oportunidade. Com muito espaço para a batida, ele arremata de longa distância no canto direito do goleiro. Mas ele faz uma brilhante defesa e frustra a jogada. E esta foi a última chance do Corinthians para descontar o prejuízo, pois o árbitro encerra a partida aos cinquenta e quatro minutos.