A retomada da vice-liderança do Campeonato Brasileiro e o atropelo no jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores elevou os ânimos dos torcedores do Flamengo, que começaram a sonhar em mais títulos para sua sala de troféus. Agora a equipe rubro-negra soma sete vitórias nas últimas oito partidas, mas segue com uma distância considerável do líder Palmeiras (sete pontos).
Do outro lado, o Ceará está longe de ser a equipe que brigou fortemente na Copa Sul-Americana (acabou sendo eliminado pelo São Paulo nas quartas de final), amargando seis partidas seguidas sem uma vitória sequer, com seu ataque passando em branco em três desses duelos.
O Flamengo começa o jogo testando a defesa adversária com cruzamento na área, mas Marinho não encontra nenhum de seus atacantes. Everton (Flamengo) tenta a sorte e chuta da entrada da área. Seu arremate no gol é bloqueado por um defensor. Flamengo tem uma chance de marcar na cobrança do escanteio.
Richard (Ceará) produz um passe de qualidade dentro da área. No entanto, a defesa oponente toma a bola e a isola longe. O Ceará insiste e Stiven Mendoza, próximo à linha de fundo, faz um passe curto para a área que cai nos pés de Jô. Ele chuta com efeito no canto direito para abrir o placar nesse finalzinho de primeiro tempo. O árbitro apita e ambos os times se dirigem aos vestiários. Termina o primeiro tempo.
O Flamengo vai pra cima no segundo tempo tentando correr atrás do prejuízo. Gabriel Barbosa encontra espaço dentro da área e manda o cabeceio forte para vencer o goleiro e deixar tudo igual no placar. David Luiz (Flamengo) tenta a sorte em uma cobrança de falta de longa distância e dispara a bola no meio do gol, mas João Ricardo está alerta e faz a defesa.
Stiven Mendoza (Ceará) dispara a bola da entrada da área e ela passa rente ao travessão. O Fla reponde com Pedro que dispara da entrada da área. A bola viaja em direção ao lado direito, mas o goleiro do time cearense consegue fazer a defesa.
Ceará não consegue encontrar uma maneira de marcar na cobrança da falta a média distância ao ver Santos (Flamengo) subir alto e interceptar o cruzamento. Gabriel Barbosa (Flamengo) faz nova falta dura e recebe o segundo amarelo, ele vê também o vermelho e é retirado de campo por Paulo César Zanovelli. E está encerrada a partida quando o árbittro apita pela última vez.