O novo treinador do Coritiba FC, Guto Ferreira, de 56 anos, foi contratado no dia 14 de agosto, e foi oficialmente apresentado ao clube no dia 16. O treinador paulista, nascido em Piracicaba, terá um grande desafio logo de cara, neste primeiro jogo sob sua coordenação, contra o Fluminense.
O treinador Augusto Sérgio Ferreira, ou Gutinho, para os mais achegados, esteve treinando o clube Bahia, até 2022. Guto foi treinador do Ponte Preta também, por 2 vezes, e lá atingiu a marca de 16 jogos consecutivos sem nenhuma derrota, pelo Campeonato Paulista, e levou o troféu de Campeão do Interior Paulista.
Como treinador do Clube Chapecoense, depois da demissão de Vinícius Eutrópio, em setembro de 2015, Guto conseguiu tirar seu time da zona de rebaixamento durante os jogos do Brasileirão, e levar sua equipe até às quartas de final na Copa Sul-Americana, quando por fim o clube catarinense foi derrotado pelo gigante River Plate. Posteriormente, no dia 9 de maio de 2016, Guto conquistou o título de campeão no Campeonato Catarinense.
O grande desafio de Guto Ferreira, que acabou de assumir a equipe, será conquistar uma vitória em cima do Fluminense, e ainda mais jogando na casa do rival. O time curitibano não vence o Tricolor carioca fora de casa há 13 anos.
O Coritiba FC conseguiu uma vitória em cima do Fluzão, jogando como visitante no Maracanã em agosto de 2009, quando fechou o placar por 3x1. Foram 2 gols de Marcelinho Paraíba, e 1 de Marcos Aurélio.
Porém, daquela época até agora, as duas equipes rivais se enfrentaram 8 vezes, sendo todas elas jogadas na casa dos cariocas. O Fluminense venceu o Coxa por 4 vezes, e ambas empataram em mais 4 jogos. Dos 8 confrontos, o último aconteceu no Rio de Janeiro, durante os jogos do Brasileirão de 2020, com o Coritiba FC sendo derrotado por 4x0, e rebaixado no fim do torneio.
O treinador Guto Ferreira mencionou que a sua prioridade inicial será organizar a marcação, aprimorar as estratégias de defesa e atuar normalmente com 2 ou 3 zagueiros, dependendo do perfil de atuação do rival.
Um outro grande desafio para a equipe será conseguir lidar com os desfalques. O grande craque Gabriel Boschilia, que atua como meio campista, já vinha há um bom tempo sofrendo lesões e dores musculares. Em 2020 ele rompeu o ligamento cruzado do joelho e precisou realizar cirurgias, ficando dessa forma, quase 1 ano sem jogar.
O atacante Neilton Mestzk, de 28 anos, que acabou sofrendo uma artroscopia, em julho de 2021, ainda não tem previsão para retornar aos gramados. E na última terça-feira, o meia Thonny Anderson acabou sendo afastado do clube por questões pessoais. Diante disso, o treinador Guto terá somente o meia Régis, disponível como meia atacante.
O Fluminense, em contrapartida, está posicionado em 4º lugar com 38 pontos, 11 vitórias, 5 empates e 6 derrotas. Seu treinador Fernando Diniz, que desde o dia 30 de abril de 2022 vem coordenando a equipe, tem se mostrado muito confiante em todos os jogos que disputou, e vem seguindo firme na sua decisão de tentar levar o título do Brasileirão 2022.
O Coritiba FC já não conquista uma vitória longe de casa há 140 dias. E o declínio em seu desempenho dentro de campo, que agora se tornou claramente visível, já vinha acontecendo desde a época do treinador paraguaio Gustavo Morínigo, que foi demitido em agosto de 2022 após a derrota para o Atlético MG por 1x0.