O campeonato Acreano de futebol é um torneio estadual disputado no estado do Acre desde 1919. Porém, a competição só se tornou profissional apenas em 1989.

Ao longo dessa trajetória, já foram mais de 70 anos de bola rolando no estadual e atualmente a competição conta com a participação de 11 equipes, divididas em dois grupos, na busca da tão sonhada taça.

Quem organiza o campeonato é a Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), e o Campeão do torneio consegue vaga em importantes competições nacionais, como Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa Verde.

História do Campeonato Acreano

Cada jogo é uma história e no futebol isso não é diferente, por tanto, registros apontam que a bola começou a rolar para o futebol acreano na década de 20, porém de forma oficial a partir de 1989.

Nos dois primeiros anos de disputa amadora, a competição levava o nome de Campeonato Riobranquense de Futebol. Já no período entre 1921 a 1946, também amador, foi criada a Liga Acriana de Esportes Terrestres - LAET.

Uma nova etapa da competição estadual começou a partir de 1947, quando a Federação Acriana de Desportos - FAD assumiu o torneio e organização do campeonato durante 42 anos até a profissionaização, feita pela Federação de Futebol do Acre depois de 1989.

Vale destacar uma curiosidade aqui, que o Rio Branco foi o primeiro campeão da disputa na época da fase amadora, em 1919, enquanto o Atlético Clube Juventus se tornou o primeiro campeão da fase profissional, em 1989.

Jogadores do Juventus posados para a foto de campeão do Campeonato Acreano de 1989: (Foto: Revista Placar)

Marcas históricas

Entre as curiosidades e marcas que entraram para a história do Campeonato Acreano de Futebol, está a maior goleada da competição que aconteceu em 8 de março de 1958, quando o Independência aplicou 20 a 0 no Botafogo-AC, fato que aconteceu no Estádio José de Melo.

Mais uma marca interessante, tem relação com artilharia. Na era profissional, Juliano César, que vestiu a camisa do Rio Branco, é o maior artilheiro da competição após ter balançado as redes 122 vezes.

Ele figurou na artilharia do estadual em sete oportunidades ao longo de dez anos, entre as temporadas de 2003 e 2013.

Por fim, uma marca nada positiva. O Ypiranga está há mais de 100 anos sem vencer o estadual. A última conquista foi em 1920, um ano depois da criação do torneio na fase amadora.

Com mais de 50 anos sem ver a taça do estadual estão: A.A. Militar (91 anos), Duque de Caxias (79 anos), América Acreano (72 anos) e Grêmio Sampaio (54 anos).

Os maiores campeões do estadual

O Rio Branco é o time que lidera os maiores campões da disputa acreana, após ter conquistado 48 títulos em sua história na competição estadual.

Taça do Campeonato Acreano de 2021, que ficou com o Rio Branco-AC (Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com)

Depois dele, porém muito atrás está o Juventus que tem 14 títulos na bagagem, o último conquistado apenas em 2009.

Empatado na quantidade de títulos, completando o pódio dos maiores campeões da disputa estadual está o Independência, com 11 títulos conquistados.

Correndo por fora dessa briga entre os maiores campões, temos Atlético Acreano com nove conquistas, Vasco da Gama com dois títulos, e Americana, também com duas taças.

Com apenas uma taça em sua galeria de troféus temos:

  • Galvez;
  • Ypiranga;
  • ADESG;
  • Plácido de Castro;
  • A.A. Militar;
  • Duque de Caxias;
  • Grêmio Sampaio.

O último campeão é o que tem mais títulos na bagagem

O título da temporada 2021 do Campeonato Acreano de futebol ficou com o Rio Branco-AC, que conquistou mais um troféu da competição estadual.

A decisão aconteceu contra o Humaitá. As partidas decisivas foram realizadas no sistema de mata-mata, turno e returno.

No jogo de ida, o Rio Branco perdeu pelo placar mínimo de 1x0. Enquanto no jogo de volta, se recuperou e venceu o adversário pelo mesmo resultado jogando em casa.

A consequência disso? Penalidades máximas. E foi exatamente o que aconteceu! A vitória foi decretada para o Rio Branco após acertar quatro cobranças, contra apenas duas convertidas pelo seu adversário.

Contando como um todo, esse foi o 48º título que a equipe de Rio Branco conquistou na competição estadual. Um desempenho de dar inveja aos seus rivais.

Rio Branco-AC comemorando mais um título da competição estadual (Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com)

Formato atual da competição

Diferente de alguns anos, a temporada 2022 do Campeonato Acreano será no sistema de pontos corridos, em turno único durante a primeira fase da competição.

Participam do torneio 11 equipes, dividas em dois grupos. Um com seis times enquanto o outro possui cinco.

As três equipes melhores colocadas de cada grupo avançam para a segunda fase do Campeonato Acreano, que funciona no mesmo sistema da segunda fase, sendo em pontos corrido e turno único.

Para determinar o campeão da disputa, a equipe melhor colocada nessa segunda fase ergue o caneco da competição estadual e entra na lista dos campeões.

No regulamento divulgado pela FFAC, nesta temporada não haverá rebaixamento de nenhum clube. Desde 2019 a segunda divisão não é realizada.

Expectativa da Temporada 2022

A bola já começou a rolar para o Campeonato Acreano de futebol. A primeira rodada da competição, pela primeira fase do torneio aconteceu no dia 13 de fevereiro.

Rio Branco-AC x Plácido de Castro em disputa pelo Campeonato Acreano (Foto: Arquivo pessoal/Manoel Façanha)

Essa fase do campeonato, que conta com seis rodadas está prevista para ser concluída em 23 de março, quando serão conhecidos os times que vão avançar para a etapa seguinte.

Participam da edição 2022 do Campeonato Acreano os seguintes clubes:

Grupo A

  • Adesg
  • Atlético-AC
  • Náuas
  • Plácido de Castro
  • Rio Branco-AC
  • Vasco-AC

Grupo B

  • Galvez
  • Humaitá
  • São Francisco-AC
  • Andirá
  • Independência

O que se espera é mais uma vez o Rio Branco vindo forte na disputa em busca de avançar para a próxima fase. Atlético Acreano, Independência e Humaitá, que perdeu a final no último ano, devem dificultar a vida do favorito ao título.

Para quem vai sua aposta? Aproveite para ficar bem informado sobre o mundo da bola, além de outros esportes ao redor do mundo aqui no Bets.

Compartilhe esse conteudo