O campeonato Acreano de futebol é um torneio estadual disputado no estado do Acre desde 1919. Porém, a competição só se tornou profissional apenas em 1989.
Ao longo dessa trajetória, já foram mais de 70 anos de bola rolando no estadual e atualmente a competição conta com a participação de 11 equipes, divididas em dois grupos, na busca da tão sonhada taça.
Quem organiza o campeonato é a Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), e o Campeão do torneio consegue vaga em importantes competições nacionais, como Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa Verde.
História do Campeonato Acreano
Cada jogo é uma história e no futebol isso não é diferente, por tanto, registros apontam que a bola começou a rolar para o futebol acreano na década de 20, porém de forma oficial a partir de 1989.
Nos dois primeiros anos de disputa amadora, a competição levava o nome de Campeonato Riobranquense de Futebol. Já no período entre 1921 a 1946, também amador, foi criada a Liga Acriana de Esportes Terrestres - LAET.
Uma nova etapa da competição estadual começou a partir de 1947, quando a Federação Acriana de Desportos - FAD assumiu o torneio e organização do campeonato durante 42 anos até a profissionaização, feita pela Federação de Futebol do Acre depois de 1989.
Vale destacar uma curiosidade aqui, que o Rio Branco foi o primeiro campeão da disputa na época da fase amadora, em 1919, enquanto o Atlético Clube Juventus se tornou o primeiro campeão da fase profissional, em 1989.
Marcas históricas
Entre as curiosidades e marcas que entraram para a história do Campeonato Acreano de Futebol, está a maior goleada da competição que aconteceu em 8 de março de 1958, quando o Independência aplicou 20 a 0 no Botafogo-AC, fato que aconteceu no Estádio José de Melo.
Mais uma marca interessante, tem relação com artilharia. Na era profissional, Juliano César, que vestiu a camisa do Rio Branco, é o maior artilheiro da competição após ter balançado as redes 122 vezes.
Ele figurou na artilharia do estadual em sete oportunidades ao longo de dez anos, entre as temporadas de 2003 e 2013.
Por fim, uma marca nada positiva. O Ypiranga está há mais de 100 anos sem vencer o estadual. A última conquista foi em 1920, um ano depois da criação do torneio na fase amadora.
Com mais de 50 anos sem ver a taça do estadual estão: A.A. Militar (91 anos), Duque de Caxias (79 anos), América Acreano (72 anos) e Grêmio Sampaio (54 anos).
Os maiores campeões do estadual
O Rio Branco é o time que lidera os maiores campões da disputa acreana, após ter conquistado 48 títulos em sua história na competição estadual.
Depois dele, porém muito atrás está o Juventus que tem 14 títulos na bagagem, o último conquistado apenas em 2009.
Empatado na quantidade de títulos, completando o pódio dos maiores campeões da disputa estadual está o Independência, com 11 títulos conquistados.
Correndo por fora dessa briga entre os maiores campões, temos Atlético Acreano com nove conquistas, Vasco da Gama com dois títulos, e Americana, também com duas taças.
Com apenas uma taça em sua galeria de troféus temos:
- Galvez;
- Ypiranga;
- ADESG;
- Plácido de Castro;
- A.A. Militar;
- Duque de Caxias;
- Grêmio Sampaio.
O último campeão é o que tem mais títulos na bagagem
O título da temporada 2021 do Campeonato Acreano de futebol ficou com o Rio Branco-AC, que conquistou mais um troféu da competição estadual.
A decisão aconteceu contra o Humaitá. As partidas decisivas foram realizadas no sistema de mata-mata, turno e returno.
No jogo de ida, o Rio Branco perdeu pelo placar mínimo de 1x0. Enquanto no jogo de volta, se recuperou e venceu o adversário pelo mesmo resultado jogando em casa.
A consequência disso? Penalidades máximas. E foi exatamente o que aconteceu! A vitória foi decretada para o Rio Branco após acertar quatro cobranças, contra apenas duas convertidas pelo seu adversário.
Contando como um todo, esse foi o 48º título que a equipe de Rio Branco conquistou na competição estadual. Um desempenho de dar inveja aos seus rivais.
Formato atual da competição
Diferente de alguns anos, a temporada 2022 do Campeonato Acreano será no sistema de pontos corridos, em turno único durante a primeira fase da competição.
Participam do torneio 11 equipes, dividas em dois grupos. Um com seis times enquanto o outro possui cinco.
As três equipes melhores colocadas de cada grupo avançam para a segunda fase do Campeonato Acreano, que funciona no mesmo sistema da segunda fase, sendo em pontos corrido e turno único.
Para determinar o campeão da disputa, a equipe melhor colocada nessa segunda fase ergue o caneco da competição estadual e entra na lista dos campeões.
No regulamento divulgado pela FFAC, nesta temporada não haverá rebaixamento de nenhum clube. Desde 2019 a segunda divisão não é realizada.
Expectativa da Temporada 2022
A bola já começou a rolar para o Campeonato Acreano de futebol. A primeira rodada da competição, pela primeira fase do torneio aconteceu no dia 13 de fevereiro.
Essa fase do campeonato, que conta com seis rodadas está prevista para ser concluída em 23 de março, quando serão conhecidos os times que vão avançar para a etapa seguinte.
Participam da edição 2022 do Campeonato Acreano os seguintes clubes:
Grupo A
- Adesg
- Atlético-AC
- Náuas
- Plácido de Castro
- Rio Branco-AC
- Vasco-AC
Grupo B
- Galvez
- Humaitá
- São Francisco-AC
- Andirá
- Independência
O que se espera é mais uma vez o Rio Branco vindo forte na disputa em busca de avançar para a próxima fase. Atlético Acreano, Independência e Humaitá, que perdeu a final no último ano, devem dificultar a vida do favorito ao título.
Para quem vai sua aposta? Aproveite para ficar bem informado sobre o mundo da bola, além de outros esportes ao redor do mundo aqui no Bets.