O atleta inglês Callum Eddie Graham Wilson é um jogador de futebol profissional contratado atualmente pelo clube inglês, Newcastle United FC, desde 2020. O jogador atua dentro de campo como atacante, com a camisa Nº 9. Callum tem 1,80m de altura, pesa aproximadamente 66 kg e é um jogador destro.

Além de representar seu clube inglês, o atleta também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da Inglaterra desde 2014, quando iniciou seus jogos mundiais pela seleção SUB-21.

O jogador Callum Wilson nasceu no dia 27 de fevereiro de 1992, na cidade de Coventry, em West Midlands, Inglaterra.

(en.wikipedia.org) - Logomarca Clube Newcastle

Ele é descendente de pai jamaicano e mãe inglesa. Sua infância foi difícil, visto que seu pai abandonou a família, quando Callum era bem pequeno. Sua mãe assumiu sozinha toda a família, com grandes sacrifícios.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

O jogador Callum Wilson, com 22 anos de idade, acabou sendo convidado pela primeira vez, para fazer parte da equipe da seleção SUB-21 da Inglaterra, a fim de disputar jogos amistosos contra a seleção de Portugal e França, no mês de novembro de 2014.

O craque realizou sua primeira participação em um jogo do dia 17 de novembro, em uma disputa contra a França, que naquele dia venceu a partida por 3x2.

Posteriormente, Callum Wilson foi convocado pela primeira vez para integrar a equipe da seleção principal inglesa, em novembro de 2018, para disputar um amistoso contra os EUA e também um outro jogo contra a Croácia, pelo campeonato da Liga das Nações UEFA.

Callum realizou sua estreia no dia 15 de novembro de 2018 em um enfrentamento contra os EUA. E aos 77 minutos de jogo, o craque marcou seu gol colaborando muito para a seleção inglesa terminar aquela partida em 3x0, no Estádio Wembley.

Callum Wilson da Inglaterra comemora após marcar o terceiro gol de sua equipe durante o amistoso internacional entre Inglaterra e Estados Unidos no Estádio de Wembley em 15 de novembro de 2018 em Londres, Reino Unido. (Foto por Shaun Botterill/Getty Images)

Com aquele gol marcado, Callum acabou se tornando o primeiro jogador do clube AFC Bournemouth a marcar um gol pela seleção da Inglaterra.

PRIMEIROS CLUBES.

COVENTRY CITY FC - (futebol amador)

Durante a infância de Callum Wilson, sua mãe o colocou em uma associação esportiva local perto de sua casa, a Coventry City FC, para receber os primeiros treinamentos no futebol. Ali, por volta do ano 2008, Wilson passou a treinar futebol com a equipe juvenil e posteriormente passou a jogar pelas categorias de base, sempre se dedicando muito, e querendo realizar seu sonho, de dar uma vida melhor para sua mãe e seus irmãos.

COVENTRY CITY FC -

Callum Wilson fez a sua estreia como um jogador profissional, sênior, pela Associação esportiva Coventry City, no dia 12 de agosto de 2009, quando foi realizado um jogo, pela Copa da Liga, contra o Hartlepool United, que venceu a disputa por 1x0.

(coventrytelegraph.net/sport) Callum Wilson, em 2014, comemora seu gol contra o Brentford, na vitória de 3x1 para o Coventry.

Naquela época, o craque inglês assinou seu primeiro contrato profissional, no dia 16 de março de 2010. Isso o motivou a permanecer junto à equipe do Coventry, por mais uma temporada inteira.

O jovem jogador se dedicou com tanto entusiasmo durante aquele período, que Callum Wilson se tornou o primeiro jogador da equipe Coventry City, a conquistar um prêmio nacional como o melhor atleta aprendiz do ano de 2010.

Uma nova estreia também foi alcançada por Callum. Em um jogo que aconteceu em dezembro de 2010, contra o Queens Park Rangers, o jovem atleta foi convocado para entrar em campo no 2º tempo de jogo, e assim estreou jogando pela Liga pela primeira vez. E a primeira participação de Wilson na temporada de 2012/2013, ocorreu em um jogo contra o Carlisle United, que venceu o Coventry por 1x0.

Durante a temporada de 2013/2014, Callum Wilson passou a viver uma nova fase em seu futebol. Ele se firmou bastante como um jogador titular da equipe, e seu potencial de liderança cresceu bastante.

Callum Wilson passou a fazer uma parceria forte e constante em seus ataques dentro de campo, com seu colega de equipe, o atacante Leon Clarke. Juntos, os dois atacantes produziram muitos gols junto com o restante da equipe.

Depois de um certo tempo, após terem disputado apenas 11 jogos durante aquele campeonato, Callum Wilson já havia marcado 10 gols, disparando na frente em sua pontuação pelo ranking da Liga 1.

Durante aquela temporada Callum Wilson finalizou suas disputas como sendo o 3º melhor artilheiro da Liga 1, atingindo um total de 22 gols.

Aquela marca de gols garantiu ao jogador uma vaga na equipe da Liga 1, PFA, Professional Footballers Association, mesmo tendo ficado em recuperação por 2 meses, devido a graves lesões que apareceram decorrentes de tombos que o jogador sofreu dentro de campo, e que deslocou seu ombro, no ano de 2014.

No mês de março, Callum Wilson também conquistou outro prêmio, como melhor jogador do mês da Liga 1. Também foi seu o prêmio de melhor artilheiro do clube Coventry, e melhor jogador da temporada, escolhido pelas torcidas organizadas.

AFC BOURNEMOUTH -

Depois de permanecer no clube Coventry por mais de 4 anos, e de ter jogado em alguns outros clubes rapidamente, por empréstimo, Callum Wilson passou a ingressar no clube inglês, AFC Bournemouth, e assinou um contrato com o clube, por valores não revelados, mas que alguns acreditam que pode beirar os 3 milhões de libras.

Durante a estreia do jogador, ele fez 2 gols em um jogo contra o rival Huddersfield Town, que foi derrotado por 4x0.

Naquela primeira etapa da temporada de Wilson junto ao clube, o atleta contribuiu muito para fazer o clube ganhar a promoção para ingressar na Premier League, pela primeira vez em toda a história do clube.

Com aquela conquista, o craque inglês tornou-se o principal artilheiro da equipe naquela temporada, depois de ter garantido 20 gols na Liga.

Wilson também foi o único atleta do clube Bournemouth a garantir gols em todas as competições nacionais. Ele garantiu também o gol da vitória durante a 4ª rodada de jogos pela Copa da Liga, quando desempatou um jogo difícil, na briga com o rival West Bromwich Albion, que acabou sendo derrotado no final do jogo por 2x1.

No dia 22 de agosto de 2015, Wilson conseguiu uma proeza e tanto dentro de campo, quando realizou seu hat trick contra o oponente West Ham United, garantindo assim seus 3 primeiros gols na Premier League.

NEWCASTLE UNITED -

No dia 7 de setembro de 2020, Callum Wilson decidiu ingressar no clube inglês, Newcastle United, e assinou um contrato com validade de 4 anos, também com seus valores não divulgados para o público.

Callum Wilson, do Newcastle United, comemora depois de marcar o segundo gol do seu lado durante a partida da Premier League entre Everton e Newcastle United no Goodison Park em 30 de janeiro de 2021 em Liverpool, Inglaterra. (Foto de Clive Brunskill/Getty Images)

Porém, alguns comentaristas ligados à BBC Sport chegaram a arriscar alguns palpites, e mencionaram valores em torno de 20 milhões de libras, abrindo assim a possibilidade de ter sido talvez a 3ª maior negociação, envolvendo um jogador de futebol, realizada pelo clube Newcastle.

Callum Wilson realizou sua estreia no dia 12 de setembro de 2020 e já garantiu seu 1º gol contra o rival West Ham United, em uma vitória de 2x0 fora de casa. E pouco tempo depois no dia 30 de janeiro de 2021, o craque inglês marcou o seu gol de Nº 50, pela Premier League, em mais uma vitória contra o clube Everton, com resultado final de 2x0.

Compartilhe esse conteudo