Neste jogo da 1ª rodada pelo Campeonato Bundesliga de futebol, na temporada 2022/2023, que aconteceu neste sábado, dia 6 de agosto, a equipe do treinador Daniel Farke viveu uma grande emoção depois de conquistar a vitória por 3 x 1, contra o rival TSG 1899 Hoffenheim. A equipe Borussia Monchengladbach jogou em casa, no Estádio Borussia Park, para mais de 49.350 torcedores, que lotaram o estádio alemão. A partida foi comandada pelo árbitro Daniel Siebert.
O jogo teve início às 10:30 da manhã, com grandes lances e jogadas bem ensaiadas. Durante a partida, ficou bem evidente a ótima preparação de ambas as equipes. Pelo fato de estar jogando em casa, o Borussia Monchengladbach pôde contar com algumas vantagens, como o apoio da torcida, por exemplo, que marcou uma forte presença no local.
O treinador do TSG 1899 Hoffenheim, André Breitenreiter, havia também montado uma bela equipe, com alguns novos craques recém contratados, e isso foi um fator fundamental para manter o bom equilíbrio entre os times, e o alto nível técnico mostrado por ambos.
Apesar de estar jogando em casa, o Gladbach começou a disputa levando um gol aos 25 minutos iniciais de jogo, para o desespero da torcida. O atacante camisa 29, Robert Skov, abriu o placar a favor do TSG, em um belíssimo gol de pé esquerdo, depois de receber uma assistência perfeita do também atacante Andrej Kramaric.
Porém, o Gladbach não se deixou intimidar pela pressão, e reagiu rapidamente. Depois de um cruzamento perfeito batido de escanteio, o defensor Ko Itakura mandou de cabeça uma bola para a área, que o craque Ramy Bensebaini soube aproveitar muito bem, acertando um lance perfeito de bicicleta, que garantiu o 1º gol para o Gladbach, aos 42 minutos de jogo.
Depois do intervalo, um outro lance envolvendo o atacante camisa 10, Marcus Thuram, acabou garantindo o 2º gol. Após uma troca intensa de passes entre jogadores, o atacante Alassane Pléa mandou uma bela assistência para Marcus Thuram, que estava muito bem colocado.
Thuram, agindo com inteligência e sutileza, esperou a saída do goleiro Oliver Baumann, que se adiantou muito para fora do gol e foi surpreendido com um lance de Thuram por cima, garantindo aquele gol da virada.
E finalmente, poucos minutos depois, aos 78’, o zagueiro Nico Elvedi, garantiu o 3º gol da disputa. Embora as duas equipes tenham tido ótimas oportunidades de gols, o Gladbach acabou atuando mais ofensivamente dentro de campo, e finalizando melhor as jogadas ensaiadas.
Existem alguns comparativos interessantes sobre as duas equipes rivais, de acordo com o levantamento feito por especialistas esportivos. Por exemplo:
Fazendo uma análise dos 16 últimos jogos entre o TSG e o Gladbach, pode-se notar que os
Die Borussen venceram por 5 vezes, empataram 8 vezes e o TSG venceu 3, quando jogaram na casa do Gladbach. O TSG não sofreu nenhuma derrota em seus últimos 6 jogos. E o Gladbach também não sofreu nenhuma derrota nas suas últimas 8 disputas.
Quando o TSG Hoffenheim perde por 1-0 fora, eles vencem em 20% dos seus jogos. Mas quando o Gladbach inicia um jogo perdendo por 1x0, em casa, geralmente eles conseguem vencer em 11 % dos jogos.
O Borussia Monchengladbach enfrentará o rival Schalke 04, no dia 13 de agosto, na Veltins Arena, e o TSG 1899 vai jogar em casa, no mesmo dia, contra o Bochum, na Arena Pré Zero.