O atleta inglês Bukayo Ayoyinka Saka é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube Arsenal FC, da Premier League, desde 2018, quando o craque assinou um contrato, e que deve vigorar até 30 de junho de 2024.

O jogador é assessorado atualmente pela agência empresarial de atletas profissionais, a Elite Project Group Ltda, e seu valor de mercado hoje é de € 65 milhões de euros.

(en.wikipedia.org) Logomarca Arsenal FC.

O craque Bukayo Saka joga com a camisa Nº 7, e atua dentro de campo na posição de ala, lateral esquerdo ou meio campista. Ele tem 1,78m de altura, pesa aproximadamente 65 kg e é um jogador canhoto.

Apesar de ainda ser bem jovem, o craque Saka, além de representar muito bem o seu clube inglês, também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Inglaterra desde 2017, quando começou a disputar jogos mundiais, pela seleção SUB-16, aos 16 anos de idade.

Bukayo Saka nasceu no dia 5 de setembro de 2001, na cidade de Ealing, no distrito oeste de Londres.

Ele tem uma opinião formada sobre os jogadores que ele mais admira e que mais influenciaram sua carreira.

Entre alguns nomes que ele destaca como sendo o seu favorito é o do francês Thierry Daniel Henrique, um dos maiores atacantes de todos os tempos dentro da Premier League, e atual assistente técnico da seleção da Bélgica. Thierry se tornou um dos primeiros a serem alistados no Hall da Fama pela Liga inglesa, em 2021.

Alexis Sanchez e o brasileiro David Luiz também foram citados pelo craque como sendo um grande referencial para ele.

INFLUÊNCIAS FAMILIARES.

O jovem craque é um cidadão inglês, nascido de pais Nigerianos. Seus pais saíram da Nigéria para Londres a fim de obterem uma vida melhor para seus filhos e tentar um futuro brilhante.

O atleta sempre elogia seu pai, que foi a pessoa que mais o incentivou na carreira esportiva, e que sempre direcionou o filho no caminho certo, para se manter humilde, ao passo que as coisas fossem acontecendo.

Bukayo Saka frequentou a escola juvenil Edward Betham Church, antes de frequentar a Greenford High School, onde ali conseguiu ótimas notas em seus GCSEs, atingindo em seu histórico escolar 4 notas A.

(mercados africanos.com) O craque Bukayo Saka defendendo o Arsenal, em 2019.

PRIMEIROS CLUBES.

GREENFORD CELTIC - (futebol amador)

Os primeiros treinamentos que Bukayo começou a receber desde criança, aconteceram no clube londrino Greenford Celtic, na idade de aproximadamente 5 anos.

WATFORD FOOTBALL CLUB - (amador)

Depois de receber treinamentos pela modalidade juvenil de futebol, através do clube Watford, o clube de futebol preferido do astro do piano Elton John, o jovem jogador passou a frequentar a academia de futebol amador do clube inglês,

Arsenal FC, aos 7 anos de idade.

(twitter.com) Bukayo Saka a esquerda, quando jogava pelo clube Watford, em 2007.

ARSENAL FC - (futebol amador e profissional)

Depois de se aprimorar bastante junto à equipe do Arsenal FC, Bukayo Saka, então com 17 anos, passou a integrar o time de jogadores reservas do clube Arsenal pelo time SUB-23, como um jogador semiprofissional.

Porém no dia 29 de novembro de 2018, o jogador realizou sua estreia oficial pela equipe principal do clube, em uma partida contra o clube ucraniano, FC Vorskla Poltava.

Como de costume para atletas novatos, Bukayo entrou em campo como um substituto do colega Aaron Ramsey, aos 68 minutos. No dia 13 de dezembro de 2018, fez sua estreia na Liga Europa jogando contra o clube do Azerbaijão, Qarabag.

E no dia 1º de janeiro de 2019, realizou sua estreia pela Premier League jogando contra o clube Fulham FC, que foi derrotado por 4x1.

Bukayo Saka se tornou o 1º jogador de futebol, nascido durante o século 21, a ter jogado uma partida pela Premier League.

(standard.co.uk) Bukayo Saka jogando pelo Arsenal no dia 6 de março de 2022.

TEMPORADA DE 2019/2020.

O grande craque garantiu seu primeiro gol como profissional no dia 19 de setembro, em um tiro de longa distância contra o alemão Eintracht Frankfurt, pela UEFA Europa League. Naquele jogo com a vitória do Arsenal, por 3x0, Saka ainda gerou 2 assistências perfeitas.

Durante a 4ª rodada de jogos pela FA Cup no dia 27 de janeiro de 2020, Bukaio abriu o placar do jogo, que o Arsenal venceu por 2x1, contra o Bournemouth, e ainda gerou mais uma assistência, que levou o time a fazer o 2º gol da partida. Aquele gol de Saka acabou sendo considerado pela rede BBC como o grande gol da rodada.

No dia 1º de julho de 2020, depois de brilhar dentro de campo, o Arsenal ofereceu ao craque um novo contrato de longo prazo, que foi assinado pelo craque, depois de receber diversos elogios do técnico da equipe, Mikel Arteta.

TEMPORADA 2020/2021.

No dia 29 de agosto de 2020, Bukayo foi fundamental na vitória que o Arsenal aplicou sobre o Liverpool por 5x4, pelos pênaltis. Antes dos pênaltis, o craque havia realizado uma assistência perfeita, para Pierre Emerick marcar o primeiro gol a favor do Arsenal, aos 12 minutos, mas depois o Liverpool marcou também, terminando a partida com empate em 1x1.

No dia 26 de dezembro de 2020, Saka marcou seu 3º gol pela Premier League, na sua 40ª partida, ao vencer o Chelsea, por 3x1. Saka foi nomeado como o jogador do mês pelo site do Arsenal.

No dia 6 de março de 2021, Bukayo realizou sua 50ª participação em jogos pela Premier League e pelo Arsenal, em um confronto contra o Burnley. Com essa marca, Saka se tornou o 2º atleta mais jovem dentro do Arsenal, atingindo esse recorde. E no dia 15 de abril, o Arsenal conseguiu chegar até as quartas de final derrotando o Slavia Praga, pela Liga Europa.

 TEMPORADA 2021/2022.

Bukayo logo marcou seu gol no início da nova temporada de 2021/2022, em um jogo contra o West Bromwich Albion durante a 2ª rodada de jogos da EFL Cup, que terminou em 6x0.

No dia 30 de outubro de 2021, o craque realizou sua 100ª participação pelo Arsenal jogando contra o Leicester City, que terminou em 2x0 na vitória do Arsenal e com uma bela assistência realizada por Saka.

No dia de Boxing Day, de 2021, Saka realizou seu primeiro biz na vitória do clube Arsenal, ao derrotar o Norwich City por 5x0. Com aquele resultado, ele se tornou o 2º mais jovem atleta a marcar 10 gols em disputas pela Premier League, defendendo o Arsenal.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

No dia 1º de junho de 2021, Saka foi convocado para integrar o elenco de 26 melhores jogadores da UEFA Euro 2020. E durante um jogo amistoso contra a Áustria o craque garantiu seu primeiro gol pela seleção da Inglaterra, que foi o único gol realizado naquela vitória de 1x0.

Durante a fase de grupos da Euro 2020 da Inglaterra, que ocorreu no dia 22 de junho, contra a República Tcheca, Saka foi o jogador titular naquela 3ª partida, e foi escolhido como o homem do jogo.

Durante a cobrança de um pênalti, que seria o 5º e último pênalti contra a Itália, valendo a vitória do torneio, na final da Eurocopa de 2021, o jovem Saka foi escolhido para a cobrança. Porém o goleiro Gianluigi Donnarumma estava muito bem colocado, e pegou aquele chute.

Com esse resultado final, a Itália venceu o torneio e a Inglaterra foi desclassificada.

Logo após aquela cobrança, Saka foi vítima de vários xingamentos racistas, dentro de campo, e também nas redes sociais.

Porém, o craque não se deixou abalar e seguiu em frente, realizando mais gols.

Compartilhe esse conteudo