Avaí e Novorizontino se enfrentam pelo Brasileirão Série B nesta segunda-feira (11/09/2023) no Estádio da Ressacada (Florianópolis). Abaixo você confere as melhores estatísticas para suas apostas.
AVAÍ DEIXA A ZONA DE REBAIXAMENTO DEPOIS DE MUITA LOJA
Depois de muita luta, o Avaí finalmente conseguiu deixar a zona de rebaixamento da Série B. No 16º lugar, o time tem apenas quatro vitórias nas últimas 21 rodadas (8D, 9E), mas as quatro foram nas últimas 10 (2D, 4E), o que explica a equipe estar na beira do Z-4 por viver um torneio ruim, mas conseguir sair da zona da degola e viver atualmente uma boa fase. O curioso é que cinco dos últimos seis triunfos foram com clean sheets, enquanto seis das últimas 10 derrotas foram sem marcar gols. Confiante, o Avaí chega para o duelo com apenas um revés nos últimos sete compromissos (2V, 4E), com quatro vitórias, três delas com clean sheets, nas últimas 10 rodadas (2D, 4E), além de resultados expressivos como vencer o Criciúma em casa e empatar com o Vila Nova-GO fora, times que estão lutando pelo acesso na parte de cima da tabela.
No entanto, o retrospecto geral ainda desanima bastante. Afinal, o desempenho dos catarinenses como mandante que animava no início do ano, agora está na direção oposta, e o time venceu apenas quatro dos últimos 15 jogos em casa (6E, 5D), e como visitante, a situação também está desanimadora, com somente três triunfos nas últimas 19 partidas (9D, 7E).
NOVORIZONTINO SE RECUPERA VINDO DE SEIS VITÓRIAS CONSECUTIVAS
Depois de perder sua invencibilidade de quatro partidas (2V, 2E) que teve três clean sheets seguidos no processo, e também sua invencibilidade como mandante nesta temporada (9V, 4E), ao perder em casa para o CRB, o Novorizontino se recuperou com seis vitórias seguidas com clean sheets (conseguindo nove vitórias sem sofrer gols em 11 partidas), antes de vencer a sétima consecutiva, desta vez sem clean sheet. Depois da corrida espetacular, porém, que fez os paulistas até assumirem a liderança da Série B, o time entrou numa nova sequência, agora negativa, sem vencer por quatro rodadas (3D, 1E).
Nas três jornadas seguintes, porém, a equipe se recuperou e encerrou o tabu com três vitórias seguidas, duas delas com clean sheets, antes de voltar a perder nas duas rodadas posteriores, ambas por 1 a 0. Depois, venceu dois jogos e perdeu dois, somando quatro reveses e apenas dois triunfos nas últimas seis partidas. No quarto lugar, está apenas quatro pontos atrás do líder.
O time tem apenas 10 reveses nos últimos 35 jogos (19V, 6E), sendo 16 dessas 19 vitórias sem sofrer gols, só três derrotas em casa no ano (16V, 4E) e um ataque com média de quase 1,5 gol por jogo (65 em 47 duelos) em 2023. Não à toa, a equipe vive em 2023, uma realidade bem diferente do ano passado, quando escapou do rebaixamento para a Série C no desespero na última rodada de sua estreia na segunda divisão brasileira.
Artilheiro da Série B na última temporada, Gabriel Poveda marcou o último gol do Avaí no torneio. Destaque do Ituano em 2022, Aylon agora é um dos principais jogadores de outro time do interior paulista e a grande esperança de gol do Novorizontino, sendo o artilheiro da equipe na temporada, com 11 gols. Onze dos últimos 30 gols sofridos pelo Avaí ocorreram antes dos 40 minutos de jogo. Do outro lado, 16 das últimas 19 vitórias do Novorizontino foram com clean sheets.