Em momentos diferentes na temporada, São Paulo e Fortaleza se enfrentam pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro no Morumbi. O Tricolor Paulista vem em queda no torneio nacional, figurando na parte de baixo da tabela nas últimas três rodadas, tendo conquistado apenas uma vitórias nas últimas oito partidas na Série A, com seu ataque passando em branco em quatro duelos nesta sequência.
A explicação para esse momento da equipe do técnico Rogério Ceni é o foco nas outras competições que ainda disputa: Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Para este duelo diante do Leão do Pici, por exemplo, o São Paulo pode ir com cautela, já que no meio da semana tem o jogo de ida da semifinal da Sul-Americana diante do Atlético-GO. No lado cearense, o foco é total no Brasileirão depois da equipe do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda ser eliminada pelo Fluminense na Copa do Brasil. Isso aconteceu em um momento de crescimento de rendimento do Leão do Pici, que emplacou quatro vitórias seguidas na Série A, deixando a lanterna do torneio, saindo da zona de rebaixamento e se aproximando do meio da tabela.
São Paulo inicia mostrando um excelente trabalho de equipe. Trocando alguns passes curtos e passes um-dois, esperando abrir a defesa adversária para encaixar uma jogada. Jonathan Calleri (São Paulo) bate para o gol, mas ele mira seu chute muito longe do poste esquerdo. A bola passa pela linha de fundo e Fortaleza tem um tiro de meta.
O Fortaleza vive momento melhor na partida e o time chega com Juninho Capixaba que chutou com grande categoria após receber um passe primoroso dentro da área. Ele criou espaço e chutou no lado esquerdo do gol, sem chances para o goleiro.
Giuliano Galoppo (São Paulo) pulou dentro da área para encontrar o escanteio e colocar com a cabeça na direção do canto esquerdo, mas o goleiro consegue uma defesa impressionante e o impede de marcar. Momentos finais do primeiro tempo e o Fortaleza tem a posse de bola e controla a partida neste momento. Seus jogadores trocam passes precisos, até que o árbitro finaliza o primeiro tempo.
Início do segundo tempo e José Welison (Fortaleza) avança e dispara um chute forte de longa distância, mas a bola sobe alto demais. Jonathan Calleri (São Paulo) tem uma grande chance dentro da pequena área e chuta no meio do gol, mas Miguel Fernando faz uma sensacional defesa e frustra a jogada. Reinaldo (São Paulo) coloca um cruzamento perigoso dentro da área, mas a bola é afastada por um dos zagueiros. Os times não mostram um bom nível técnico na partida e com isso não conseguem produzir chances claras de gol. O Fortaleza está conformado com o resultado e o São Paulo não apresenta forças para buscar o resultado positivo. Quando o relógio marca cinquenta e um minutos o árbitro apita pela última vez e encerra a partida.