A zona de rebaixamento ainda assombra, mas o sonho por uma vaga na próxima Copa Libertadores é o que move Red Bull Bragantino e Santos neste momento no Campeonato Brasileiro. Mais abaixo na tabela, o Massa Bruta está longe de ser aquele Bragantino de 2021 que chegou a liderar a Série A e ficou todo o torneio no G6. Em 2022, o Braga iniciou com altos e baixos e ficou o segundo turno flutuando no meio da tabela.
Já o Santos está no outro extremo, tendo a terceira melhor defesa do Brasileirão (29 gols sofridos), mesmo concedendo pelo menos um gol nas últimas três partidas. Ao todo nesta Série A, o Peixe soma dez clean sheets, metade deles resultando em vitórias para a equipe alvinegra.
Os altos e baixos do Santos são evidenciados nos resultados recentes, com apenas um empate nas últimas 11 partidas (4V, 6D), o que deixa também o Peixe nadando no meio da tabela, algo que é a realidade santista desde 8ª rodada, tendo a equipe do interior paulista liderado este Brasileirão na 3ª rodada.
O Bragantino vai pra cima nesse início de partida. Artur manda o cruzamento por cima para dentro da grande área. Infelizmente para ele, a defesa adversária lida confortavelmente com o cruzamento e intercepta a bola longa.
Lucas Braga (Santos) tenta a sorte da entrada da área após receber um passe preciso! Cleiton faz uma defesa confortável para impedir que o chute entre no centro do gol. Nathan (Santos) se estica para aproveitar o rebote dentro da área, mas é capaz apenas de mandar a bola bem por cima do gol. A bola está fora do gramado e é tiro de meta para Red Bull Bragantino.
O passe curto encontra Lucas Braga (Santos). Ele vê o goleiro fora de posição e arrisca de média distância, mas a bola voa bem por cima do travessão. Guilherme Camacho (Santos) dispara a bola de muito longe e ela passa acima do travessão. A bola está fora do gramado e é tiro de meta para Red Bull Bragantino.
Helinho (Red Bull Bragantino) controla um ótimo passe e, apesar de ter várias opções, escolhe chutar de longa distância. A bola segue rasteira para o centro do gol, mas João Paulo está bem posicionado e faz uma defesa confortável.
Artur (Red Bull Bragantino) teve uma grande chance agora ao disparar de média distância. Seu poderoso voleio saiu baixo e em direção ao centro do gol, mas João Paulo estava alerta e defendeu de maneira brilhante. Paulo César Zanovelli sopra o apito e sinaliza o fim da ação neste primeiro tempo.
No primeiro lance de perigo na segunda etapa Guilherme Camacho (Santos) mostra um grande domínio para controlar o passe matador na ponta da área e dispara o chute no canto inferior esquerdo, com estilo, para abrir o placar.
O Red Bull Bragantino tenta responder com Artur recebe um passe preciso na entrada da área e arrisca um chute promissor. Mas a bola passa a centímetros da trave direita, para desespero da torcida. Logo na sequência Werik Popo (Red Bull Bragantino) sobe alto para aproveitar um levantamento em curva dentro da pequena área, mas seu cabeceio atinge apenas o travessão.
Aos vinte e três minutos o belo esforço individual de Ângelo Gabriel (Santos) termina com um chute de dentro da área. Ele manda a bola precisamente no lado esquerdo da meta e muda o placar para 0 a 2.
Aderlan (Red Bull Bragantino) fica com o rebote após um bate-rebate na entrada da área. Ele chuta de primeira, mas a tentativa é muito ruim e a bola passa longe da trave direita. Werik Popo (Red Bull Bragantino) se livrou bem da marcação dentro da área e chutou para o gol, mas a bola passou raspando o poste direito. Aos cinquenta e cinco minutos o árbitro encerra a partida.