Depois de sacramentar a presença nas finais da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, o Flamengo recebe o clássico diante do Fluminense no Maracanã, esquentando a briga dentro do G4 do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra vem em uma respeitável sequência de 19 partidas sem derrota em todas as competições (15V, 4E), mas está há dois duelos consecutivos no Brasileirão sem vitória (2E), abrindo margem para seus rivais diretos encostarem.
Mandante que mais pontuou no Brasileirão até o início desta rodada, o Fluminense vive altos e baixos fora de casa (4V, 4E, 4D) na competição, vindo de duas derrotas seguidas como visitante, ambas com o ataque passando totalmente em branco, fato que aconteceu outras duas vezes nesta Série A.
O jogo mal inicia e logo aos seis minutos o Fluminense já está com um a menos. David Braz consegue a façanha de receber o segundo amarelo e está fora da partida. Germán Cano (Fluminense) corre e domina o passe em profundidade. Ele tenta a sorte da entrada da área, mas o chute acaba subindo demais.
Pedro (Flamengo) recebe um passe na entrada da área e chuta, mas a bola passa a centímetros do poste direito. O Mengo aperta e Pedro encontra o cruzamento dentro da área, mas Fábio vence a batalha pela bola e a chance se perde.
Ganso (Fluminense) entra na área e é derrubado depois de uma tentativa de desarme por parte de um adversário, mas o árbitro assinala que não houve pênalti.
Pedro (Flamengo) pula alto para alcançar o cruzamento e acertar um cabeceio poderoso de curta distância. A bola vai a meia altura em direção ao centro do gol, mas Fábio faz uma boa defesa. Matheus Martins (Fluminense) dispara para dentro da área para aproveitar um passe e chutar rasteiro em direção ao centro do gol. Santos está alerta e bloqueia sua tentativa com uma bela defesa.
Em contra-ataque rápido do Fluminense, Gérman Cano tenta pegar o rebote dentro a área e é derrubado pelo goleiro, o árbitro sinaliza pênalti para o Flu. Ganso vai para a cobrança e manda com categoria no canto, deslocando o goleiro e abrindo o placar para o tricolor carioca. Aos cinquenta minutos o árbitro encerra a primeira etapa.
O Flamengo tenta descontar no início do segundo tempo. Um cruzamento preciso dentro da área encontra Pedro, cujo cabeceio vai para fora passando à esquerda do gol.
Martinelli mostra sua técnica elevada e faz um belo cruzamento alto para dentro da área. Nathan (Fluminense) consegue aproveitá-lo e convertê-lo em gol com um cabeceio no contrapé do goleiro. Após cruzamento na área Everton Cebolinha salva a bola na linha de fundo e no rebote Gabigol empurra para o fundo do gol, descontando para o Flamengo.
Já nos acréscimos Léo Pereira entrega um cruzamento perfeito para Victor Hugo (Flamengo), que tem a simples tarefa de marcar de curta distância, mas de alguma forma arremata à direita do gol. Gabigol (Flamengo) cria espaço e, de média distância, dispara um chute que passa bem longe do travessão. Mas já não há tempo para mais nada, pois o árbitro apita pela última vez e finaliza a partida.