O sonho de continuar na elite do Campeonato Brasileiro vai se moldando para o Cuiabá, que pode matematicamente garantir a vaga na Série A de 2023 nesta rodada caso vença o campeão Palmeiras e o Ceará perca seu confronto diante do Corinthians. Em caso de triunfo aqui, o Dourado iguala as dez vitórias conquistadas na última temporada no Brasileirão, quando teve 17 empates para ajudar na permanência na primeira divisão.
A vitória aqui também significa igualar no returno os mesmos 20 pontos da primeira metade da competição nacional, chegando ao total de 40 pontos que em 2021 não foram o bastante para os rebaixados Grêmio e Bahia, com o Juventude, o primeiro fora do Z4 2021, só se salvando com 46 pontos somados.
O Cuiabá pode se beneficiar também do clima de festa do campeão Palmeiras, algo que não foi visto, porém, na última rodada, quando o Verdão entrou em campo já sabendo que a taça estava matematicamente garantida (V 4-0 Fortaleza). O Verdão, inclusive, não perde há 20 partidas (14V, 6E), podendo completar aqui 20 duelos seguidos sem um revés fora de casa - contando partidas de 2021.
O Palmeiras coloca a bola em jogo. Rony (Palmeiras) cai depois de um desarme dentro da área, mas o árbitro imediatamente dispensa as reclamações de pênalti. Weverton faz uma boa defesa para impedir que a finalização de Deyverson (Cuiabá), após receber um passe preciso entre os zagueiros, resulte em gol. Ele foi buscar a bola no lado direito da meta e protagonizou um dos melhores lances da partida.
André Luís dispara um arremate promissor, mas que acerta o poste e acaba encontrando Jonathan Cafu (Cuiabá). Ele pega o rebote dentro da área e chuta rápido no alto da meta, sem chances para o goleiro, abrindo o placar. Alan Empereur (Cuiabá) fez um belo cruzamento para André Luís, mas Weverton saiu do gol para ficar com a bola.
Eduard Atuesta (Palmeiras) recebe um passe na entrada da área e finaliza no meio do gol. No entanto, ele não põe força suficiente no chute e Walter faz uma defesa fácil. Em cobrança de falta da entrada da área, Tabata (Palmeiras) desfere um chute potente que busca o lado esquerdo da meta. Mas Walter faz uma defesa incrível. Não há tempo para mais nada no primeiro tempo da partida quando o relógio marca exatos cinquenta minutos.
Logo aos cinco minutos do segundo tempo Weverton (Palmeiras) domina com perfeição um passe feito com inteligência para a entrada da área e chuta rápido para o gol! Infelizmente para ele, a bola toca apenas o travessão. Felipe Marques (Cuiabá) com um maravilhoso domínio após receber o passe dentro da área. O chute colocado vai na direção do alto do gol. Que defesa fantástica do goleiro.
A bola é jogada para dentro após a cobrança da falta e encontra a cabeça de Jose Lopez (Palmeiras), que sobe e manda um incrível cabeceio para dentro, no canto direito do gol, empatando a partida. Felipe Marques (Cuiabá) recebe um bom passe logo na entrada da área, dispara a finalização de uma posição promissora, mas o chute é impedido por um defensor. O árbitro checa o relógio e sopra o apito para o fim da partida.