Depois de se livrar da zona de rebaixamento durante todo o primeiro turno, o Avaí começou a segunda parte do Campeonato Brasileiro em queda de rendimento e sucumbiu aos resultados ruins, entrando no Z4, onde já está há cinco rodadas, com garantias de completar a sexta rodada seguida, já que está há três pontos do Coritiba, o primeiro fora da zona vermelha, mas com duas vitórias a menos.
Já o Atlético ainda está fazendo mistério na equipe, com possíveis alterações do meio para a frente, em busca de tornar a equipe com maior qualidade ofensiva, pois está distante do desempenho das equipes do G4, zona na qual o clube mineiro almeja (34 gols contra acima de 40 de Fluminense, Flamengo, Internacional e Palmeiras).
O Atlético-MG inicia a partida tocando a bola de pé em pé valorizando a posse de bola. Aos seis minutos Keno tem boa oportunidade. Ele chuta no canto direito do gol, mas o chute sai fraco facilitando a defesa do goleiro avaiano.
Numa cobrança de falta Rafael Vaz (Avaí) quase surpreende o goleiro com um chute por baixo da barreira. O goleiro teve sagacidade para fazer a defesa. Guilherme Bissoli Campos (Avaí) é acionado por um de seus companheiros com um belo cruzamento, mas o domínio de bola não é bom e a defesa afasta o perigo.
Avaí parece ter acertado o passo ao aproveitar a posse de bola. Eles esperam o momento certo para criar novas oportunidades de ataque. Willian (Avaí) tem uma grande chance dentro da pequena área e chuta rasteiro no centro do gol. Mas Everson faz uma sensacional defesa e frustra a jogada. Não há tempo para mais nada no primeiro tempo da partida.
O Avaí tenta abrir o placar neste segundo tempo com uma cobrança de falta. Mas o chute não sai exatamente como ele queria. Ademir, do Atlético-MG comete falta dura dentro da área. Pênalti para o Avaí. Guilherme Bissoli bate forte no meio gol e converte, abrindo o placar para o Avaí.
Cláudio Rodrigues Gomes (Atlético-MG) assume a cobrança da falta a meia distância, mas ele isola a bola muito acima do travessão. Raniele (Avaí) se livrou do marcador e alcançou a bola do escanteio, mas o belo cabeceio direcionado no canto direito é brilhantemente defendido no mergulho do goleiro.
O Avaí troca Alguns passes e bons movimentos do ao produzir passes curtos na tentativa de criar uma oportunidade de ataque e manter a posse de bola. Aos cinquenta e cinco minutos o árbitro encerra a partida no Estádio da Ressacada.