A zona de rebaixamento já consome o Avaí há quatro rodadas com a atual sequência de oito partidas sem uma vitória sequer (3E, 5D) no Campeonato Brasileiro explicando a rápida queda do Leão da Ilha na tabela de classificação do torneio nacional. Presente no G6 em três rodadas no início desta Série A, o Avaí flutuou no meio da tabela, mas o Z4 foi o destino com a atual má fase.
Nesta série, inclusive, um dos adversários foi o Athletico-PR (E 0-0), que atualmente vive o êxtase de ter sacramentado a classificação para a final da Copa Libertadores diante do Palmeiras para curar a ferida da eliminação da Copa do Brasil para o Flamengo, adversário na decisão de jogo único do torneio internacional.
Logo aos oio minutos Alex Santana (Athletico-PR) desperdiça uma chance promissora! Ele tenta a sorte com um chute de meia distância, mas a finalização acerta o travessão. Natanael (Avaí) recebeu um inteligente passe preciso que poderia se tornar uma oportunidade promissora, mas a defesa consegue afastar.
Paolo Guerrero (Avaí) chegou perto de marcar. Ele recebeu um passe dentro da área, mas poderia ter feito melhor do que chutar bem em cima de Bento Krepski. Bom trabalho de Avaí, que ganha um escanteio a seu favor. Natanael mostra sua categoria e faz um belo cruzamento alto para dentro da área. Willian (Avaí) consegue aproveitá-lo e convertê-lo em gol com um cabeceio no lado direito da meta.
Excelente corrida e chute de média distância de Vitor Naum (Athletico-PR), mas o zagueiro impede o gol praticamente certo ao colocar seu corpo na trajetória da bola. Ainda pelo time paranaense, Vitor Naum alcança o cruzamento na área e encontra algum espaço para o chute. Ele produz uma tentativa imprecisa que sai à esquerda do gol. Paulo César Zanovelli encerra o primeiro tempo ao soprar o apito.
Minutos iniciais do segundo tempo e David Terans (Athletico-PR) alcançou a bola e arriscou um chute potente de longa distância. O chute acertou em cheio o ângulo direito. Gledson, inconformado, apenas balança a cabeça.
O Avaí tenta responder com Natanael que estoura a bola da entrada da área, mas sua tentativa passa a poucos centímetros da trave direita. Pablo (Athletico-PR) cruza a bola na área, mas um dos jogadores de defesa afasta a ameaça. enato Da Silva Júnior (Avaí) tenta de longe, mas Bento Krepski faz uma defesa segura.
Thales (Avaí) domina um passe na entrada da área e dispara um chute forte mas o goleiro adversário faz uma defesa sensacional para evitar o gol.