Queda de rendimento e a consequente ausência de vitórias levou o América-MG a se afastar da briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro. Com um jejum de três partidas sem um triunfo sequer (1E, 2D), o Coelho caiu para a parte debaixo da tabela e inicia essa rodada quatro pontos abaixo do formatado G8.
A ânsia da equipe mineira é participar da principal competição internacional do continente pela segunda temporada seguida, algo inédito na história centenária do clube. Voltar a atuar em casa também não leva a boas memórias, já que sua tímida torcida - o América tem oito dos dez piores públicos deste Brasileiro - viu três derrotas consecutivas nas últimas três partidas.
Do outro lado, o Internacional já garantiu matematicamente uma vaga direta para a fase de grupos na Libertadores 2023, fazendo de tudo para prorrogar o grito de “É campeão!” do Palmeiras, algo que pode findar nesta rodada se o Verdão conseguir a vitória, ou mesmo se o Colorado não sair daqui com os três pontos.
O primeiro tempo da partida de hoje está começando e o América-MG aproveita a posse da bola ao trocar passes e espera pela oportunidade para atacar. Que grande jogada de Henrique Almeida (América-MG) ao controlar o belo passe dentro da área. Ele encontra algum espaço para o chute e dispara rasteiro na direção do meio do gol. Infelizmente para ele o lance foi afastado por um dos jogadores da defesa que conseguiu impedir sua tentativa com um movimento defensivo mágico.
Bruno Arleu assinala. Alê (América-MG) cometeu a falta ao ser muito agressivo na disputa pela bola. O árbitro apita uma cobrança de pênalti, que será cobrada pelo Internacional. Alan Patrick (Internacional) coloca a bola na marca do pênalti e mira a cobrança no canto esquerdo. Mas falta força ao chute, o que permite que Matheus faça uma excelente defesa.
Alan Patrick (Internacional) vem costurando a defesa e fica em posição para chutar de dentro da área. Mas sua investida no canto direito é defendida por Matheus. O cruzamento para a área encontra Raul Caceres (América-MG), que se impõe sobre a marcação e dispara o chute por cima do travessão. Bruno Arleu sopra o apito e sinaliza o fim da ação neste primeiro tempo.
O árbitro apita para o início do segundo tempo da partida. Martin Benitez (América-MG) tem uma boa chance de marcar. Ele cria espaço para o chute, mira logo abaixo do travessão e tenta a sorte de longa distância. Mas sua tentativa é frustrada por Keiller, que faz uma grande defesa.
A ótima corrida de Wanderson (Internacional) termina com um chute de dentro da área que passa tirando tinta do poste esquerdo. Juninho (América-MG) tem uma grande chance de gol. Ele cria espaço e tenta a sorte de longa distância com um chutaço no centro da meta. Mas Keiller faz uma excelente defesa.
O ótimo passe encontra Alexandre Alemão (Internacional) livre dentro da área e ele chuta no contrapé do goleiro, mas inexplicavelmente a bola acerta a trave esquerda. Alê (América-MG) aproveita o escanteio e mostra o seu faro de artilheiro ao disparar um forte cabeceio à queima-roupa no centro do gol, abrindo o placar.
Lucas Ramos (Internacional) voleia a bola na entrada da área após um rebote. O arremate é bom e leva dificuldade a Matheus, mas a bola voa sobre o travessão. E este foi o último lance do jogo por o árbitro apita e assinala o fim da partida.