Entre os quatro melhores do returno do Campeonato Brasileiro, América-MG e Fortaleza se enfrentam buscando escalar a tabela e manter o sonho da Copa Libertadores 2023. Mais perto dessa façanha, a equipe mineira pode terminar a rodada no G6 com uma vitória e uma combinação de resultados, tendo a missão de atuar no principal torneio do continente pela segunda vez seguida, algo inédito na história centenária do clube.Depois de iniciar o returno com três vitórias e oito partidas sem saber o que é uma derrota (5V, 3E), o Coelho vem alternando vitórias e derrotas, esperando frear essa sequência, já que na última rodada conseguiu um importante triunfo fora de casa diante do Fluminense, com direito a clean sheet, fato visto em cinco das últimas seis vitórias do América.Para o Fortaleza, não sofrer gol também é um fator de muita importância, já que nove das últimas dez vitórias da equipe cearense terminaram com a rede de seu gol sem movimento. Isso ajudou, por exemplo, a garantir as oito vitórias neste returno, apenas uma delas sem um clean sheet e cinco sendo finalizadas com um placar de 1-0.O Leão do Pici tem resultados extremos como viajante neste Brasileirão, sendo o time que menos empatou fora de casa, com duas igualdades (ao lado de Cuiabá e Coritiba), além de ter a pior defesa, com 21 gols sofridos, entre os oito primeiros colocados da tabela de visitante da Série A, fator que eles deverão ficar atentos.
Logo aos cinco minutos Robson dos Santos Fernandes (Fortaleza) recebe o grande passe dentro da área e desperdiça uma chance de ouro. O goleiro consegue uma defesa incrível. O árbitro aponta para a bandeira de escanteio. Fortaleza recebe um escanteio.
Um passe despretensioso encontra Éder (América-MG) com espaço. Ele se ajeita para chutar e emenda de média distância, mas a bola passa voando sobre o travessão. Robson dos Santos Fernandes (Fortaleza) joga um cruzamento promissor dentro da área, mas a defesa oponente intercepta a bola.
Parecia que o chute de longe de Pedro Rocha (Fortaleza) terminaria entrando no gol, mas a finalização passa dolorosamente à direita. O goleiro teve muita sorte desta vez. O trabalho em equipe rende um belo gol. Thiago Gallardo (Fortaleza) aproveita um passe perfeito e manda um chute baixo no lado direito da meta.
Miguel Fernando faz uma grande defesa para bloquear a cabeçada de Luan Patrick (América-MG) após um belo cruzamento em curva. As quarenta e oito o árbitro encerra a primeira etapa.
A partida reinicia truncada e muitos cartões amarelos são distribuídos. Passes longos, curtos e tabelinhas. América-MG mostra grande trabalho de equipe, mantendo a posse de bola e distribuindo bem o jogo. É bem difícil para o time adversário tentar uma interceptação.
Juninho Capixaba (Fortaleza) ajeita o corpo e bate com efeito da entrada da área em direção ao alto da meta, mas Matheus faz bem a cobertura e defende de forma confortável. Thiago Gallardo (Fortaleza) consegue uma boa corrida e dispara o chute de dentro da área, vencendo Matheus mandando no canto esquerdo.
Após confusão na área o árbitro identifica uma penalidade e apita. Wellington Paulista (América-MG) vence a batalha mental com Miguel Fernando e cobra o pênalti de forma indefensável no canto direito.
Matheusinho (América-MG) dispara de dentro da área, mas o chute é bem bloqueado. A bola sai de jogo e América-MG tem um escanteio para cobrar. Aos cinquenta e três minutos o árbitro checa o relógio e sopra o apito para o fim da partida.