Com a vaga na Copa Sul-Americana já garantida, o Fortaleza ainda sonha com seu lugar na próxima Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro, podendo terminar essa rodada pela primeira vez nesta temporada no G8 do torneio nacional. Isso acontecendo por causa de um incrível returno no qual o Leão do Pici começou esta rodada na terceira colocação nesta segunda metade da Série A.
Para isso, vencer o Atlético-GO é fundamental, tendo o Fortaleza triunfado pelo menos uma vez contra três dos quatro times que iniciaram esta rodada na zona de rebaixamento - empatou duas vezes com o lanterna Juventude -, sendo que o Dragão pode se juntar a Flamengo e América-MG como os times que o Leão do Pici venceu duas vezes neste Brasileirão.
Já a situação do Atlético no Brasileirão é desesperadora, começando esta rodada quatro pontos abaixo do Cuiabá, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, com nove pontos ainda em disputa. Com isso, esta rodada pode acabar com a esperança ressurgindo na equipe goiana, ou, no outro extremo, a queda para a Série B sendo matematicamente sacramentada.
Aos cinco minutos Juninho Capixaba (Fortaleza) faz um bom cruzamento, mas Diego soca a bola para longe. Luiz Fernando (Atlético-GO) recebe ótimo passe dentro da área e rapidamente emenda um chute para o gol. Seria uma grande chance se o zagueiro não tivesse feito uma excelente intervenção.
Thiago Gallardo encontra Moisés (Fortaleza) com um passe na medida, mas o chute de dentro da área passa raspando o poste esquerdo. Luiz Fernando (Atlético-GO) altera o placar ao acertar um cabeceio à queima-roupa no ângulo esquerdo após boa corrida e cruzamento de Luis Eduardo Marques dos Santos.
Luiz Fernando (Atlético-GO) alcança o cruzamento na área e encontra algum espaço para o chute. Ele produz uma tentativa imprecisa que sai à direita do gol. A bola passa pela linha de fundo e Fortaleza tem um tiro de meta. Thiago Gallardo (Fortaleza) corre para aproveitar a bola perdida dentro da área e dispara um forte chute rasteiro no meio do gol. No entanto, Diego se antecipa e faz uma defesa monumental.
Nos acréscimos Luis Eduardo Marques dos Santos (Atlético-GO) recebeu um passe e, sem pensar muito, chutou forte em direção ao gol. A bola passou perto, muito perto do travessão. Aos quarenta e oito minutos o árbitro encerra a primeira etapa da partida.
O jogo acabou para Lucas Sasha (Fortaleza). Hércules entra para a disputa do segundo tempo. Após receber um passe preciso dentro da área, Luiz Fernando (Atlético-GO) cria espaço e chuta! Mas a bola passa longe da trave esquerda. A bola está fora do gramado e é tiro de meta para Fortaleza.
Romulo Otero (Fortaleza) ajeita a bola para a cobrança da falta e manda uma bonita finalização. A bola entra exatamente no ângulo direito do gol, empatando a partida. Juninho Capixaba (Fortaleza) recebe um passe fantástico, mas desperdiça uma grande oportunidade. Ele chuta da marca do pênalti, mas a bola passa perto do poste esquerdo. A bola está fora do gramado e é tiro de meta para Atlético-GO.
Léo Pereira (Atlético-GO) tem boa chance após receber um passe. Ele mira antes de bater de fora da área, mas a bola apenas tira tinta da trave esquerda. A bola passa pela linha de fundo e Fortaleza tem um tiro de meta. Thiago Gallardo (Fortaleza) alcança o passe preciso e no mano a mano com o goleiro manda a bola no canto esquerdo. Diego está alerta, no entanto, e pula como um gato para impedir o gol. Cravados cinquenta e um minutos o árbitro encerra a partida.