A esperança de conseguir uma vaga na próxima Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro ainda move o Santos nesta competição nacional. Essa ambição será complexa de ser concretizada, já que o Peixe inicia esta rodada na parte debaixo da tabela, cinco pontos abaixo do G8 e apenas com o 12º lugar no returno.
Já tem, inclusive, 11 partidas que o Santos sai de campo com os três pontos ou nenhum deles somados, conquistando três vitórias nas últimas cinco partidas (2D), conseguindo um clean sheet neste período. A defesa é o principal ponto forte santista, com a equipe tendo a quinta defesa menos vazada (35 gols sofridos) desta Série A.
A realidade do Avaí pega o outro extremo, com a segunda pior defesa do torneio nacional (58 gols concedidos) e o rebaixamento podendo ser definido nesta rodada. O Leão da Ilha inicia esta rodada nove pontos abaixo do Cuiabá, o primeiro fora do Z4, com nove pontos a serem disputados. Ou seja, qualquer resultado fora a vitória do Avaí e a derrota do Cuiabá resulta em queda do clube catarinense.
Logo aos dois minutos Marcos Leonardo (Santos) entra na área e é derrubado depois de uma tentativa de desarme por parte de um adversário, mas o árbitro assinala que não houve pênalti. O árbitro Caio Max Augusto Vieira faz sinal para usar o VAR e vai checar se foi ou não pênalti para Santos. Pênalti Confirmado. Marcos Leonardo (Santos) vence a batalha mental com Vladimir e cobra o pênalti de forma indefensável no canto direito.
Pablo Dyego (Avaí) encontra espaço dentro da área para alcançar o cruzamento e finaliza de cabeça no meio do gol, mas o goleiro consegue uma excelente defesa de reflexo e o impede de marcar. Madson (Santos) sobe acima da defesa para encontrar o cruzamento do escanteio. Ele tem bom tempo de bola, mas direciona o cabeceio para fora a poucos centímetros da trave esquerda. Aos quarenta e oito minutos Caio Max Augusto Vieira sopra o apito e sinaliza o fim da ação neste primeiro tempo.
Substituição. Lucas Braga será substituído por Lucas Barbosa (Santos) neste segundo tempo. Raniele (Avaí) solta o chute, mas erra o alvo mandando longe à esquerda do gol. Na sequência Raniele, de novo, recebe a bola dentro da área, busca o posicionamento ideal e dispara um chute que desvia pelo caminho e ultrapassa João Paulo, empatando a partida.
Raniele (Avaí) fica com o rebote e, mesmo de longa distância, não hesita em soltar uma pancada para o gol. O chute é preciso e vai em direção ao alto da meta, mas João Paulo consegue fazer uma excepcional defesa. Pablo Dyego (Avaí) supera seu defensor dentro da área e dá um tapa na bola na direção do canto esquerdo da meta, mas João Paulo faz uma defesa brilhante para impedi-lo. Grande momento do goleiro.
Luan (Santos) dispara da entrada da área. A bola viaja em direção ao canto direito, mas Vladimir consegue fazer a defesa. Já nos acréscimos estivemos muito perto de uma mudança no placar por Nonoca (Avaí). Para isso acontecer, ele deveria ter feito melhor. A finalização ruim de curta distância terminou nas luvas do goleiro. Não teremos mais ação hoje porque o árbitro indica o final da partida.