A matemática já garantiu o rebaixamento do Juventude no Campeonato Brasileiro, enquanto o desempenho da equipe gaúcha já confirmava essa queda há mais tempo, com a diretoria do clube já montando o elenco para a próxima temporada, escolhendo o técnico Celso Roth como o comandante que irá gerir isso tudo, indicando que irá usar ainda mais os jovens do clube.
Nesse clima de renovação, o Juventude promete complicar a partida diante do Coritiba, já que terá atletas que tentarão mostrar que têm condições de estar no elenco que irá disputar a Série B de 2023. Para isso, a intenção é frear a sequência de 15 jogos sem vitória (5E, 10D), que teve sete partidas com o ataque passando em branco.
É aproveitando esta fase aterrorizante do Juventude que o Coxa quer finalmente sair de campo com sua primeira vitória como visitante neste Brasileirão. Além disso, o Coritiba busca evitar atingir o recorde do Paraná Clube de 2018, que somou 14 derrotas seguidas, como a pior sequência de derrotas na era dos pontos corridos da Série A.
Já no primeiro minuto Robinho (Coritiba) faz de tudo para dominar o cruzamento dentro da área, mas não tem sucesso. Que bela jogada de Matheus Cadorini (Coritiba)! Ele recebe após o passe preciso na entrada da área e imediatamente dispara o chute no gol. A tentativa tira tinta da trave direita.
Jean (Juventude), com boa visão do gol, dispara de longa distância no lado direito e força uma boa defesa de Gabriel. O árbitro aponta para a bandeira de escanteio. Parecia que o chute de longe de Natanael (Coritiba) terminaria entrando no gol, mas a finalização passa raspando acima do travessão. O goleiro teve muita sorte desta vez.
Jean (Juventude) dispara um chute forte do meio da rua, e a bola pega efeito e passa ao lado da trave direita. Luciano Castan (Coritiba) aproveita a falta cobrada e consegue uma cabeçada na direção do gol, mas ela é bem bloqueada. O goleiro nem precisou se preocupar muito
Matheus Cadorini (Coritiba) recebe o passe e arremata em direção ao canto direito, mas a bola não vai com força suficiente para causar problemas para César. Marcelo de Lima encerra o primeiro tempo ao soprar o apito.
O técnico mostra esforço para melhorar o time para o segundo tempo. Vitor Mendes sai para a entrada de Paulo Miranda (Juventude). Alef Manga (Coritiba) ajeita o corpo e bate com efeito da entrada da área em direção ao lado esquerdo da meta, mas César faz bem a cobertura e defende de forma confortável.
Matias Galarza (Coritiba) desperdiça uma oportunidade de ouro dentro da área ao chutar diretamente nas costas de um oponente. O gol estava totalmente aberto. Fabrício Daniel (Coritiba) criou espaço e arriscou o chute da entrada da área, mas a bola passou longe da trave esquerda. Leo Gamalho (Coritiba) tenta aproveitar o cruzamento feito para uma área bastante lotada, mas seu cabeceio da marca do pênalti sai bastante pressionado e a bola passa longe do poste direito.
Nos acréscimos, após receber um belo passe rasteiro de Alef Manga, Régis (Coritiba) domina a bola, cria espaço para o chute e acerta um petardo que toca primeiro na trave antes de entrar no canto direito, abrindo o placar. E pelo que parece era o último lance do jogo, pois o árbitro apita e encerra a partida.