A subida vertiginosa do Fortaleza nesta reta final do Campeonato Brasileiro pode acabar premiada com uma vaga para a Copa Libertadores 2023. Depois de iniciar o returno na lanterna, o Leão do Pici tem o segundo melhor aproveitamento dessa segunda metade do torneio nacional, chegando à parte de cima da tabela, ficando um ponto atrás do agora G7 (e futuro G8).
Agora são cinco partidas em sequência sem um único revés, com dois clean sheets no processo. Em casa, esse mesmo período de cinco partidas tem quatro vitórias (1D), com o ataque funcionando em todos os confrontos. Antes disso, porém, a equipe tricolor ficou sem marcar em duelos como mandante por três confrontos.Do outro lado, o Atlético-MG continua com sua constante inconstância, aproveitando dos pontos somados no início de campeonato para se segurar dentro do futuro G8, apenas com o 13º lugar no returno e uma torcida irritada com o desempenho abaixo da média, principalmente se comparado com o ótimo 2021, ano de título do Brasileirão e Copa do Brasil.
Atlético-MG segura a bola nesse início de partida e troca alguns passes curtos. Eles esperam o momento certo para tentar uma enfiada rápida através da defesa. Ademir (Atlético-MG) cruza a bola na área, mas um dos jogadores de defesa afasta a ameaça.
Ademir (Atlético-MG) lança um cruzamento tentador para dentro da área, mas não há ninguém em posição para aproveitá-lo. Um belo passe por cima dentro da área, enviado por Pedro Rocha (Fortaleza), é interceptado pela defesa adversária. A bola sai de campo e é escanteio. Fortaleza terá uma oportunidade de levar perigo ao gol adversário. Aos quarenta e nove minutos Raphael Claus encerra o primeiro tempo ao soprar o apito.
Miguel Fernando faz uma defesa brilhante aos nove minutos do segundo tempo. Keno (Atlético-MG) passa facilmente pela defesa e dispara de média distância. Sua investida vai em direção ao canto esquerdo, mas é bloqueada pelo goleiro.
Titi (Fortaleza) derruba o adversário com uma entrada e Raphael Claus sopra o apito para a falta. Atlético-MG ganha uma cobrança de falta e pode continuar com mais um movimento ofensivo.
Keno (Atlético-MG) tenta criar uma chance de marcar para os companheiros de equipe com um belo passe por cima na entrada da área, mas um dos defensores intercepta a jogada. O goleiro faz uma grande defesa para impedir a jogada de Cristian Pavon (Atlético-MG), que caso contrário acabaria entrando no ângulo esquerdo do gol. A bola saiu do campo de jogo e Atlético-MG terá a chance de marcar a partir do escanteio.
Titi (Fortaleza) estava tentando tomar a bola do adversário, mas acabou levando suas pernas junto. Raphael Claus soprou o apito para assinalar a falta. Falta para Atlético-MG. Eles podem chegar mais próximos do gol. Quando o relógio marca cinquenta minutos o árbitro assopra o apito e encerra a partida.