A luta por uma vaga para ir direto à fase de grupos da Copa Libertadores 2023 continua ferrenha no Campeonato Brasileiro, com o Fluminense recuperando-se na última rodada para continuar entre os principais times para essa disputa. Depois de chegar a ser vice-líder, o Tricolor Carioca sofreu três derrotas seguidas e se afastou um pouco da briga pelo topo, inclusive.
O Botafogo está preparado para almejar a ida para a Libertadores também, crescendo o olho no formatado G8, estando dois pontos abaixo do oitavo colocado América-MG e esquentando essa briga perto do meio da tabela. Assim, a zona de rebaixamento já nem incomoda mais, com a equipe carioca já perto do número mágico 45 - pontuação que virtualmente garante a permanência na elite nacional.
Logo aos dois minutos Jhon Arias (Fluminense) desperdiça uma grande chance de marcar! Ele disparou a bola de dentro da grande área na direção do gol, mas não mirou bem. Ele manda um pouco acima do travessão.
O Botafogo responde com Júnior Santos que dispara um chute forte do meio da rua, mas a bola pega efeito e passa bem longe da trave direita. Botafogo não consegue encontrar uma maneira de marcar na cobrança da falta a média distância ao ver Fábio (Fluminense) subir alto e interceptar o cruzamento.
Victor Cuesta (Botafogo) sobe alto próximo à marca do pênalti e consegue o cabeceio após a cobrança da falta. Vai no alvo, mas o goleiro mergulha para a esquerda para fazer a defesa. Tiquinho Soares (Botafogo) encontra o cruzamento perfeito na entrada da área e manda o chute que passa à direita do gol.
Jhon Arias (Fluminense) entra na área e tenta vencer Roberto Fernández com um chute sob medida no canto direito da meta, mas o goleiro está à altura do desafio e faz uma boa defesa.
Carlos Eduardo (Botafogo) domina o passe e, sem hesitar, dispara um chute indefensável no canto direito do goleiro. Minutos depois Jhon Arias (Fluminense) dispara um bom chute de fora da área, mas a bola passa raspando o poste esquerdo. O árbitro apita aos quarenta e nove minutos e ambos os times se dirigem aos vestiários. Termina o primeiro tempo.
Yago tentou a sorte nesse início de segundo tempo da entrada da área, mas seu chute rasteiro no centro do gol não teve força suficiente para superar Roberto Fernández.
Jefferson (Botafogo) faz uma boa jogada e dispara o gatilho de dentro da área, vencendo Fábio com um chute no canto esquerdo para ampliar o placar.
Aos trinta e dois minutos o Fluminense tem um pênalti a seu favor. Ganso vence a batalha mental com Roberto Fernández e cobra o pênalti de forma indefensável no canto esquerdo. Cinco minutos depois Matheus Martins (Fluminense) dispara o rebote no lado direito da meta após a bola sobrar para ele dentro da área e empata a partida.
Patrick de Paula (Botafogo) tenta surpreender o goleiro com um bom chute, mas falta precisão e a bola passa à direita do gol. Ramon Abatti Abel está olhando para o relógio e termina a partida aos cinquenta e um minutos.