A liderança do Campeonato Brasileiro já é uma roupa bem confortável para o Palmeiras, que encaixou muito bem neste destaque, tendo o melhor ataque (53 gols) e a defesa menos vazada (21 gols) de toda a competição nacional, mostrando que abrir dez pontos para o segundo colocado foi algo natural.
Contudo, o São Paulo vem sendo um adversário complexo para o Verdão, que eliminou o Tricolor na Copa Libertadores 2021 e levantou o caneco do Paulistão 2022, mas viu o adversário tricolor levar o Paulistão 2021, além da classificação na Copa do Brasil 2022. Fora da Libertadores e Copa do Brasil, o Palmeiras consegue focar totalmente na Série A e entender que a tendência é o título ser questão de tempo.
A partida começa truncada com ambas as equipes marcando forte e diminuindo os espaços. A primeira oportunidade mais clara vem com Luciano (São Paulo) recebe um passe na entrada da área e chuta, mas a bola passa a centímetros do poste esquerdo.
Luciano (São Paulo) corre em direção ao gol, mas o zagueiro consegue alcançá-lo e afastar o perigo. A bola sai de campo e é escanteio. São Paulo continua com a bola no campo de ataque. Dudu (Palmeiras) entra na área e é derrubado depois de uma tentativa de desarme por parte de um adversário, mas o árbitro assinala que não houve pênalti.
Aos quarenta e seis minutos Nahuel Ferraresi (São Paulo) é expulso. Nada além do cartão vermelho merecido após esta entrada duríssima. Reinaldo (São Paulo) lança um perigoso escanteio, mas nenhum dos companheiros de time consegue superar a defesa. Não há tempo para mais nada no primeiro tempo da partida quando eram anotados cinquenta minutos no relógio.
O Palmeiras inicia a segunda etapa tentando com Zé Rafael que não consegue fazer o passe no meio da defesa e a jogada não prossegue. Rogério Ceni é forçado a fazer uma substituição que não estava prevista. Miranda (São Paulo) sofreu uma lesão e precisará dar lugar a Lucas Beraldo.
O cruzamento por cima de Dudu (Palmeiras) não teve sucesso ao ver a defesa oponente rapidamente tirar a bola da grande área. O árbitro sopra seu apito e Palmeiras tem um escanteio a seu favor. Gustavo Scarpa (Palmeiras) cobra o escanteio com um levantamento para a área, mas um dos defensores se antecipa e afasta o perigo.
Gustavo Gomez (Palmeiras) bate colocado da entrada da área em direção ao canto esquerdo da meta, mas Felipe Alves faz uma defesa incrível para impedir o gol.
Parece certo que um dos jogadores de São Paulo tocou a bola com a mão dentro da área, mas o árbitro faz apenas sinal para que o jogo prossiga. Os jogadores de Palmeiras estão satisfeitos após o árbitro ter marcado um PÊNALTI após a revisão do árbitro assistente de vídeo. Gustavo Scarpa (Palmeiras) tem uma grande oportunidade na cobrança de pênalti. Ele chuta na direção do poste esquerdo, mas Felipe Alves se estica todo e faz a defesa.
Gustavo Scarpa (Palmeiras) consegue finalizar, mas não é uma grande chance e os defensores conseguem bloquear bem. onathan Calleri (São Paulo) manda um passe para a área, mas a tentativa é frustrada. Ação precisa da defesa. São Paulo tem uma chance de marcar na cobrança do escanteio.
Igor Vinicius (São Paulo) entra na área e tenta vencer Weverton com um chute sob medida no lado esquerdo da meta, mas o goleiro está à altura do desafio e faz uma boa defesa. José Lopez (Palmeiras) tenta resolver sozinho, mas o defensor impede que ele crie alguma chance de perigo. Quando anotados cinquenta e seis minutos o árbitro apita e encerra a partida.