A inconstância é a principal característica para descrever o Campeonato Brasileiro vivido pelo Santos nesta temporada, com a equipe paulista flutuando no meio da tabela durante praticamente toda a competição. Mesmo com quatro derrotas nas últimas cinco partidas (1V), o Peixe se segura no centro da classificação sem muito desespero contra o rebaixamento e com uma esperança distante de figurar na próxima Copa Libertadores.
Já o Atlético-MG passa longe do desempenho que o consagrou campeão da temporada passada, quando teve a melhor defesa e o segundo melhor ataque do Brasileirão. A torcida parece já ter aceitado que a luta neste ano é para conseguir uma vaga na Libertadores 2023, mas o time não vem correspondendo em campo, espelhando a instabilidade santista.
Aos cinco minutos Marcos Leonardo (Santos) teve grande oportunidade ao aproveitar um cruzamento lateral, mas sua cabeçada não foi tão precisa e a bola passou longe do poste esquerdo. Ademir (Atlético-MG) recebe o passe preciso na entrada da área e imediatamente solta o chute na direção do gol. A bola passa perto do alvo.
Ademir (Atlético-MG) observa a trajetória do cruzamento e cabeceia para o gol junto à marca do pênalti, mas seu arremate passa tirando tinta do poste esquerdo. Hulk (Atlético-MG) cobra com violência a falta de média distância, mas a bola explode na barreira.
Cristian Pavón (Atlético-MG) ajeita o corpo e bate com efeito da entrada da área em direção ao canto direito da meta, mas João Paulo faz bem a cobertura e defende de forma confortável. Lucas Braga (Santos) recebe um passe preciso dentro da área e chuta para o gol com rapidez. A bola segue na direção do centro da meta, mas Everson mostra toda a sua habilidade e faz uma defesa milagrosa.
Marcos Leonardo (Santos) sobe mais que a defesa para cabecear de forma precisa em direção ao gol. Sua tentativa tinha como alvo o alto da meta, mas foi bloqueada por uma incrível defesa de Everson. Bruno Arleu sopra o apito e sinaliza o fim da ação neste primeiro tempo.
O árbitro apita para o início do segundo tempo da partida. Carlos Sanchez (Santos) domina o passe preciso em profundidade dentro da área e arremata na tentativa de superar o goleiro. Mas o chute sai pelo lado direito da trave.
Luan (Santos) manda a bola na grande área na cobrança de falta a alguns metros de fora. O cruzamento foi bom, mas o goleiro mostrou boa forma ao subir alto para interceptar a bola.
Santos ganha uma cobrança de falta que pode levar a uma oportunidade de marcar um gol. Felipe cobra a falta de uma distância promissora com um belo chute. A bomba vai na direção do canto esquerdo, mas é bloqueada por Everson com uma grande defesa.
Hulk (Atlético-MG) recebe um belo passe dentro da área e manda para o fundo da rede. A bola vai no lado esquerdo da meta e o goleiro não consegue evitar.
Marcos Leonardo (Santos) corre para aproveitar a bola perdida dentro da área e dispara um forte chute rasteiro no meio do gol. No entanto, Everson se antecipa e faz uma defesa monumental.
Bruno Arleu não pode ignorar a entrada dura de Junior Alonso (Atlético-MG) e soprou o apito. O árbitro aponta para a marca do pênalti. Marcos Leonardo (Santos) vence a batalha mental com Everson e cobra o pênalti de forma indefensável no canto direito.
Nathan (Santos) estava tentando tomar a bola do adversário, mas acabou levando suas pernas junto. Bruno Arleu soprou o apito para assinalar a falta. Atlético-MG é premiado com uma cobrança de pênalti. João Paulo até consegue tocar na bola, mas não impede que Nacho Fernandez (Atlético-MG) acerte o canto esquerdo da meta. Quando marcava cinquenta e dois minutos no relógio o árbitro encerra a partida.