O jovem atleta francês, Boubacar Bernard Kamara é um jogador de futebol profissional que atualmente está sendo contratado pelo clube inglês, Aston Villa FC, da Premier League.
O craque esteve jogando pelo clube francês, Olympique de Marseille, da Liga 1, desde Julho de 2017, quando assinou um contrato com validade até 30 de Junho de 2022.
Com o término de seu contrato, porém, o Aston Villa passou a divulgar oficialmente nas redes sociais, que Boubacar já assinou contrato com o clube, por 5 anos, e fará parte da equipe inglesa, para a próxima temporada, 2022/2023, com seu novo treinador, Steven Gerrard.
Boubacar geralmente ocupa sua posição dentro de campo como um meio campista defensivo, e também como zagueiro. Ele ainda estará usando a sua camisa Nº 4, pelo clube Marseille, até o final de seu contrato.
O jogador tem 1,84m de altura, pesa aproximadamente 68 kg e é um jogador destro.
Além de ter representado o clube Olympique de Marseille sempre com muita determinação e profissionalismo, desde 2005, quando começou seus jogos amadores pela equipe juvenil aos 6 anos de idade, Boubacar também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da França, sua terra natal.
O craque começou a disputar jogos mundiais no ano de 2015, defendendo a seleção juvenil da França SUB-17, aos 16 anos de idade.
Ele é assessorado pela empresa Sport Avenir Management International, uma agência especializada em gerenciamento e administração de carreiras para atletas profissionais de futebol. O valor comercial de mercado do craque atualmente é de € 25 milhões de euros.
Boubacar Bernard Kamara nasceu no dia 23 de novembro de 1999, na cidade de Marselha, França.
Ele possui dupla cidadania, a francesa, através de seu nascimento e de sua mãe nascida na França. E a cidadania senegalesa, através de seu pai.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
O jogador Boubacar é um atleta que pode ser convocado para disputar jogos pela seleção da França, e também pela seleção do Senegal, devido a sua herança genética de família.
O craque começou a disputar torneios mundiais defendendo a seleção juvenil da França, SUB-17, no ano de 2015. Depois passou a disputar também pela SUB-18, SUB-19, SUB-20 e SUB-21, essa última em 2019, aos 20 anos de idade.
O jogador também participou durante os jogos da Copa do Mundo FIFA 2019, SUB-20 e também no Campeonato da Europa SUB-21 em 2021, em defesa da França.
No ano de 2022, o jogador Boubacar havia sido procurado pelo treinador principal do Senegal, Aliou Cissé, que lhe ofereceu um convite oficial para Kamara disputar jogos pelo Senegal, logo após a conquista do título de grande campeão da
Copa das Nações Africanas em 2021.
Naquele campeonato internacional, a seleção do Senegal derrotou o Egito na cobrança de pênaltis, por 4x2, na final do dia 6 de fevereiro de 2022, no Estádio Olembe.
Porém, naquele meio tempo, Kamara acabou sendo convocado também para participar nos jogos da Liga das Nações da UEFA, pela equipe principal da França, a fim de enfrentar rivais como Croácia, Áustria e Dinamarca. Posteriormente soube-se que Boubacar aceitou continuar defendendo a equipe francesa.
CLUBES PRINCIPAIS
ACADEMIA OLYMPIQUE DE MARSEILLE - (futebol amador)
O jovem craque Boubacar Bernard sempre adorou jogar bola.
Com apenas 5 anos de idade, o jogador mirim ingressou junto ao clube da Academia juvenil de futebol Olympique de Marseille, a fim de começar seus treinamentos no futebol, em setembro de 2005.
Boubacar sempre se mostrou determinado e totalmente focado em seus objetivos de se tornar um grande jogador profissional de futebol. Ele conseguiu passar por todas as modalidades de jogo em seu clube francês, saindo da categoria juvenil para progredir muito rapidamente até os jogos pelas categorias de base do clube.
Depois de ter demonstrado total domínio de bola dentro de campo, e de ter conquistado uma grande influência positiva sobre toda a equipe, ele acabou se tornando o capitão da equipe SUB-19, e jogador titular por escolha unânime de seus colegas.
Com a sua liderança, a equipe conseguiu chegar até a final da Coupe Gambardella, em uma disputa que ocorreu no dia 27 de maio de 2017, contra a equipe Montpelier USC, SUB-19. Depois do empate em 1x1, a equipe de Boubacar, Marseille, acabou sendo derrotada durante a cobrança de pênaltis, com placar final de 5x4, no Stade de France.
OLYMPIQUE DE MARSEILLE - (futebol profissional)
No ano de 2016, Boubacar finalmente foi reconhecido por seu clube como um jogador sênior e profissional. Com quase 16 anos de idade, o craque foi convocado para integrar o time reserva do clube, o Marselha II, e logo em seguida, realizou sua estreia junto ao time principal do clube.
Com a aprovação de seu treinador Jacques Abardonado, Boubacar foi nomeado como um jogador titular permanente da equipe.
No dia 13 de Dezembro de 2016, em um enfrentamento contra o club Sochaux Montbeliard, pela Copa de La Liga, durante as oitavas de final, Boubacar realizou sua estreia ao entrar em campo aos 82’ minutos de jogo, para substituir Hiroki Sakai, em um jogo que terminou com placar 4x3, pelas disputas de pênaltis, e com a vitória do Sochaux.
Porém apesar daquela derrota, no dia 5 de fevereiro de 2019, Kamara marcou seu primeiro gol como profissional, feito de cabeça aos 42’ minutos, em uma vitória importante contra o clube Girondins de Bordeaux, por 1x0, no estádio Velodrome.
O craque Boubacar completou 170 partidas defendendo o clube da sua juventude. Ele recebeu a orientação de diversos profissionais e durante cerca de 17 anos trabalhou sob o comando de vários treinadores.
O craque sempre pôde contar com a admiração de seus superiores dentro de campo, que o elogiam até hoje por sua versatilidade. Boubacar jogou durante anos como um meio campista defensivo, mas também foi amplamente usado como lateral direito, esquerdo, meio campista central e meio campista direito.
ASTON VILLA FC -
No dia 23 de maio de 2022, Boubacar Kamara assinou oficialmente um novo contrato com o clube inglês Aston Villa, da Premier League, com validade de 5 anos, e com custo zero.
Ele fará sua estreia junto ao clube a partir do dia 1º de Julho de 2022.
Boubacar está sendo ansiosamente aguardado para reforçar a equipe inglesa, que já se antecipou para começar bem a nova temporada de jogos para 2022/2023.
Durante a temporada anterior, 2021/2022, o Aston Villa havia alcançado a posição de 14º lugar no ranking da Premier League, com um total de 45 pontos, apenas 10 a mais do que o clube Burnley, que estava bem perto da zona de rebaixamento, com 35 pontos, e em 18º colocado.
Boubacar Kamara terá alguns desafios pela frente.
Ele terá que lutar por uma vaga como titular em campo, como um volante ou como um zagueiro. Se for brigar pela zaga, ele terá como concorrentes seus colegas Ezri Konsa e Tyrone Mings. E se desejar ocupar sua posição como um titular da equipe, seu maior desafio será o jogador brasileiro Douglas Luiz.
De qualquer forma, o treinador principal da equipe Steven Gerrard vai esperar o melhor de todos da equipe.