O Botev Vratsa da Bulgária é um time de futebol profissional de origem Búlgara, conhecidos também como os Leões Verdes. O time que atua hoje na primeira liga, foi fundado no ano de 1921, e desde então acumula uma longa jornada de altos e baixos em sua história.

Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa trajetória e todos os momentos mais marcantes do Botev Vratsa da Bulgária, que tem sede oficial em Vratsa, e disputa suas partidas em casa no Stadion Hristo Botev. Além disso, vamos conhecer também as principais figuras que marcaram o time, e sua equipe técnica até os dias atuais.

logo do Botev Vratsa da Bulgária ‌ ‌fonte: wikipedia.org‌ ‌


A fundação do Botev Vratsa da Bulgária  



O ano era 1921 e Nikola Kunov fundava o Botev Vratsa da Bulgária juntamente com Nako Pauvnov, Ivan Abuzov, Gergo Boytchev e Angel Rachinski.

Na cidade de Vratsa, o primeiro local oficial do recem formado time era apenas um parque infantil. Aquele foi uma no muito agitado para a cidade, já que outros clubes esportivos também foram fundados na mesma época.

Em 1957, diversos clubes que estavam na cidade acabaram se unindo, e assim nasceu o clube pelo nome que é conhecido até os dias atuais, o Botev Vratsa da Bulgária.

O time inicia compondo a segunda divisão Búlgara, onde disputou partidas até se escalar para a primeira temporada, no ano de 1964, onde disputou 26 temporadas e mais de 780 jogos!

Quando falamos dos momentos marcantes na história do clube, todos os torcedores logo se lembram da temporada mais gloriosa para o time, em 1971. Nesse ano, a equipe conseguiu terminar em terceiro lugar no ranking geral da primeira divisão búlgara.

Além disso, foi nesse ano também que o time foi selecionado para representar a Bulgária na UEFA, mas acabou perdendo logo na primeira rodada ao disputar com o time da Croácia, Dinamo Zagreb.

‌ ‌o time em campo ‌ ‌fonte: betinum.com


Mesmo com a derrota, o time foi muito aplaudido em campo por sua performance, e nos dois jogos bateu recorde de expectadores, tendo mais de 35 mil pessoas acompanhando a partida.

Nos anos seguintes, nas temporadas de 1974 e 1984, o time também teve grande destaque na Copa Bulgária, chegando nas semifinais.

Porém, uma maré de azar no ano de 1990 arrastou o time novamente para a segunda divisão, onde permaneceu por quase 20 anos, sofrendo até mesmo um rebaixamento para a terceira divisão.

O Retorno para a primeira divisão e as conquistas seguintes do Botev Vratsa da Bulgária

Depois de anos afundado na segunda e terceira divisão, o Botev Vratsa da Bulgária finalmente retorna para a elite do futebol Búlgaro no ano de 2011, após uma vitória histórica contra o B PFG, fechando o seu ciclo de 21 anos de escuridão.

A alegria não durou muito tempo, já que o time conseguiu permanecer nessa colocação por apenas 2 anos, sendo rebaixados novamente para a segunda divisão em 2013.

Com uma história cheia de altos e baixos, em 2018 o time novamente consegue retornar para a primeira divisão após serem campeões na Segunda Liga de 2017. Atualmente, o time conseguiu manter essa posição, e hoje compõe a primeira divisão da Bulgária, estando em 11º colocação.



Os jogadores que fizeram história no Botev Vratsa da Bulgária



Várias foram as figuras de destaque que compuseram a equipe do Botev Vratsa da Bulgária e marcaram a história do time, mas alguns especialmente são lembrados como verdadeiras estrelas, e vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Começando por Martin Petrov, que é conhecido como o melhor jogador do clube de todos os tempos, e não por acaso! O búlgaro, que foi destaque nos anos 90 e atuou até mesmo na seleção nacional em 2004, foi também um dos melhores jogadores do País.

Outro nome de destaque que deixou a sua marca na equipe foi Nikolay Penkov, outro búlgaro que quebrou recorde sendo o que disputou mais partidas no time, nada menos do que 344 jogos!

Martin Petrov‌ ‌fonte:bleacherreport.com

Valentin Iliev que também nasceu em Vratsa jogou no Botev Vratsa da Bulgáriaentre os anos de 1992 e 2001, além de também ser destaque na Seleção Nacional da Bulgária em 2005, até os dias de hoje, onde mesmo com 41 anos ainda é um nome de peso!


Os símbolos e cores que marcam o Botev Vratsa da Bulgária



Como um time muito tradicional, o Botev Vratsa da Bulgária é muito ligado a suas origens, cores e simbologias que carregam desde sua fundação, em 1921. O time, que é conhecido como os ’’Verdes da Bulgária’’ também carrega em sua cultura a cor vermelha.

Mas nem sempre foi assim, já que até os anos 70, o time carregava em seu uniforme as cores preta e vermelha, mas ao comemorar seus 50 anos de existência, sofreu uma mudança radical, onde passou a adotar o verde e vermelho como as cores principais.

Além das cores, a simbologia do time também é muito única, e o seu logo chama a atenção pela beleza.

‌ ‌O revolucionário Hristo Botev‌ ‌fonte:novinite.com


Um leão foi escolhido para ser a peça central da equipe, em homenagem aos revolucionários da história da Bulgária, principalmente os revolucionários de Hristo Botev, que até mesmo já foi utilizado ele próprio como logo do time.

Em 2009 o clube sofreu um rebranding, retornando o Leão como peça principal da imagem do clube. Um fato curioso é que o logo como conhecemos hoje, foi criado por um torcedor e fã da liga, Aleksandar Alekov.



Botev Vratsa da Bulgária atualmente e a temporada de 2022



Como você viu, o que não faltam são altos e baixos na história do time Búlgaro que teve grandes conquistas, mas também diversas derrotas. E como está o time na temporada de 2022? Atualmente, os Leões Verdes da Bulgária ocupam um lugar não tão satisfatório no ranking da primeira divisão, o 11º.

Mas o time ainda tem chances de conquistar uma melhor colocação e se destacar na competição, já que tem jogos marcados para o dia 19 de fevereiro de 2022, contra os CSKA 1948 e no dia 25 de faveiro contra o CSKA Sófia. Não deixe de acompanhar os próximos passos da jornada do clube!

Compartilhe esse conteudo