A vitória na última rodada contra o Atlético-MG deixou bem viva o sonho do Botafogo em ir para 2023 com uma vaga para a Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro. O triunfo deixou a equipe carioca dois pontos abaixo do próprio Galo, o primeiro clube no G8, que garante fase na chamada pré-Libertadores, e quatro pontos a menos que o Athletico-PR, o primeiro do G6, que aponta vaga direta na fase de grupos da competição continental.
As mudanças entre sequências boas e ruins no Brasileirão deixaram o Botafogo flutuando no meio da tabela durante a competição, figurando no G6 em duas rodadas, além de outras duas na zona de rebaixamento, somando 19 rodadas na parte de baixo da tabela, usualmente perto da parte central.
O mesmo foi visto para o Santos, principalmente depois de um início mais empolgante, no qual chegou a liderar a competição nacional na 3ª rodada, deixando o G6 cinco rodadas depois para passar o torneio inteiro colhendo sua inconstância na Série A 2022. Depois da 24ª rodada, o Peixe foi para a parte de baixo da tabela e nunca mais saiu de lá.
Aos sete minutos Tiquinho Soares (Botafogo) estava posicionado na frente do gol, tendo apenas o goleiro à sua frente após receber um ótimo passe. Só que ele tomou a decisão errada e tocou de bico ao lado do poste direito. A bola passa pela linha de fundo e Santos tem um tiro de meta.
Na sequência Lucas (Botafogo) abre caminho pela defesa e, da entrada da área, dispara um chute incrível no lado esquerdo do gol! João Paulo não teve qualquer chance nesse lance, abrindo o placar. Tiquinho Soares (Botafogo) recebe o passe preciso dentro da área e imediatamente manda o chute na direção do gol. Que pena! O tirambaço explode no travessão do gol adversário. Teria sido um belo gol.
Luan (Santos) tenta um passe no meio da defesa que poderia ter gerado uma grande oportunidade, se não fosse a bela participação da defesa. Luan (Santos) recebe um bom passe dentro da área e dispara o chute. Mas a bola passa bem longe da trave direita. A bola está fora do gramado e é tiro de meta para Botafogo. Aos quarenta e sete minutos a partida chega ao intervalo.
Os jogadores estão no campo e o segundo tempo começa. Mais uma tentativa de Guilherme Camacho (Santos) de mandar a bola por sobre a defesa é evitada e afastada com segurança. Lucas (Botafogo) finaliza sua bela jogada individual com um fantástico chute de dentro da área. A bola vai a meia altura no lado direito e João Paulo nada pode fazer.
Tiquinho Soares (Botafogo) dispara o rebote no lado esquerdo da meta após a bola sobrar para ele dentro da área, para botar 3 a 0 no placar. Tailson Pinto Gonçalves (Santos) mira um cruzamento ótimo dentro da grande área. Porém, a defesa adversária está alerta e evita o perigo com uma afastada brilhante. Aos quarenta e oito minutos o árbitro apita e encerra a partida.