Após a última rodada do Brasileirão o Botafogo mantém acesa a esperança pela vaga na Libertadores. Após a vitória de virada sobre o Avaí, conquistada no segundo tempo em pleno estádio do rival, na Ressacada em Florianópolis, o Glorioso reassumiu a nona colocação do Campeonato Brasileiro, com quarenta pontos, a apenas dois pontos do América-MG, última equipe dentro do G-8.
O Botafogo fez valer o bom aproveitamento como visitante no Campeonato Brasileiro mais uma vez. Bissoli, de pênalti, abriu o placar para o Leão, mas Cuesta e Tiquinho Soares garantiram mais três pontos para o Fogão. O Botafogo começou melhor em campo e levou perigo à meta de Vladmir logo na primeira chance que criou. No entanto, ainda assim, o time saiu atrás no placar. Aos sete minutos, Bissoli invadiu a área, deixou Júnior Santos no chão e finalizou cruzado, mas Adryelson apareceu para desviar e mandar para escanteio. Na sequência, o VAR chamou o árbitro para rever o lance.Isso porque o jogador do Glorioso tentou desarmar Bissoli com um carrinho. No deslize, a bola tocou levemente em sua mão. O árbitro, então, marcou pênalti, que foi convertido pelo próprio Bissoli.
No segundo tempo, sim, o Botafogo conseguiu a virada num intervalo de apenas 11 minutos. Aos três, Marçal cobrou falta da esquerda e Victor Cuesta – sempre ele – cabeceou no ângulo, empatando em 1 a 1. Depois, Marçal cobrou escanteio, Cuesta cabeceou, a bola pegou em Mateus Sarará e sobrou para Tiquinho Soares encher o pé no rebote e virar: 2 a 1.
Com o Avaí atordoado, o Botafogo seguiu melhor e perdeu sucessivas chances de matar o jogo. Aos 18 minutos, a oportunidade mais incrível: Eduardo saiu arrancando pelo meio e deixou Jeffinho na boa para marcar, mas o garoto isolou com o gol vazio. Depois, aos 26, o estreante Jacob Montes recebeu, limpou bem a zaga e rolou para Jeffinho chutar, Vladimir espalmou e Tiquinho Soares e Victor Sá não conseguiram chegar no rebote.
Como não definiu a partida, Leão até pressionou um pouco, mas o Botafogo segurou a vantagem com tranquilidade e garantiu mais três pontos na competição.
O Botafogo nem volta para o Rio, seguirá em Florianópolis e viaja sábado para encarar o São Paulo, domingo (9), às 16h, no Morumbi, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, o Glorioso terá uma semana livre até a partida contra o Internacional, dias 16, às 18h, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
Avaí x Botafogo Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)Gols: Bissoli (1-0)(10'/1ºT) / Victor Cuesta (03'/2ºT)
Cartões amarelos: Bruno Silva e William Pottker (AVA) Victor Cuesta, Rafael, Marçal e Jeffinho (BOT)
Cartão vermelho:
AVAÍ (Técnico: Lisca)
Vladmir; Kevin, Bressan, (Rodrigo Freitas, 22'/2ºT) Rafael Vaz (Jean Cleber, 33'/2ºT) e Bruno Cortez; Mateus Sarará (Jean Pyerre, 18'/2ºT), Raniele e Bruno Silva (Lucas Ventura, 33'/2ºT); Muriqui (Rômulo, 18'/2ºT), William Pottker e Bissoli.BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
Gatito; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê (Danilo Barbosa, 48'/2ºT), Gabriel Pires (Jacob Montes, Intervalo) e Eduardo; Júnior Santos (Victor Sá, Intervalo), Jeffinho (Philipe Sampaio, 43'/2ºT) e Tiquinho Soares (Matheus Nascimento, 37'/2ºT).