Quem é o craque da Croácia que atualmente está sendo almejado por grandes clubes europeus, e que se tornou alvo do Borussia Dortmund e do Barça?
Borna Sosa, o lateral esquerdo que atualmente joga pelo VfB Stuttgart acabou se tornando um pivô pela disputa entre os dois clubes para a próxima temporada, de acordo com novas informações veiculadas pelo jornal alemão Bild.
O jogador tem um contrato assinado até 2025 com seu clube, porém de acordo com cláusulas contratuais, ele poderia ser negociado caso o clube fosse rebaixado. O VfB atualmente se encontra na 15ª posição no Campeonato Alemão, perto da zona de rebaixamento.
Borna Sosa é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube alemão da Bundesliga, VfB Stuttgart, desde julho de 2018, quando assinou um contrato válido até junho de 2025.
O craque atua dentro de campo na posição de defensor lateral esquerdo e usa a camisa Nº 24 dos Die Roten. Ele tem 1,87m de altura, pesa aproximadamente 79 kg e é um jogador canhoto.
O jogador Sosa possui dupla cidadania. Ele é um cidadão Croata, por nascimento, e também possui a cidadania alemã, por parte de sua ascendência familiar. Dessa forma, o craque pode ser elegível para defender ambas as seleções, Croácia ou Alemanha.
Além de representar muito bem o seu clube alemão, sempre atuando dentro de campo com muita determinação e profissionalismo, Sosa também participa ativamente em campeonatos internacionais, e ele escolheu representar a sua nação, a seleção da Croácia.
O craque começou a disputar jogos mundiais em 2012, quando defendeu pela primeira vez a seleção juvenil da Croácia, SUB-14, aos 14 anos de idade.
O jogador é assessorado pela empresa LIAN Sports Group, uma agência especializada na administração e gerenciamento de carreiras para atletas profissionais, principalmente envolvendo treinadores e jogadores internacionais de futebol.
O valor comercial de mercado do jogador Sosa atualmente é de € 23 milhões de euros. O craque se encontra no auge de sua carreira, porém especialistas esportivos acreditam que esse valor pode se elevar ainda mais.
Borna Sosa nasceu no dia 21 de janeiro de 1998, na cidade de Zagreb, capital da Croácia.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
O jogador Sosa desde seus 14 anos, começou a disputar jogos internacionais pela seleção juvenil da Croácia e com o tempo, chegou a disputar jogos em todas as modalidades pela sua seleção, até ser convocado oficialmente para ingressar na equipe da seleção principal do seu país, em 2021.
Anteriormente, no ano de 2015 o craque disputou jogos na EURO SUB-17, e também pela Copa do Mundo naquele ano.
Um evento muito importante na carreira do craque aconteceu em maio de 2018, quando ele foi chamado para fazer parte da primeira equipe preliminar, com 32 jogadores, onde 23 seriam oficialmente escolhidos para disputar a Copa do Mundo FIFA de 2018 na Rússia.
Naquela Copa do Mundo, a seleção da Croácia, gerenciada pelo treinador croata Zlatko Dalic, conseguiu chegar até a final, no jogo do dia 15 de julho, mas foi derrotada pela França por 4x2, fechando o placar então com a Croácia sendo vice-campeã.
No ano de 2019 e posteriormente em 2021, Sosa foi novamente convocado para a EURO SUB-21 da UEFA, escolhido pelo treinador Nenad Gracan, e pelo treinador Igor Biscan, respectivamente. Porém, em 2021 o craque apresentou algumas lesões em seu joelho, que o afastaram temporariamente dos jogos.
Depois de ter realizado inúmeras partidas e de ter feito grandes proezas dentro de campo, naqueles jogos internacionais, o craque passou a chamar a atenção pelo seu incrível desempenho.
Sua performance nos gramados despertou o desejo da Alemanha. No dia 7 de maio de 2021, o jornal diário Croata Sportske Novosti chegou a publicar que Joachim Low, o treinador da seleção alemã, havia usado a sua influência para disponibilizar para o jogador a cidadania da Alemanha, visto que a mãe do craque, Vesna Sosa, havia nascido e passado a maior parte da sua vida em Berlim.
Posteriormente os canais de TV alemão, Sky Sport, passaram a noticiar que o jogador já havia recebido sua cidadania alemã e que ele poderia representar a seleção da Alemanha em jogos mundiais.
Porém, foi declarado posteriormente que Borna Sosa não poderia ser elegível para a Alemanha, por não se enquadrar em alguns pormenores das regras da FIFA, conforme declarou a Federação Alemã de Futebol.
No dia 16 de agosto de 2021, o jogador foi convocado para disputar os jogos eliminatórios da Copa do Mundo pela seleção nacional pela primeira vez, para os jogos que ocorreriam em setembro contra Rússia, Eslováquia e Eslovênia.
Logo no início em seu jogo contra a Rússia que ocorreu no dia 1º daquele mês, o craque foi nomeado pela equipe como jogador titular.
No dia 14 de novembro, em um jogo decisivo e eliminatório contra a Rússia, Borna Sosa brilhou em campo e ainda realizou um gol, aos 81’ minutos de jogo.
Em um chute forte em direção ao gol rival, a bola acabou batendo no lateral esquerdo russo, Fyodor Kudryashov, e desviou para o outro canto do gol, confundindo totalmente o goleiro russo, fechando aquele placar final em 1x0, com a Croácia garantindo sua permanência nas disputas de qualificação.
PRINCIPAIS CLUBES
GNK DÍNAMO ZAGREB - (futebol amador e profissional)
Praticamente toda a base esportiva que o craque Sosa adquiriu em sua carreira, ele vivenciou dentro das equipes juvenis do clube croata Dínamo Zagreb.
O jogador ingressou no clube em 2005, aos 7 anos de idade, e permaneceu com o clube até 2015, recebendo treinamentos pela academia juvenil de futebol amador, a GNK, uma das equipes mais famosas do clube Dínamo, responsáveis pela formação de grandes jogadores tais como Vedran Corluka, Zvonimir Boban, e Luka Modric.
Durante o início de 2015, Sosa foi reconhecido pelo seu clube como um jogador sênior e profissional, e no dia 7 de março daquele ano, realizou sua estreia jogando contra o rival Nogometni Zagreb, que naquele dia foi derrotado por 2x0. Sosa disputou a partida completa e atuou de forma brilhante durante os 90 minutos de jogo, como titular.
Em um outro campeonato importante do dia 10 de maio de 2016, Borna Sosa obteve outra vitória para o Dínamo, jogando contra o Slaven Belupo, que foi derrotado por 2x1 no jogo da final da Copa da Croácia, no estádio Gradski vrt.
Durante a sua permanência junto ao clube Dínamo, pela equipe principal, Sosa participou em 4 temporadas completas, marcou presença em 41 jogos e realizou 6 assistências.
VfB STUTTGART -
No dia 14 de maio de 2018, o craque passou a pertencer ao clube alemão da Bundesliga, VfB Stuttgart, após ter assinado um contrato válido por 5 anos. Sosa realizou sua estreia no dia 26 de agosto em uma disputa contra o clube Mainz, que venceu o duelo naquele dia, por 1x0.
Depois de sofrer algumas lesões em campo, o craque precisou se ausentar por um tempo, durante sua primeira temporada. O clube Stuttgart acabou sendo rebaixado para a Bundesliga II.
O primeiro gol marcado pelo craque croata foi durante um jogo contra o Sportverein Darmstadt, no dia 16 de dezembro de 2019, em um placar que terminou em 1x1.
Durante a temporada de 2020/2021, já totalmente recuperado de suas lesões, o craque brilhou dentro de campo, com uma atuação impecável. Ele conquistou diversos elogios da mídia esportiva e também de seu treinador, o americano Pellegrino Matarazzo, que, ao criar o esquema de formação dentro de campo 3-4-2-1, passou a obter grandes vitórias.
Sosa passou a ser comparado a David Beckham e também com o austríaco meio campista central, David Alaba, por sua criatividade e esperteza em seus lances.
Durante o seu período em que jogou pelo Stuttgart, até o presente momento, na temporada de 2021/2022, ele disputou 83 jogos, marcou 3 gols e gerou 23 assistências.