BONN CAPITALS, O TIME ALEMÃO DE BEISEBOL

andre.c
andre.c,
5 em minutos de leitura
BONN CAPITALS, O TIME ALEMÃO DE BEISEBOL

O Bonn Capitals é um time alemão de beisebol fundado, por estudantes, no dia 8 de novembro de 1989, em Bonn.

O campeão alemão e vencedor da copa é um dos times de beisebol mais bem-sucedidos da Alemanha. O time atua na primeira liga de beisebol do grupo norte.

Em 1990, o Bonn Capitals começou a jogar no que era então a liga mais baixa da Renânia, do Norte-Vestfália, a liga estadual.

A equipe terminou a temporada sem sofrer uma derrota sequer e foi promovida à Verbandsliga. Um ano depois, o 1º time terminou em sexto lugar na Verbandsliga, mas ainda teve que ser rebaixado para a Landesliga devido à reestruturação das ligas. No ano seguinte, voltou a subir.

Em 1993, o 1º time conquistou o campeonato Verbandsliga e chegou à 2ª Bundesliga por meio dos playoffs. Foi, também, o primeiro ano do time feminino de softball.

No ano de 1994, depois de uma grande e proveitosa temporada, Die Erste foi promovido à Bundesliga. Além disso, o primeiro All Star Game da 1ª Bundesliga teve suas disputas realizadas em Bonn, sob o testemunho de 500 torcedores.

Após ficar em terceiro lugar por um tempo, em 1995, o time perdeu os playoffs no fim da temporada ficando com um módico quinto lugar, mas as mulheres do softball conquistaram um título em sua liga, a NRW.

VICE-CAMPEONATO E VITÓRIA NA COPA

Na temporada de 1996, o Bonn Capitals ficou na terceira colocação. Faturar a Copa da Alemanha trouxe o time de Bonn para a competição europeia de beisebol no ano de 1997. Assim sendo, uma temporada de 23-5 vitórias na temporada regular os deixou em primeiro lugar no Grupo Norte.

Nas semifinais dos playoffs, porém, o Lokstedt Stealers (agora HSV Stealers) parou. Na Taça dos Vencedores das Taças, os Caps de Montpellier, no sul de França, sofreram para conseguir o terceiro lugar.

Em 1999, ano de seu décimo aniversário, o Bonn Capitals comemorou seu ano de maior êxito. A equipe dos garotos ficou invicta durante toda a temporada e, depois de conquistar o campeonato NRW, faturou, também, o título de campeão júnior alemão.

O 2º time masculino foi promovido à Verbandsliga. Depois da derrota no playoff contra o Paderborn Untouchables, a equipe da 1ª Bundesliga acabou ficando em segundo lugar na temporada regular e, dessa forma, conseguiu faturar o vice-campeonato.

ESTABELECIMENTO NA BUNDESLIGA DE BEISEBOL

Os anos que se seguiram não foram muito bons para o Bonn Capitals, visto que, em 2003, eles chegaram perto de ser rebaixados no jogo contra o Elmshorn Alligators e o Lokstedt Stealers nas playdowns.

Em 2004, o segundo lugar no fim da rodada preliminar deu um alento ao time de participar das semifinais do campeonato alemão, mas isso acabou depois de 5 jogos do playoff contra o Fürth Pirates.

blog photos
Time do Fürth Pirates, um dos adversários que atravessou o caminho do Bonn Capitals. (Foto: https://www.fuerth-pirates.de/)

Na rodada final da Copa DBV de 2006, o time de beisebol Bonn Capitals conseguiu um mero segundo lugar. Na partida final, o time perdeu por 12 a 2 para os favoritos Regensburg Legionnaires.

Depois que o Campeonato Europeu de Seniores de 2001 aconteceu em Bonn, o Campeonato Europeu de Juniores foi disputado em agosto de 2009 no Estádio de Beisebol Rheinaue.

OS ANOS DE MAIOR SUCESSO NA HISTÓRIA DO CLUBE

Nos anos 2015, 2016, 2017 e 2018, o Bonn Capitals ficou sendo os campeões do Norte da temporada do Northern Relay durante quatro temporadas seguidas.

No ano de 2018, jogando uma temporada beirando à perfeição, com 40 vitórias em 40 partidas, o Bonn Capitals estava na mira dos holofotes da imprensa.

Estádio Rheinaue.jpg
Visão geral do Estádio de Beisebol Rheinaue. (Foto: https://pt.foursquare.com/v/baseballstadion-rheinaue/4baf357bf964a5201bf13be3

Em 2017, o Bonn Capitals conseguiu ir à final do campeonato alemão de beisebol pela segunda vez, mas acabaram sendo derrotados pelo Heidenheim Heideköpfen por 3 a 2. Na temporada seguinte, a de 2018, também: o Bonn Capitals disputou a série final contra o Heidenheim Heideköpfe após ter vencido anteriormente o Regensburg Legionnaires nas semifinais.

Na série melhor de cinco, o Bonn ganhou a primeira contenda, logo mas perdeu os dois jogos seguintes.

Ao vencer em casa o Rheinaue Baseball Stadium, no jogo quatro, entretanto, um quinto jogo precisou ser realizado. O Bonn Capitals ganhou o jogo cinco por 7ª 5, mas a decisão sobre o título do campeonato precisou ser adiada devido a um protesto apresentado pelo Heidenheim Heideköpfe contra a decisão do árbitro no jogo 4.

Isso foi, na verdade, rejeitado. Dessa forma, os Capitals só conseguiram saborear o título de campeões alemães pela primeira vez dez dias após a Associação Alemã de Beisebol e Softbol deliberar favoravelmente ao time sobre o assunto.

Os Capitals terminaram a temporada de 2019 em terceiro lugar o período de disputas regulares. O time chegou às finais da Bundesliga de Beisebol, e acabou perdendo no quarto jogo da série final contra o Heidenheim Heideköpfe, no estádio de beisebol Rheinaue, com uma pontuação de 3 a 2 e, assim, encerrou a temporada como vice-campeão.

A temporada foi ainda mais bem-sucedida na divisão júnior. O Bonn Capitals conseguiu assegurar o título do campeonato alemão tanto para crianças em idade escolar quanto para jovens.

Com o campeonato na Landesliga NRW, o terceiro time do Bonn Capitals também conseguiu garantir a promoção à Verbandsliga.

No ano de 2020, o Bonn Capitals faturou o título de campeão do norte com uma derrota na temporada regular, que precisou ser abreviada para 14 jogos devido à Covid-19.

Mas, como ocorreu nos anos de 2017 e 2019, o Bonn Capitals acabou perdendo a final do campeonato alemão contra o Heidenheim.

blog photos
Time do Heidenheim, que tirou do Bonn Capitals duas chances de ser campeão, nos anos 2017 e 2019. (Foto: https://www.mister-baseball.com/heidenheim-heidekoepfe-german-baseball-champion-2015-epic-showdown/)

Em julho de 2021, os Capitals acabaram ficando em segundo lugar no torneio European Champions Cup, o maior sucesso do beisebol alemão depois das finais nos anos de 1967 e 2010.

No mesmo mês, o time garantiu 14 vitórias em 14 jogos. De novo, devido à pandemia da Covid-19 a competição teve de ser encurtada.

Após os Capitals terem vencido os Dohren Wild Farmers nas quartas de final e os Paderborn Untouchables nas semifinais, o time sucumbiu na série final, como havia ocorrido em 2019 e 2020, para o Heideköpfe de Heidenheim, com uma pontuação de 11 a 2.

Dohren Wild Farmers.jpg
O Bonn Capital derrotou o Dohren Wild Farmers, mas não conseguiram o campeonato, pois acabou perdendo as partidas da série final. (Foto: http://www.wildfarmers.de/)

Caro leitor, curtiu este artigo? Gosta de beisebol? Então, curta e compartilhe com os amigos e não se esqueça de deixar seus comentários abaixo, OK?

ARTIGOS RELACIONADOS

Fica ou sai? Entenda o que está em jogo para Lewa permanecer no BayernFica ou sai? Entenda o que está em jogo para Lewa permanecer no Bayern
Fica ou sai? Entenda o que está em jogo para Lewa permanecer no Bayern

Craque polonês está queimado no vestiário, mas diretoria não quer deixá-lo sair faltando um ano de contrato A possível transferência de Robert Lewandowski para o Barcelona parece mais difícil do que os últimos rumores dão a entender. Embora o clube...

Gab
2 em minutos de leitura
#Alemanhã,#Premier League,#Bayern de Munique,#Notícias do Dia,#Futebol

Mané veste a camisa do Bayern após exames médicos

Atacante que jogou pelo Liverpool nos últimos anos vai se transferir para o futebol alemão O atacante Sadio Mané aterrisou hoje (21/6), terça feira, em Munique para fazer exames...

Gab

2 em minutos de leitura

#Alemanhã,#Hungria,#Liga das Nacoes da UEFA,#Notícias do Dia,#Futebol

Alemanha segue invicta mas só empata: igualdade na Hungria

Hansi Flick continua invicto no comando da seleção alemã, mas o retrospecto recente é repleto de igualdades A Alemanha viajou até a Hungria neste sábado (11/6) e arrancou um emp...

Gab

2 em minutos de leitura

#Alemanhã,#Bundesliga,#Bayern de Munique,#Futebol,#Notícias do Dia

“Contrato é contrato” – diz presidente do Bayern sobre Lewa!

Mandatário do clube alemão se mostrou irritado sobre situação do atacante polonês Ao longo dos últimos dias, Bayern e Lewandowski vivem um embate diário na mídia, e o clima entr...

Victor Simonelli

2 em minutos de leitura

#Itália,#Liga das Nacoes da UEFA,#Notícias do Dia,#Futebol,#Alemanhã

Empate em Bolonha: Alemanha consegue igualdade na Itália

Seleção de Mancini abriu o placar no segundo tempo mas cedeu o empate logo em seguida A Itália recebeu a Alemanha nesta tarde de sábado (4 de junho), no estádio Renato Dall'Ara,...

Gab

2 em minutos de leitura