Vitória por 3x0 põe fim a jejum de títulos que durava 3 anos e premia trabalho do treinador brasileiro Antônio Carlos Zago
O Bolívar pode finalmente comemorar mais um título nacional. A equipe conquistou o Apertura do Campeonato Boliviano na noite do domingo (12/06), ao triunfar por 3x0 em uma final contra o rival The Strongest.
O título número 30 da “La Academia del Fútbol Boliviano”, coloca o time com o dobro de taças do segundo e terceiro colocados. Jorge Wilsterman e o The Strongest que possuem 15 títulos cada, ficaram ainda mais atrás do grande vencedor.
E para dar a volta olímpica após três anos sem um título, o Bolívar contou com ajuda brasileira. Isso porque Antônio Carlos Zago comandou a equipe no torneio com grande sucesso.
Além dele, na final, outros brasileiros deram show. A dupla de atacantes Chico e Sávio Bruno foram os responsáveis pelos gols da conquista.
Como foi o jogo da conquista da “30ª Coroa” do Bolívar?
O sonho de mais uma conquista para o torcedor do Bolívar e o pesadelo dos torcedores do “El Tigre” começou assim que a bola rolou.
Com apenas 18 segundos o capitão do The Strongest, Diego Wayar perdeu uma saída de bola onde a dupla brasileira marcou o gol. Sávio cruzou para área e Chico mandou de cabeça para delírio da torcida.
Esse erro custou toda a estratégia e plano de jogo pensado pelo técnico do The Strongest, que agora precisava atacar para buscar o empate, diante de um time tão forte defensivamente como é o seu rival.
O Bolívar por sua vez, agora precisava apenas se defender e esperava o momento certo para o contra-ataque. Em todas as oportunidades que teve no primeiro tempo, a equipe levou muito perigo ao gol adversário.
Aos 32 minutos da primeira etapa de jogo, aumentou a vantagem, em uma cobrança de pênalti de Chico, marcando o seu segundo gol na decisão.
Segundo tempo e mais um título para conta do Bolívar
Depois de sofrer um impacto tão cedo, o The Strongest não conseguia se reencontrar na partida.
Sem chances claras para chegar ao empate e com Rodrigo Amaral, um dos nomes da equipe fazendo um jogo irreconhecível, o caminho estava fácil para o Bolívar.
Foi quando aos 24 minutos da etapa final veio o golpe de misericórdia. Chico em jornada inspirada e destaque da final, tocou para Villamil, que cruzou para Sávio subir e marcar, de cabeça, o terceiro gol.
Minutos depois o juiz deu final ao jogo e acabava o clássico, sendo o Bolívar consolidado com mais um título, ganho de forma inquestionável.
Vaga assegurada na Libertadores e dinheiro em caixa
Com a vitória diante seu maior rival, Bolívar assegurou a vaga para a Libertadores em 2023, graças ao título do Apertura. Além disso, a equipe embolsou três milhões de dólares em premiação.
Para alcançar esse feito, o Bolívar, comandado pelo brasileiro Antônio Carlos Zago, liderou o Grupo B do Apertura com 37 pontos. Foram 12 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.
No mata-mata superou o Oriente Petrolero nas quartas de final, Blooming nas semifinais e, por último o The Strongest na grande final.
Pela primeira vez na história da equipe, um treinador brasileiro conquista um título nacional, méritos para Antônio Carlos Zago e sua equipe.
Continue acompanhando o Bets para ficar bem informado sobre tudo que acontece no mundo da bola.