O basquete na Austrália conta com muitas equipes tradicionais. A Associação Bendigo de Basquete teve seu início em 1974, porém, o primeiro jogo de basquete em Bendigo, uma cidade no estado de Vitória na Austrália, foi em 26 de julho de 1938.

O jogo foi organizado por Claude Pang, as equipes que jogavam eram organizadas por membros da Returned Services League. Os jogos eram no salão de treinamento do Exército das Forças de Defesa St.

Naquela época, as instalações não eram as melhores, o piso ainda era de madeira e não polida. As competições eram sempre acirradas, mesmo com um número pequeno de equipes que continham.

Na mesma época que o Bendigo começou a ser promovido e a participar das competições de basquete, os jogos passaram a ser numa quadra externa, logo no início dos anos 50.

Após as transmissões dos jogos ao vivo na rádio todas as quintas feiras, o interesse nas competições só aumentou. O novo estádio Mundy St YMCA foi construído em 1965, e a Associação começou no dia 12 de julho do mesmo ano com os seguintes times:

  • 8 masculinos;
  • 9 femininos;
  • 9 masculinos juniores.

Já no dia 04 de dezembro de 1968, 4 equipes juniores femininas se juntaram à Associação. As competições entre homens, mulheres, juniores feminino e masculino se expandiram. Com isso, Bendigo se tornou uma associação de sucesso nas ligas do país.

Equipe Juniores. / Foto: Site Oficial

Com o tempo, as competições se expandiram a um certo ponto que não podiam ser acomodadas no estádio YMCA. Assim, o Bendigo Womens Basketball formou a Sandhurst Association e mudou a base para o Bendigo Showgrounds, e os jogos eram disputados em quadras melhores.

O novo estádio tinha duas quadras, com a principal com capacidade para 1.000 pessoas. Já em fevereiro de 1976, os times de basquete tanto feminino quanto o masculino voltaram a realizar todas as competições no West Bendigo Stadium.

A Associação Bendigo cresceu exponencialmente nos 15 anos, se desenvolvendo rapidamente nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Finais Nacionais dos times principais, sempre realizados no novo estádio.

O número das participações no basquete continuou a se expandir, fazendo com que os estádios escolares adicionais fossem usados para lidar com o excesso de competições.

Já no ano de 1985, o BBA era composto por 89 equipes ao longo dos anos, o número de equipes só aumentou. Em 2003, a competição BBA já estava com 330 equipes.

Bendigo, ao longo dos anos, foi se superando em cada competição. Tudo isso fez com que a associação construísse a reputação que tem, sendo reconhecido pela sua potência no basquete australiano.

Equipe Masculina Bendigo. / Foto: Site Oficial

Todos os níveis do clube brilharam, os juniores, equipe principal, equipes feminina e masculina. Não foi à toa que o Bendigo Braves entrou para a SEABL em 1985 como o primeiro representante da Country Association.

Teve o apoio da comunidade ao ganhar o campeonato nacional em 1988. Bendigo dominou o basquete no país. Ele também se tornou campeão nacional nos anos de 2001 e ganhou o título nacional da ABA em 2003.

Estádio do Bendigo Braves

Estádio Bendigo. / Foto: Site: www.austadiums.com/stadiums/bendigo-stadium

Com capacidade para 4.000 pessoas, o Estádio Bendigo não tem como principal time o Bendigo Braves. Ele tem mais algumas equipes que jogam nele.

Ele se trata de um centro de esportes e entretenimento australiano em Bendigo, no estado de Vitória na Austrália, mesmo local de fundação do Bendigo Braves. O estádio tem dez áreas cobertas, grandes áreas de exposição e eventos, além de uma sala de clube licenciado e instalações administrativas associadas.

Tem flexibilidade para ser usado em grandes eventos esportivos, culturais e de entretenimento, além do basquete, campeonatos de vôlei também são sediados nele.

O Grupo Bendigo de Esportes e Entretenimento foi formado como Bendigo Estádio Ltda em 1989 como o braço administrativo da Bendigo Associação de Basquete.

O papel inicial do BSEG era assumir um arrendamento na Oeste Bendigo Recreação Reserve e assumir a responsabilidade do financiamento do empréstimo para estender o Estádio Oeste Bendigo de 2 para 5 quadras na criação do New Schweppes Centre.

O BSEG é uma organização comunitária sem fins lucrativos que também opera com um clube licenciado com a principal função de fornecer a gestão para a operação do Centro Bendigo Schweppes.

O novo Schweppes Center forneceu instalações expandidas a partir de 1991 para atender a crescente demanda por instalações esportivas na região de Bendigo.

No ano de 2003, com a conclusão do Schweppes Center de 4,8 milhões de dólares, a casa do basquete Bendigo foi levada a um nível superior. Ficando com 7 quadras e instalações de primeira linha para todos os membros da equipe.

A Associação Bendigo de Basquete ficou extremamente orgulhosa dos jogadores que alcançaram status internacional, sendo eles:

  • Rhonda Vise;
  • Nina Cass;
  • Max Brisbane;
  • Kristi Harrower;
  • Aaron Trahair;
  • Glen Saville;
  • Mathew Campbell;
  • Emily McInerny;
  • Tim Mills.

Atualmente, a equipe feminina do Bendigo Braves se encontra no 2º lugar da NBL australiana.

Quer saber mais o que rola nas ligas de basquete ao redor do mundo? Então é só ficar ligado aqui na Bets!


Compartilhe esse conteudo