A Beloften Eredivisie (Promised Honor Division - Divisão de Honra Prometida em português) foi a maior liga para equipes reserva ou equipes de sombra do futebol holandês e hoje deu lugar a Reservecompetitie.

Foi organizada pela Royal Dutch Football Association (KNVB), a federação oficial do futebol do país. A competição reuniu várias equipes B dos principais clubes do país, como Ajax e PSV.

Apesar de ser considerada uma liga B, há muitos entusiastas do futebol que apreciaram a competição, comparecendo em peso aos estádios para prestigiar os jogos. Também era a possibilidade dos times revelarem promessas do esporte, além de dar chance deles adquirirem mais experiência.

Panorama geral

A liga foi oficialmente fundada em 1992 como Reserve Teams Eredivisie (esse nome ficou em uso até a temporada 2000-01), mas muito antes disso os clubes holandeses já organizavam disputas entre suas equipes reservas, as chamadas beoften.

Até a temporada 2009-10, o time vencedor da liga reserva ganhava o direito de participar da KNVB Cup, a copa nacional, no entanto com a criação da Supercopa, as equipes reservas vencedoras passaram a disputar essa competição.

Desde então, a Beloften Eredivisie passou a ser uma competição independente, e não foi mais incorporada a estrutura da liga profissional holandesa. A partir daí, foi criado um regulamento próprio, inclusive com rebaixamento para a Beloften Eerste Divisie, uma espécie de segunda divisão do campeonato.

Mesmo com o interesse do público, as entidades esportivas deram cada vez menos atenção às competições consideradas amadoras. Isso fez com que muitos clubes fundissem seus programas juvenis para trazer equipes mais fortes às ligas mais populares.

A temporada 2012-13 apresentou uma grande mudança no formato: as 3 melhores beoften foram promovidas a Eerste Divisie. O resultado foi que as equipes reservas de times tradicionais, como PSV Eindhoven, Ajax e FC Twente deixaram de competir na Beloften Eredivisie e jogaram na Eerste Divisie.

Beloften Eredivisie temporada 2012 - créditos da imagem: Transfermkt

Nos últimos anos, houve menos interesse nas competições. Muitas equipes fundiram seus programas juvenis e trouxeram equipes unidas para as ligas mais populares. A temporada 2012-13 também viu uma grande mudança no formato: as 3 melhores equipes daquela temporada foram autorizadas a promover a Eerste Divisie (primeira divisão).

História

Até 1973, os jogadores dos clubes profissionais da Holanda eram considerados muito velhos para disputar os campeonatos juvenis, mas ainda não eram bons o suficiente para jogar no time A. Nesse caso, eles jogavam em times B e disputavam as competições menos importantes, como estaduais e regionais.

Acontece que essas equipes B não apresentavam qualquer restrição (mínima ou máxima) de idade, o que acabava dificultando o desenvolvimento dos atletas mais jovens. Dessa forma, a KNVB decidiu criar uma competição com equipes C, para jogadores até aos 21 anos de idade.

De acordo com o regulamento, 3 jogadores dispensados das equipes A podem ser usados para compor o elenco das equipes B e retornar a equipe A quando necessário.

Em 1978, o nome das equipes C foi alterado para Future Teams em um esforço para aumentar o interesse dos jovens no esporte. Nessa época as equipes B foram dissolvidas, no entanto em 1981 foi levantada a hipótese de criar um novo campeonato sem restrição de idade.

A partir daí, as equipes reservas começaram a disputar pequenos campeonatos, sem expressão, mas com o aval da KNVB. A Beloften só foi oficialmente criada em 1992, com regras semelhantes às das Eerste Divisie.

Partida da Beloften Erendivisie - créditos da imagem: transfermkt

A partir da temporada 2001/02, a competição apresentou algumas mudanças, principalmente quanto à classificação dos vencedores. Ficou decidido que o campeão teria o direito de participar da Copa KNVB da temporada seguinte, o que perdurou até 2009.

Na temporada de 2010-11, nenhuma equipe ganhou o acesso e o último colocado foi rebaixado para a segunda divisão da Beloften e o campeão seria promovido à primeira divisão do campeonato nacional.

Novas mudanças no formato

Em 2012, os próprios clubes se uniram para mudar novamente a configuração. As equipes foram fundidas e divididas em três grupos de oito clubes e uma única competição foi disputada com todos os times da primeira divisão e da Beloften. A nova competição começou em maio daquele ano.

No ano seguinte, uma nova mudança. Os melhores times reservas foram promovidos à primeira divisão como um teste por duas temporadas e os demais times foram divididos em dois outros grupos: a primeira divisão de promessas (sub 23) e uma divisão de equipes reservas.

Na temporada 2014/15, 22 equipes participaram da divisão de promessas. Elas foram divididas em quatro grupos e os dois melhores de cada grupo disputavam os playoffs. As 4 equipes com piores resultados na fase preliminar, disputaram os playoffs de rebaixamento.

Na temporada seguinte, foi definida a progressão das equipes sub 23 na pirâmide de futebol do sistema de divisões holandês. Basicamente, os melhores times participariam de uma série de competições inter-relacionadas.

Com isso, grande parte das equipes promissoras passaram a competir em torneios fechados, mas coordenados pela KNVB. Na temporada de 2017, onze clubes se inscreveram na competição Sub-23.

A equipe Sub-23 melhor classificada conseguiu o acesso à primeira divisão e as quatro melhores foram encaixados na segunda e terceira divisão, de acordo com seu desempenho. Por conta dos requisitos de idade e possibilidade de promoção, a competição foi considerada uma continuação da Beloften Eredivisie.

Os clubes profissionais que não tinham inscrito equipes sub 23 continuaram a participar de competições reservas livres, coordenadas pelos próprios clubes, mas com o aval da federação de futebol.

Após a saída das equipes sub 23 e a mudança das regras da competição, a Beloften Eredivisie no formato de sua fundação, foi dissolvida no final de 2016. As equipes reservas e as promissoras que não foram titulares nas temporadas passadas passaram a jogar na Competição de Reservas (Reserve Competitivo), a competição substituta da Beloften Eredivisie.

Escudo da Nova Beloften - créditos da imagem: besoccer

Desde a temporada 2018/19, o futebol feminino holandês também começou um torneio Beloften, em que 8 equipes da Eredivisie jogam com seus times reservas.

Campeões

Abaixo os campeões até a temporada 2015-16:

  • 1992 SC Heerenveen 2
  • 1993 Velocidade 2
  • 1994 Ajax 2
  • 1995 Sparta Rotterdam 2
  • 1996 Ajax 2
  • 1997 PSV 2
  • 1998 Ajax 2
  • 1999 O Condado 2
  • 2000 PSV 2
  • 2001 Ajax 2
  • 2002 Jovem Ajax
  • 2003 Jovem Heerenveen
  • 2004 Jovem Ajax
  • 2005 Jovem Ajax
  • 2006 Jovem AZ
  • 2007 Jovem Heerenveen
  • 2008 Young Twente
  • 2009 Jovem Ajax
  • PSV Jovem 2010
  • PSV Jovem 2011
  • 2012 Young Twente
  • 2013 Jovem Heerenveen
  • 2014 Young Feyenoord / Excelsior
  • 2015 Jovem Vitesse
  • 2016 Jovem Utreque
Compartilhe esse conteudo