Time é também vencedor da Super Liga Chinesa (2009), da Supermaster Cup (1998 e 2003) e da Supertaça (1997 e 2004)

O Beijing Guoan Football Club teve sua fundação formal em 29 de dezembro de 1992.

Primeiro clube profissional estabelecido na China continental, a equipe que tem sua sede na capital Pequim foi o primeiro clube chinês a vencer três vezes a Chinese FA Cup (Copa da China de Futebol ou Copa da Associação de Futebol). A coroação ocorreu em 2003 (as duas primeiras foram em 1996 e 1997).

Contudo, esta não foi a última vez que o time levou o título: em 2018, o Beijing Guoan faturou o quarto troféu da FA Cup de sua história.

(Foto: Site oficial do Beijing Guoan)

A Chinese FA Cup, contudo, é apenas um dos troféus do time. O clube é campeão da Super Liga Chinesa (2009), da Supermaster Cup (de 1998 e 2003), além da Supertaça (1997 e 2004), entre outros.

Beijing Guoan Football Club no decorrer dos anos

1992

O Beijing Guoan Football Club foi fundado em 29 de dezembro de 1992 pela Comissão Desportiva Municipal de Pequim, a Escola Técnica Esportiva Xiannongtan e a CITIC Guoan Industrial Development Corporation, no Beijing Guoan Hotel.

1994

A primeira Liga A teve início em 17 de abril de 1994 e o clube venceu, fora de casa, o Guangdong Hongyuan por 2 a 0. O primeiro gol foi de Yang Chen aos 16 minutos do segundo tempo.

Como um dos fundadores, o Beinging Guoan teve 7 vitórias, 8 empates e 7 derrotas naquele ano. Ao fim do tornei, o time terminou na 8ª colocação.

A equipe marcou 42 gols e sofreu 34. Ao todo, foram 22 pontos em 22 jogos.

1995

No ano de 1995, o clube venceu o Arsenal da Premier League por 2 a 1 na "London Export Euro-Asia Cup".

1996

O ano marcou a primeira Copa da Associação de Futebol do time. O primeiro campeonato nacional da história do clube ocorreu em 3 de novembro de 1996.

O time de Pequim encarou o Shandong Jinan Taishan na final e faturou o título com um placar elástico de 4 a 1.

No primeiro tempo, os dois gols saíram de cruzamentos de Hu Jianping. Gao Hongbo e Gao Feng balançaram as redes.

No segundo tempo, o Jinan Taishan diminuiu, mas Gao Feng e Deng Lejun fizeram outros dois pelo Beijing e garantiram o título com folga.

(Foto: Site oficial do Beijing Guoan)

1997

O clube também estabeleceu um recorde para liga principal do futebol chinês, a Superliga: a equipe venceu, em 20 de julho, Shanghai Shenhua por 9 a 1 em casa.

Cao Xiandong fez um gol, Gombos dois e Andres e Cassiano três gols, respectivamente.

No mesmo ano, Beijing Guoan venceu o segundo título da FA Cup. Em dezembro de 1997, a equipe ganhou do Shanghai Shenhua por 2 a 1 de virada.

Deng Lejun abriu o placar para o Shanghai, mas Cassiano e Nanfang marcaram sucessivamente para garantir o segundo campeonato da FA Cup.

1998

No ano seguinte, foi a vez do clube levar a Supermaster Cup – também chamado de Supercampeonato ou Supercopa da China –, em 12 de março, sobre o Dalian Wanda.

2003

Em 2003 a equipe de Pequim se sagrou o primeiro time do país levantar três vezes o troféu de primeiro colocado da Chinese FA CUP. No dia 1o de outubro, no Estádio Wulihe, em Shenyang, o Beijing venceu Dalian Shide por 3 a 0.

Conese marcou duas vezes e Yang Hao garantiu a vitória por goleada com o terceiro.

2004

Em 2004, o segundo Supercampeonato. O time derretou o rival Shanghai Shenhua por 4 a 3.

Foram dois gols de Conese. Xu Yunlong e Yang Hao também balançaram a rede para que o time pudesse levantar a supertaça.

2008

O clube marcou sua primeira participação na AFC Champions League (Liga dos Campeões da AFC) em 2008. Em 12 de março daquele ano, o Guoan venceu o Vietnã Nam Dinh por 3 a 1 em um jogo fora de casa.

Yan Xiangchuang marcou duas vezes e Du Wenhui fez o terceiro.

Yan Xiangchuang marcou duas vezes e Du Wenhui fez o terceiro. (Site Oficial) 

2009

2009 também foi histórico para o Beijing Guoan Football Club. O clube faturou seu primeiro e único Campeonato da Super Liga da China. O placar? 4 a 0.

No dia 31 de outubro, o time encarou o Hangzhou Greentown diante de 60 espectadores. Segundo o site oficial do clube, quatro dias antes do jogo já tinham torcedores na porta do Yellow Dragon Sports Center, em Hangzhou.

A vitória indiscutível teve gols de Emile Martinez (dois), Zhou Ting e mais uma vez Big Martin (Emile Martinez).

2018

Depois de um hiato de títulos expressivos, o Beijing Guoan faturou seu quarto e último Chinese FA Cup. A partida contra o Shandong Luneng Taishan terminou em 2 a 2 e pelas regras daquele ano, a equipe de Pequim foi considera campeã por fazer mais gols fora de casa.

Entre um FA Cup e outro foram 15 anos. Quem garantiu a premiação foram os jogadores Vieira e Zhang Xizhe.

2019

Em 2019, o Beijing conseguiu ser vice-campeão da Superliga Chinesa com 70 pontos. Foi a maior pontuação da equipe no torneio.

A última partida do clube foi contra o Shandong Luneng Taishan. A equipe venceu por 3 a 2 em casa.

A pontuação, também, é a maior já feita por um vice-campeão do campeonato. O próprio Guoan era o recordista anterior (temporada 2014).

Equipe

Hoje, a equipe do Beijing Guoan tem como treinador Slaven Bilic. No gol, o clube tem Hou Sen, Zou Dehai, Guo Quanbo e Ma Kunyue.

O time tem, ainda, os zagueiros Yu Yang, Li Lei, Jin Pengxiang, Lu Huan, Yu Dabao, Yang Fan, Bai Yang, Wang Gang, Jing Tao, Liang Shaowen e Ruan Qilong. No ataque, Zhang Yuning, o brasileiro Anderson Silva, Wang Ziming e He Zhenyu.

Por fim, os meiocampistas são: Chi Zhongguo, Hou Yongyong, Piao Cheng, Zhang Xizhe, Gao Tianyi, Jin Taiyan, Li Ke, Li Boxi, Liu Guobo, Jiang Wenhao, Cao Yongjing, Xie Longfei e Gao Jian.

Estádio dos Trabalhadores

O Worker's Stadium, ou Estádio dos Trabalhadores, é a casa do Beijing Guoan. Ele está localizado distrito de Chaoyang, nordeste de Pequim.

Aberto em 1959 e reformado em 2004, ele tem 60 mil assentos (63.095 mais precisamente) e área total de 44.800 m².

Compartilhe esse conteudo