O Barnsley tem mais de 100 anos de história e leva no escudo a figura de operários

Foto - mantosdofutebol.com.br - (Camisas do Barnsley da temporada 2020-2021-PUMA-2)

Barnsley Football Club, com sede na cidade de mesmo nome (Barnsley), na região de South Yorkshire, um dos berços do futebol, esse clube inglês tem mais de 100 anos de história e teve sua fundação registrada no ano de 1887.

Nasceu através de uma reunião de fiéis religiosos, pelo reverendo Tiverton Preedy, por isso o primeiro nome do clube foi Barnsley Saint Peter´s, e depois teve a alteração para o nome atual, em 1897.

O Barnsley tem alguns rivais no condado de South Yorkshire, são eles: Sheffield United, Sheffield Wednesday e Leeds United. Outros clubes como Huddersfield Town e Rotherham United também criaram uma rivalidade com o Barnsley.

Em seu escudo, dois operários em destaque, do lado direito um operário da indústria de vidraçaria Ardagh Glass Group e do lado direito, um mineiro.

The Tikes, os Colliers, os Tarns, os Reds, são suas alcunhas, e seu uniforme tem como predominância, calções brancos e camisas vermelhas, como conjunto número 1.

A maior conquista do Barnsley foi o título da tradicional da Copa da Inglaterra (FA Cup) de 1912, na final uma vitória por 1 a 0 sobre o West Bromwich, dois anos antes a equipe tinha batido na trave, sendo vice-campeã da temporada de 1910, após perder para o Newcastle.

O outro título do Barnsley em sua história, é o Football League Trophy na temporada 2015/2016.

O Barnsley é um dos clubes da Inglaterra que mais passou temporadas na Segunda Divisão, sendo o recordista nesse quesito no futebol da Inglaterra.

Sua melhor colocação na Championship foi na temporada 1996/97, onde a equipe foi sexta colocada no geral e, após repescagem, conseguiu a vaga na Premier League, do ano seguinte, pela primeira e única vez. Outros que subiram naquela temporada foram: Bolton, de forma direta, e Crystal Palace, pelos playoffs.

Foto - Twitter - bfc_official - (Estádio do Barnsley com visão de cima)

O nome do estádio do Barnsley é Oakwell Stadium. Um estádio muito antigo, que teve sua construção em 1887, serve para o mando dos The Tikes, e fica localizado em Barnsley, South Yorkshire, na Inglaterra.

Sua inauguração foi um ano depois do início da sua construção, no ano de 1888, hoje o estádio está reformulado e com um aspecto de uma arena multi-uso.

O Barnsley Football Club, apesar de ser o mandante do estádio, não é mais o dono do local. Isso por conta de atrasos nas contas, que fizeram com que em 2003, o clube perdesse o direito de ser o proprietário.

Hoje quem tem a posse é o Conselho Municipal da cidade de Oakwell, apesar disso, o Barnsley FC não perdeu o direito de jogar seus jogos no estádio, isso para que continuasse disputando as competições do futebol da Inglaterra.

Hoje o estádio é bem modernizado, tendo até um setor construído especialmente para torcedores deficientes, uma parte que tem três andares, e é chamado de Corner Stand.

O estádio atualmente tem uma capacidade para 23.287 pessoas, porém o seu recorde de público foi quase o dobro disso. No ano de 1936, o Barnsley enfrentou o Stoke City, e a partida registrou um público de 40.255 espectadores.

Ben Radford - Allsport (Comemoração do único acesso do Barnsley na temporada 1996-97)

No início de sua caminhada futebolística, o Barnsley jogou a Sheffield and District League, que era uma competição distrital, isso no ano de 1890.

O outro torneio que esteve presente foi o Midland League, em 1895. Essas foram as primeiras aparições do futebol do Barnsley.

O ano de 1898 foi muito importante, pois foi quando o clube ingressou na Football League, principal organização de clubes do futebol inglês.

Foi quando começou a saga do Burnsley para disputar a elite do futebol da Inglaterra, as questões financeiras atrapalharam os planos nos primeiros anos.

Como foi destacado anteriormente, o Barnsley chegou na final da Copa da Inglaterra de 1910, na final encontrou o Newscastle, e acabou sendo derrotada em uma partida replay, o que gerou o vice-campeonato daquele ano.

Dois anos mais tarde veio uma nova chance na competição, e essa não seria desperdiçada. A final da Copa da Inglaterra de 1912 colocou frente a frente, o Barnsley contra o West Bromwich Albion.

Novamente decidida através de um replay, dessa vez o Barsley venceu por 1 a 0, o que consagrou a equipe campeão da FA Cup de 1912, seu primeiro título oficial e mais importante de sua história.

O Futebol da Inglaterra parou no período da Primeira Guerra Mundial, e só foi voltar um pouco tempo depois ao seu término, na temporada 1919/1920, essa volta teve a alteração de 20 times na Primeira Divisão para 22 equipes, e no primeiro ano o Chelsea foi inserido.

Muitos achavam que o Barnsley poderia ser a outra equipe, já que uma temporada antes da paralisação, em 1914/15, a equipe tinha conseguido terminar em terceiro lugar.

Uma votação foi feita na época, o que inseriu o Arsenal na elite. Trazendo frustração para o Barnsley, que amargaria as oito décadas seguintes na Segunda Divisão Inglesa.

Em 1922, o Barnsley bateu na trave para chegar na Primeira Divisão Inglesa. Depois disso, foi um desce e sobe, entre Terceira e Segunda Divisão, trazendo inconstância para o objetivo.

A década de 1950 teve a substituição das seções Norte e Sul da Terceira Divisão pela Terceira e Quarta Divisão Inglesa.

Na temporada 1958/59, o Barnsley, que estava na Segunda Divisão foi rebaixado para a Terceira Divisão, e em 1965, foi a vez da equipe fazer a sua estreia na Quarta Divisão da Inglaterra, após novo rebaixamento. Até 1979, quando o time retornou para Terceira Divisão, foram idas e vindas entre as duas divisões.

Na década de 1980, o Barnsley conseguiu voltar para a Segunda Divisão Inglesa.

AP-JANE STOKES-NEWS IMAGES (Time do Barnsley de costas, na temporada 2020/21)

A década de 1990, mas exatamente a temporada 1996/97, proporcionou o lugar mais alto da história do Barnsley no Futebol da Inglaterra, após boa campanha da Segunda Divisão, onde ficaram com o vice-campeonato, eles subiram para a Premier League na temporada seguinte.

Danny Wilson foi o treinador do Barnsley na Premier League na temporada 1997/98, a força da competição não foi páreo para a equipe, que acabou sendo rebaixada naquele mesmo ano.

Um ponto positivo, foi que eles montaram um bom time, que conseguiu chegar as quartas de final da Copa da Inglaterra naquela temporada, conseguindo a proeza de eliminar o poderoso Manchester United, na quinta rodada.

O Barnsley ganhou o Football League Trophy em 2016 após uma vitória por 3-2 contra o Oxford United of League Two. Nessa temporada eles conseguiram ser promovidos no Campeonato da Liga.

Muitas idas e vindas entre as divisões, com maior frequência na Segunda Divisão. Hoje o Barnsley é o lanterna da Championship, na atual temporada 2021/22, e busca por dias melhores.

Fique ligado com a Bets, e confira a história dos clubes pelo mundo!

Compartilhe esse conteudo