Equipe de Guayaquil venceu um adversário que estava na parte baixa da tabela, garantiu sua vaga no playoff da competição nacional e vaga na próxima Copa Libertadores da América
O Barcelona de Guayaquil conseguiu uma vitória importante no domingo (29/05), em duelo válido pela 15ª rodada do campeonato equatoriano. A equipe enfrentou o Cumbayá e goleou o adversário por 4x0.
A partida foi realizada no estádio Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, a casa do Barcelona de Guayaquil, que contou com o fervoroso apoio dos seus torcedores.
Entre os quatro gols do jogo, três deles foram convertidos por meio de cobrança de penalidades.
No geral, o Barcelona amassou o adversário, tendo chutado 17 vezes, contra apenas seis do Cumbayá, não dando chances de recuperação.
Como foi o jogo entre Barcelona e Cumbayá?
Logo nos primeiros minutos de disputa, o que se viu foi uma superioridade maior do Barcelona, que dominava o adversário com facilidade.
A equipe da casa não vencia no campeonato equatoriano há três jogos e tinha sua liderança ameaçada até então.
Três dos quatro gols foram de pênalti, um fato até que inusitado na partida. O gol que abriu a contagem aconteceu aos 31 minutos do primeiro tempo com cobrança convertida por Damián Díaz.
O segundo gol veio dos pés de Gonzalo Mastiani, que aproveitou o rebote do goleiro adversário para mandar pro fundo das redes, isso já aos 41 minutos de jogo. Na segunda etapa novamente Gonzalo Mastriani, dessa vez de pênalti, marcou o terceiro gol.
Fechando a conta do placar, ao apagar das luzes, Emmanuel Martinez também cobrou bem outro pênalti, sem chances para o goleiro Pucheta, do Cumbayá.
4x0 no placar e festa garantida pela torcida do Barcelona que viu seu time voltar ao caminho das vitórias.
Situação das equipes no campeonato equatoriano
Com a vitória, o Barcelona defendeu a liderança do campeonato equatoriano e garantiu sua vaga nos playoffs do torneio nacional.
A equipe voltou a vencer e somou 30 pontos conquistados, sendo apenas um ponto a frente de Universidad Católica e LDU de Quito, que ficaram com 29 pontos.
O confronto foi o último da chamada primeira rodada, ou seja, a fase apertura da competição. Além disso, por ficar na primeira colocação a equipe de Guayaquil garantiu sua vaga direto na próxima Copa Libertadores da América de 2023.
Seu próximo duelo será apenas em julho, contra o Delfín, pela segunda rodada, considerada a fase clausura da disputa nacional. O jogo está previsto para acontecer no dia 03/07, com horário a ser definido.
Do outro lado, o Cumbayá teve um desempenho desastroso na competição, ficando na 14ª colocação, com apenas 13 pontos conquistados.
A equipe também só volta a campo em julho, quando enfrentará o Independiente del Valle, no dia 03/07, pela segunda rodada do campeonato nacional.