Uma das maiores proezas do Futebol Internacional é conseguir reunir milhares de pessoas para unirem forças em prol de uma causa humanitária e nobre !
Nesta quarta-feira do dia 24, os gigantes Barcelona X Manchester City realizaram um jogo amistoso no Estádio Camp Nou, lotado, que reuniu mais de 91.000 torcedores.
O duelo clássico terminou com placar empatado em 3x3. O jogo beneficente teve por objetivo auxiliar na luta contra uma doença degenerativa, conhecida por E.L.A., Esclerose Lateral Amiotrófica, que gradualmente acaba desenvolvendo uma paralisia motora no organismo, que é irreversível.
O evento teve como representante e embaixador, o ex-goleiro e assistente técnico do Barcelona, Juan Carlos Unzué, que sofre da doença. No mês de fevereiro de 2020, Unzué recebeu o diagnóstico médico de que ele havia sido acometido da doença.
Alguns meses depois, no dia 18 de junho, que foi o dia anterior ao jogo entre Sevilla X Barcelona, o atleta decidiu revelar sua condição perante uma coletiva de imprensa, que aconteceu no próprio Estádio Camp Nou.
Embora a doença E.L.A. seja rara, alguns dos mais renomados cidadãos já foram diagnosticados por seus sintomas. Entre eles estão o físico e matemático, Stephen Hawking, o músico de Blues, Leadbelly, e o líder político e comunista, Mao Tsé Tung, entre outros.
Este jogo amistoso tão importante ajudou muito a angariar fundos para auxiliar os esforços de cientistas e laboratórios que hoje lutam arduamente a fim de tentar encontrar novas descobertas para essa doença incurável e fatal.
O pontapé inicial do jogo foi feito pelo embaixador do evento, Unzué, que abriu oficialmente a disputa. O duelo amistoso também foi marcante porque reuniu em campo os dois dos maiores treinadores do Barcelona, Pep Guardiola e Xavi Hernández, atual técnico do Barça.
Durante o período entre 2008 a 2012, Guardiola foi o treinador do Barça e Hernández era seu assessor técnico. Juntos eles conquistaram diversos títulos durante a chamada “era de ouro” do Barcelona.
Os clubes Barcelona e Manchester City haviam ficado mais de 6 anos sem disputar um duelo juntos, ali no Estádio Camp Nou. Devido a esse evento beneficente, as equipes decidiram dar uma pausa nos jogos do Campeonato da Premier League, a fim de realizar o amistoso.
Antes do jogo, em um clima totalmente amigável dentro de campo, os craques Lewandowski e Erling Haaland foram vistos conversando tranquilamente. Ambos, porém, permaneceram como jogadores reservas durante o 1º tempo do amistoso.
A equipe dos visitantes ingleses abriu o placar aos 21 minutos de jogo, quando o novo reforço do Man City, o atacante argentino Julián Álvarez, balançou as redes do rival espanhol. Porém, logo depois, aos 29 minutos, o atacante Pierre Emerick Aubameyang, camisa #17, igualou o placar, depois de aproveitar uma assistência perfeita dada pelo meia Sergio Busquets.
O placar em 1x1 permaneceu inalterado durante todo o 1º tempo. Logo após o início do 2º tempo, várias substituições foram feitas. Foi somente aos 66 minutos de jogo que o Barcelona abriu vantagem, e o meio campista Frenkie de Jong marcou o 2º do Barça.
Porém, logo depois, aos 70 minutos, o meio campista Cole Palmer de 20 anos, equilibrou de novo o placar em 2x2, após aproveitar bem um lance perfeito do defensor João Cancelo, que gerou um passe perfeito para dentro da área, aos pés de Palmer.
O Barcelona novamente reagiu, e aos 79 minutos, o atacante Memphis Depay, camisa #14, garantiu mais um gol, mantendo o placar em 3x2, em um final quase certo pela vitória do Barça.
Porém, depois de alguns erros cometidos pelo goleiro reserva do Barça, Iñaki Peña Sotorres, o atacante Haaland acabou sofrendo uma falta dentro da área.
O pênalti foi batido e o Man City acabou igualando novamente o placar, aos 90’ + 9 minutos de acréscimos, com o último gol da partida feito pelo atacante Riyad Mahrez, que bateu uma bomba no ângulo, fechando o placar final em 3x3.
O total da renda que foi arrecadada no Estádio Camp Nou neste amistoso, será revertida para a Fundação Luzon, conhecida como uma das organizações mais atuantes no setor de pesquisas e no combate aos sintomas relacionados com a E.L.A.