Jogador começou a carreira no Milan (Itália) mas se destacou na Alemanha.

Dono de um faro de gol afiado, e pronto para decidir os confrontos para suas equipes. Aubameyang é um atleta que nasceu em Laval, na França, no dia 18 de junho de 1989, tem a nacionalidade gabonensa.

O jogador que, por três anos, defendeu a Seleção Francesa, é o grande nome da seleção do Gabão atualmente. Auba, como é chamado no mundo do futebol, teve o início da carreira, no Milan (Itália).

Jogador de futebol americano com bola na mão

Descrição gerada automaticamente
Auba foi destaque no time do Arsenal. Foto: Torcedores

Mesmo não disputando nenhum jogo pelo clube italiano, Auba foi um dos grandes destaques recentes das categorias de base da equipe de Milão. Depois do gigante italiano, o jogador foi emprestado para o Dijon (França).

Os primeiros anos do jogador foram marcados pela mudança constante de clubes

Entre os anos de 2009 e 2011, Auba teve passagens por diversos times franceses, como Dijon, Lille e Monaco. Depois, a chegada ao Saint-Étiene, também da França, o jogador começa a despontar e aparecer para o cenário do futebol mundial.

Depois de um empréstimo no início do ano de 2011, Auba terminou a temporada 2010/11 com quatro gols e três assistências. Com o final da temporada, o empréstimo do Milan ao clube italiano, foi estendido para o próximo ano.

Auba, enfim, teve o reconhecimento necessário para decolar no mundo do futebol, e começar a empilhar gols e boas atuações. Em dezembro de 2011, o centroavante assinou o contrato fixo com o Saint-Étienne.

Homem com os braços para cima

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Auba pelo Saint-Étienne. Foto: UEFA

Dali em diante, o jogador acumula boas atuações, e é figurinha carimbada do quadro de artilheiros do futebol francês. Na temporada 2011/12, Auba guardou 16 bolas na redes na Liga Francesa de Futebol.

Para a próxima temporada, Aubameyang travava uma batalha com Ibrahimovic, pela artilharia da competição nacional. Dono de 19 gols na Ligue 1, Auba foi um dos grandes destaques do futebol francês, e passou a despertar o interesse de diversas equipes europeias.

Entre elas, o Borussia Dortmund (Alemanha), que vinha de ótima temporada, com o vice-campeonato da Champions League, sob o comando do técnico alemão Jurgen Klopp, e tinha grandes jogadores no elenco, como Marco Reus e Robert Lewandowski.

No Borussia, o auge demora a chegar para Aubameyang

Com a forte concorrência no ataque da equipe alemã, Auba demora a engrenar uma sequência como titular do time montado por Klopp. Lewandowski, artilheiro e principal nome do setor ofensivo do Borussia, vinha sendo alvo de especulações em torno do futuro do centroavante polonês.

Ao final da temporada de 2013/14, Auba já cavava seu espaço no time alemão. Lewa, o outro centroavante da equipe, era anunciado como novo reforço do maior rival do Borussia, o Bayern de Munique.

A transferência do centroavante polonês, gerou revolta na torcida do Borussia, que passou a apoiar Auba, o novo titular da camisa 9 do clube alemão. E a confiança, foi correspondida em campo.

Destaque da Supercopa da Alemanha de 2014, Auba marcou o segundo gol da vitória, e comemorou seu gol, usando a máscara do Homem-Aranha. Dali em diante, o atacante marcaria seu nome na trajetória do clube, como um dos grandes personagens da equipe alemã.

Auba alcança marca histórica pelo clube alemão

Jogador de destaque do Borussia entre os anos de 2013 e 2018, Aubameyang acumula pelo time alemão, 120 gols. Em quatro temporadas, a média de gols por ano, é de 30 gols em cada.

Além de uma das melhores médias entre os atacantes europeus, Auba emplaca títulos com a camisa do Borussia, que é a equipe que briga com o Bayern pelas conquistas nacionais, com o rival levando a melhor nos últimos anos em boa parte das disputas.

Homem com uniforme de time de futebol

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Atacante comemora gol. Foto: CNN

Percebendo que seria difícil tomar a hegemonia de títulos do Bayern de Munique, Auba começa a ter seu nome cogitado em outras equipes de fora da Alemanha. Entre elas, um tradicional clube inglês, faz uma boa oferta ao Borussia pelo jogador.

Com isso, no dia 31 de janeiro de 2018, Aubameyang era anunciado como novo reforço do Arsenal (Inglaterra), e chegava ao clube inglês depois do pagamento de 63,7 milhões de euros ao Borussia pelo passe do jogador.

Chegada ao Arsenal é cercada de expectativa

Depois dos bons anos de disputa com a camisa do Borussia, Auba encontrou no Arsenal, um ambiente conturbado, com projetos esportivos que fracassaram, e não deram ao time inglês, o sonhado título da Premier League.

A Liga Inglesa, grande objetivo do Arsenal, teve durante esses anos, o crescimento de novos times, como o Manchester City e o Chelsea, além do retorno do Liverpool às disputas dos títulos nacionais.

Mesmo assim, Aubameyang acumula boas temporadas com a camisa dos Gunners, e chega a dividir a artilharia com os atacantes do Liverpool na temporada 2018/19, Salah e Mané, que tiveram 22 gols marcados.

Além das campanhas de destaque no cenário inglês, Auba foi o artilheiro do vice-campeonato europeu da Europa League, na temporada de 2018/19, perdendo a taça para o Chelsea (Inglaterra).

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Auba pelo Barça. Foto: Football España

Porém, nem tudo foram flores para o jogador na sua passagem no Arsenal. No dia 14 de dezembro de 2021, Aubameyang foi afastado pelo técnico Mikel Arteta, e perdeu o posto de capitão da equipe inglesa.

Depois disso, no dia 02 de fevereiro de 2022, Aubameyang foi anunciado como novo reforço do Barcelona (Espanha) e assinou contrato com o clube catalão até 2025. Desde a sua chegada, Auba vem acumulando boas atuações nas partidas da equipe.

Entre as melhores atuações do jogador, a de grande destaque aconteceu no último clássico contra o Real Madrid, vencido pelo Barça por 4 a 0, em que Auba fez dois gols e foi escolhido o melhor da partida.

Quer ficar ligado em histórias como essa do Auba? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive ligado em tudo o que rola no mundo da bola!
Compartilhe esse conteudo