Classificação de oito times brasileiros para a copa continental é provável; Galo está na 7ª posição. Já o Fortaleza precisa conquistar mais onze pontos nos próximos seis jogos para garantir a classificação.
Com uma campanha bem diferente da que teve em 2021 no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG já começa a focar em finalizar o campeonato no G-8 para garantir uma vaga na Copa Libertadores da próxima temporada. Faltando seis rodadas para o fim da competição, o Galo espera o término das Copas para confirmar a abertura de novos espaços para o torneio continental.
Já o Fortaleza tem a segunda melhor campanha do returno do Brasileirão, e por isso está fazendo as contas para saber qual pontuação levará a equipe à Libertadores de 2023. Lutando pela classificação à segunda fase da competição continental, o Tricolor precisa, segundo os matemáticos, alcançar 55 pontos no Brasileirão. Seria necessário 11 pontos em 18 disputados.
e o Fortaleza mantiver o desempenho do segundo turno, com aproveitamento de 74%, o clube soma mais 13 pontos, pontuação que leva o Leão ao torneio continental pelo segundo ano seguido. Nas últimas seis rodadas da Série A, serão quatro partidas como mandante e apenas duas como visitante.
Entre os jogos que podem decretar uma possível classificação, o time de Juan Pablo Vojvoda terá confrontos diretos nessa briga, enfrenta o Atlético-MG e o Santos. O time mineiro em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileiro. Enquanto contra a equipe santista encerra a temporada, no dia 13 de novembro.
No entanto o Atlético-MG começa a se preocupar com os rivais que ameaçam sua 7ª colocação. O clube mineiro enfrentará o Fortaleza, na próxima segunda-feira, às 20h, no Castelão. O clube cearense está na 9ª colocação, com apenas três pontos a menos que o Alvinegro, e terá a chance de passar o rival mineiro na tabela em caso de vitória.
Entre os clubes está o América-MG, na 8ª colocação com 45 pontos, e que também briga por uma vaga no G-8. Botafogo e Santos são os outros aspirantes à vaga, com 43 pontos cada um.
Existe uma grande possibilidade de que o Brasileirão conceda oito vagas para a Libertadores. Isso porque, além do G-6 já estabelecido, o Flamengo está na final da Copa do Brasil, contra o Corinthians, e na final da Libertadores, contra o Athletico-PR. Todos os times finalistas estão, atualmente, entre os seis primeiros do Brasileirão.
Atualmente, o Atlético-MG tem 47 pontos. O Fortaleza soma 44. Uma vitória simples faria com que o time cearense ultrapasse os mineiros, já que ambos têm, atualmente, 12 vitórias na competição. Entre os dois clubes está o América-MG, com 45 pontos, que enfrentará o Flamengo, no Independência, no próximo sábado.
Os times brigam de olho, principalmente, na abertura de duas novas vagas para a Libertadores através do Campeonato Brasileiro. Com Flamengo e Corinthians na final da Copa do Brasil, e o time carioca contra o Athletico-PR na final do torneio continental, é muito provável que o Brasileirão tenha um G-8 nesta temporada.