São dois os mascotes do Atlético Bucaramanga, os Leopardos e também os Canários.

Todo mundo sabe que os colombianos amam o esporte mais popular do mundo, o futebol. No país a disputa é acirrada, existem grandes clubes na Colômbia, exemplo de Atlético Nacional, América de Cali, Milionários, Deportivo Cali, Junior Barranquilla, Santa Fé, Independente Medelin, Once Caldas, e por aí vai, cada clube com sua rica história no futebol colombiano.

Mas acredito que quando o assunto é paixão do seu torcedor pelo clube de coração, disputar com o Atlético Bucaramanga é páreo duro.

Pensa em um clube que tem mais de 70 anos de história, não conquistou nenhum título de grande importância, mas tem seu torcedor fiel e fanático, o Atlético Bucaramanga é uma das torcidas que mais fazem barulho e animam nos estádios colombianos. O torcedor do Atlético Bucaramanga pode ser considerado o mais fiel do país.

Jogadores do Atlético Bucaramanga comemoram vitória, em partida na atual temporada. (Foto - Facebook Atlético Bucaramanga)

Um dos bares mais famosos da região de Bucaramanga, é o Fortaleza Leoparda, lá muitos torcedores se reúnem em dias de jogos do time da cidade. Em entrevista feita com o barrista e músico Richi Oviedo, que é torcedor do Atlético Bucaramanga ele deu a seguinte declaração:

“Para mim vai além de uma simples camisa, é um símbolo de identidade. Representa muitas das coisas que somos como departamento e como cidade. Representa tenacidade”, disse Richi, que orquestra as músicas do Atlético Bucaramanga.

Depois o bairrista completou: "O fato de estarmos sempre lá, sem ter conquistado nada, é porque somos pessoas que têm raízes profundas em nossos símbolos", intensificando mais ainda a paixão do bumanguense com seu time.

Os Leopardos têm muita esperança em conquistar ainda um grande título, o momento de ir ao estádio e fazer a festa nas arquibancadas, é o momento de celebrar a união de torcedores da cidade de Bucaramanga.

Torcida local comemorando em dia de jogo - Estadio Alfonso Lopez - Bucaramanga (Foto - Tripadvisor)

O Atlético Bucaramanga foi fundado no dia 15 de outubro de 1949, por um empresário de Barranquilla. Suas cores são o amarelo e verde, o uniforme 1 é todo amarelo, e o uniforme 2 é todo verde. Suas alcunhas são: Os Leopardos e os canários. Hoje quem está na presidência é o Héctor Cárdenas e o treinador é o argentino, Diego Cagna.

Um leopardo também é figura marcante no seu escudo. Seu principal rival é o Cúcuta Deportivo (“clássico do leste da Colômbia”) e uma das torcidas organizadas é a Fortaleza Leopardo. Muitos diziam que o apelido de Leopardo era muito falado pela mídia colombiana na década de 1950, pois o uniforme era com um amarelo bem destacado, parecendo um leopardo mesmo.

A estreia na Primeira Divisão Colombiana foi no seu primeiro ano de vida, e alguns argentinos estavam presente no pontapé inicial. José Cayetano Fraccione (goleiro), Antonio Bernasconi (meio campo), Norberto Juan Peluffo (meio campo) e Aristóbulo Deambrosi (atacante).

Francisco, Juan e Jorge Pachingo Guerrero estavam representando o Atlético Bucaramanga, e eles tinham algo em comum além da participação nesse primeiro jogo, os três eram irmãos.

O Atlético Bucaramanga manda seus jogos no estádio Alfonso López, onde é sua casa, com localização na cidade de Bucaramanga, na Colômbia. O clube divide o estádio com o Corporácion Deportiva. O palco é propiedade do Departamento de Santander. O Estádio tem capacidade para 28 mil pessoas.

A abertura do Estádio Alfonso López foi no dia 12 de dezembro de 1941, o objetivo era que fosse uma das sedes para o V Juegos Nacionales. A origem do nome foi para homenagear o presidente colombiano, Alfonso López, que ficou na presidência na época de 1934 a 1938 e de 1942 a 1945.

Muitos estádios colombianos receberam reformas nos últimos anos, com o Alfonso López não foi diferente, em 2006, a casa do Atlético Bucaramanga, recebeu grama sintética.

Atlético Bucaramanga trabalha para surpreender na elite da Colômbia (Foto - Colprensa)

Um dos grandes anos do Atlético Bucaramanga foi 2015, o ano do retorno a elite do futebol colombiano depois de muitos anos em divisões abaixo, marcado como uma temporada de muita comemoração.

O Campeonato Primera B de 2015, que corresponde à Segunda Divisão da Colômbia, ou seu nome original: "Copa Águila, devido ao patrocínio, teve o Atlético Bucaramanga como o campeão.

O torneio tinha o seguinte formato, uma primeira fase com 16 equipes, com as equipes se enfrentando em turno e returno, e nessa o Atlético Bucaramanda simplesmente foi o melhor de todos, 71 pontos (21 vitórias, 8 empates e 3 derrotas), seguido de América de Cali, que teve 53 pontos. A competição foi realizada entre os dias 14 de janeiro de 2015 a 12 de dezembro de 2015.

Após a primeira fase, depois de disputados os 32 jogos, os oito melhores nos pontos corridos, avançaram para a segunda fase que teve dois quadrangulares, o vencedor de cada quadrangular ganhava acesso à Primeira Divisão Colombiana e também na grande final da Copa Águilla.

O grupo A teve o Atlético Bucaramanga como líder com 13 pontos, seguido de América de Cali, Real Cartagena e Boca Juniors de Cali. Já no grupo B, o Fortaleza CEIF fez 15 pontos, e teve atrás o Deportivo Pereira, Leones e Únion Magdalena.

Atlético Bucaramanga e Fortaleza CEIF decidiram o Campeonato Colombiano da Segunda Divisão de Futebol, em duas partidas. No primeiro jogo, o Atlético Bucaramanga venceu por 2 a 0, na casa do adversário.

Na volta, a partida foi no Estádio Alfonso López, a partida terminou em 0 a 0, e a vantagem do primeiro jogo garantiu o acesso para a elite do futebol colombiano e também o seu segundo título da Segunda Divisão da Colômbia.

Camerino Leopardo - Vestiário do Atlético Bucaramanga 2022 (Foto - Twitter do Atlético Bucaramanga)

Confira quais são os títulos do Atlético Bucaramanga em sua história:

Campeonato colombiano segunda divisão: 2 vezes (1995 e 2015)

Confira quais foram as campanhas de destaque no Campeonato Colombiano da Primeira Divisão:

1958 - Terceiro Lugar

1960 - Terceiro Lugar

1975 - Quarto Lugar

1990 -  Terceiro Lugar

1997 - Segundo Lugar

2016 - Quarto Lugar

Fique ligado em histórias e muitas curiosidades de clubes e ligas de futebol pelo mundo, aqui no maior site de apostas esportivas: o Bets. Vem com a gente!









Compartilhe esse conteudo