A principal batalha direta da última rodada do Campeonato Brasileiro decidirá uma das vagas do Brasil para a próxima Copa Libertadores, com o Athletico-PR iniciando este duelo estando no G6 e, assim, garantindo a vaga direta para a fase de grupos, lugar também almejado pelo desafiante deste domingo, o Botafogo.
O Furacão não vem, porém, em um bom momento na competição, tendo apenas uma vitória nas últimas cinco partidas (1E, 3D). Com isso, a equipe paranaense corre o risco de ficar fora do G6 e mesmo do G8 depois de figurar entre os oito primeiros colocados desde a 7ª rodada, segurando a sexta colocação nas últimas 15 rodadas.
Já o Botafogo vem em uma ascensão no torneio nacional com três vitórias nas últimas quatro partidas (1D), sendo as duas últimas com direito a clean sheets. A equipe busca premiar a primeira temporada do clube com investimento de John Textor, que já ressaltou o “orgulho” que tem do elenco montado.
Aos quatro minutos Vitor Roque (Athletico-PR) estava prestes a receber um belo passe em uma posição promissora. No entanto, um dos defensores fez uma interceptação no momento certo. Tiquinho Soares (Botafogo) entra na área e é derrubado depois de uma tentativa de desarme por parte de um adversário, mas o árbitro assinala que não houve pênalti.
Daniel Borges (Botafogo) se adianta e manda a cobrança de falta de meia distância quilômetros acima do travessão. Chute forte, porém impreciso. Alex Santana (Athletico-PR) sobe acima da defesa dentro da área para mandar um belo cabeceio, mas o goleiro tem sorte e a bola vai para fora à direita do gol.
David Terans (Athletico-PR) deixa para trás dois defensores e chega na cara do gol em condições de marcar. Seu chute parece ter endereço certo, mas acaba acertando apenas o travessão. Adryelson (Botafogo) sobe alto dentro da área para aproveitar de cabeça o cruzamento primoroso feito na cobrança da falta. Seu arremate é impreciso e passa acima do travessão. Aos quarenta e oito minutos o árbitro encerra a primeira etapa.
Logo aos sete minutos um gol contra. Um momento lamentável para Adryelson (Botafogo) que, tentando afastar o cruzamento do escanteio dentro da pequena área, mandou a bola para dentro do gol com um péssimo cabeceio.
Na sequência Vitor Roque (Athletico-PR) dispara o rebote no lado direito da meta após a bola sobrar para ele dentro da área. Bryan Garcia (Athletico-PR) recebe um passe na entrada da área e chuta, mas a bola passa a centímetros do poste esquerdo.
O rebote chega aos pés de Erick (Athletico-PR) na entrada da área. Ele não pensa duas vezes e dispara um belo chute no ângulo direito. Seu arremate vai fora de alcance de Lucas Perri. Isso é tudo por hoje porque o jogo está encerrado.